Estudo de Células

Compreender e ser compreendido

Texto-Chave: I Coríntios 2:6-16
Introdução - O ser humano é realmente um segredo ambulante. É muito difícil conhecer-se e conhecer alguém. Há certas coisas que somente o próprio ser humano sabe dele próprio. Sentimentos e ressentimentos são tão particulares em cada um de nós. Ninguém consegue realmente olhar para dentro de nós e saber o que está lá, a não ser o nosso espírito, o espírito do homem, e o Espírito de Deus. Paulo tenta nos explicar as coisas de Deus, tomando algo que já conhecemos e existe em nós. É a chamada analogia humana. Nós temos o espírito do homem que compreende as coisas do homem. Assim também as coisas de Deus somente serão conhecidas por nós, pelo Espírito Santo que nos revela. Ele tem o mais íntimo e perfeito conhecimento de Deus, já que também é Deus. Vamos estudar um pouco sobre isto hoje.

 

1 – AS COISAS DE DEUS SE COMPREENDEM PELO ESPÍRITO SANTO DE DEUS. I Co 2:14
Essa experiência de recebermos o Espírito Santo é tremenda! Paulo chama a isso de marca Ef 1:13. Primeiro Deus nos marca com o Espírito Santo, a fim de que sejamos dele para sempre. Passamos a ser morada do Espírito Santo de Deus, ao mesmo tempo em que somos movidos pelo Espírito a entender os segredos de Deus I Co 6:19-20.
Como ninguém nos conhece como seres humanos, ninguém conhece a Deus senão pelo Espírito Santo de Deus. Ai de nós se Jesus Cristo não nos desse do seu Espírito! Algumas coisas que vão-nos sendo dadas gratuitamente por Deus. A paz que ninguém entende Fl 4:7. A alegria Ne 8:10 b. A coragem Rm 15:5. A certeza de que fomos perdoados e salvos I Jo 2:12. Tudo isso é loucura para o homem sem o Espírito Santo. I Co 1:18 , I Co 1:25.
Além do Espírito Santo ser a marca de propriedade, Ele é também o nosso grande mestre. Sem ele, não compreenderíamos as coisas de Deus. Esta não é mais uma sabedoria humana, e sim divina, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus. Agora falamos com palavras e sabedoria ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais I Co 1:27.

 

2 – O HOMEM NATURAL NÃO ENTENDE AS COISAS DE DEUS. I Co 2:15 O homem natural, além de não aceitar as coisas de Deus, não as entende, porque para ele são loucura. Arrumamos muitos problemas nos nossos relacionamentos quando queremos que as pessoas nos entendam e nos aceitem. Elas jamais nos entenderão porque estamos separados por dois reinos completamente diferentes. Só no dia em que eles aceitarem a Jesus Cristo e receberem o Espírito Santo, é que seremos irmãos na fé. Enquanto isto não acontecer, os reinos não se misturam.
Temos que parar de implicar e levar como ofensa as críticas, incompreensões e perseguições que sofremos. Isto é natural, sempre foi e sempre será assim. Enquanto recebemos as críticas, as gozações e zombarias, ficamos do lado de cá entendendo que isto é parte da vida cristã. Não espere nunca que venham os aplausos por você ser marcado com o Espírito Santo, com o selo de salvo. O diabo não pode nos elogiar por sermos uma nova criatura em Cristo Jesus.
Há segredos que não contamos para ninguém, senão a Deus. Os segredos de Deus, Ele só conta aos que têm o Espírito Santo! Eu O tenho e você também. Nós temos a mente de Cristo!
Paremos de maltratar os que não nos entendem. Eles jamais nos entenderão. Devemos lembrar-nos de quando éramos como eles. Ro 8:7.
Desta forma será mais fácil aceitá-los. As perseguições serão menos dolorosas e poderemos até ajudá-los a acharem o pão da vida que nós já encontramos. Então, sim, quando a mente de Cristo estiver neles, falaremos a mesma linguagem, porque nos tornamos irmãos em Cristo, salvos e marcados com o Espírito Santo.

 

CONCLUSÃO - Os seres humanos se entendem até certo ponto, porque todos têm algo em comum: o espírito do homem. Os cachorros se entendem por pertencerem ao reino canino e assim por diante. Os que são espirituais entendem os que são espirituais. Os que não são espirituais preferem conviver com os não espirituais, por haver afinidade entre eles. Paremos de criticá-los por serem assim; ao contrário, mostremos-lhes carinho e afeto.
Um dia, de tanto ver Cristo em nós, vão querer experimentar aquilo que temos em nós. Vamos nos lembrar do dia que recebemos a marca de propriedade, quando recebemos Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas, vamos fazer um momento de agradecimento por termos esta marca, e se alguém não tiver é a oportunidade de receber.

 

 

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025