Estudo de Células

O que nos leva a derrota

Texto-Chave: Lucas 22:31-34 Mateus 26: 31-35, 69-75

Introdução – Vivemos em dias que a sociedade corre atrás de sucesso, muito se fala, muito se cobra, e muito se divulga o sucesso das pessoas. Pedro, um discípulo de Jesus que, apesar de ter caminhado com o mestre em todo o seu ministério terreno, e ter visto e vivido juntamente com Ele experiências grandiosas, cometeu erros que mostram a fragilidade humana que pode ser vista afetando a todos os homens. Não existem super-homens e super-mulheres, somos todos feitos da mesma matéria e sujeitos a quedas. Vejamos o que levou Pedro ao fracasso:

 

1- NÃO DEU ATENÇÃO PARA O AVISO DE JESUS – Lc 22:31-32 Jesus avisou Pedro que Satanás já tinha conseguido autorização para prová-lo, mas ele não deu a mínima atenção para aquela palavra de Jesus. Devemos notar que a intenção de Satanás era de acabar com a fé de Pedro. Isto acontece conosco também, por isso temos que estar atentos aos avisos que recebemos de Deus através da Bíblia, e muitas vezes do líder, do pastor. Deus usa formas que a gente nem tem idéia, mas precisamos estar atentos e em comunhão com Ele.

 

2 - AUTOCONFIANÇA EXAGERADA - Mt 26:33 Esta postura traz sinais de soberba, isto é, quando uma pessoa julga-se superior ao que ela é. Também não podemos nos julgar menores do que somos, pois isto desonra a Deus que nos criou e salvou, e também desonra a nós mesmos. Pedro confiou em suas próprias forças, fruto de grandes experiências junto com o Mestre. Muitos crentes se consideram intocáveis, perfeitos, muito espirituais, sem dependência completa de Deus e do seu poder e caem I Co 10.12. A nossa confiança precisa estar em Deus que nos sustenta em todas as situações, pois nada acontece sem que Ele permita. Lamentações 3:37

 

3 - DESOBEDECEU A ORDEM DE JESUS PARA VIGIAR E ORAR - Mt 26:41 Jesus começa com a expressão "vigiem", pois, a vigilância é essencial, até mesmo antes da oração. O nosso adversário anda ao nosso derredor buscando a quem possa tragar I Pe 5.8, e somente com vigilância, fechando as brechas e andando por princípios, podemos fechar as portas para o diabo. A segunda advertência de Jesus é para a oração, orar em todo tempo, isto é, com perseverança para sermos fortalecidos. Jesus contou uma parábola, mostrando aos discípulos que deviam orar sempre e nunca desanimar Lc 18.1-8.

 

4 - ESQUECIMENTO DA PALAVRA DE JESUS Mt 26:34 Após as palavras precipitadas e soberbas de Pedro, Jesus o alertou que naquela mesma noite ele o trairia, porém, as palavras de Jesus não acharam lugar na alma de Pedro. Depois de poucas horas veja o que Pedro faz e fala Mt 26:69-74. Muitos ouvem as palavras de advertência do Pai, mas poucos escutam. Temos ouvido nos últimos tempos como Deus tem trazido palavras de aviso para nós, e quantas vezes passam despercebidas por nós. Escutar somente não basta, temos que obedecer, e a obediência nos traz bênçãos- Dt 10:12-13 Is 55:3.

 

CONCLUSÃO - Estamos sendo avisados a cada dia. Devemos estar colocando nossa confiança em Deus e não em nós mesmos, e obedecer à ordem de Jesus quando nos ensina para vigiar e orar, nunca se esquecendo da Palavra que é bem clara quando diz que a obediência é a melhor coisa, I João 5:3. Devemos estar bem unidos com Cristo para passar nas provas e como vimos, Satanás quer acabar com nossa fé, mas Jesus permite as provas para nos promover. Veja o que Ele diz para Pedro no verso de Lc 22:32. Ele dá uma missão para Pedro depois da prova. Quando Pedro olha para Jesus ele reconhece o seu fracasso, e chora amargamente Lc 22:60-62 . Vamos pegar este exemplo de Pedro e ficarmos atentos, e pedir a Deus sabedoria, pois todos querem ser Vencedores e não fracassados. Porque a recompensa é somente para o Vencedor. Podemos concluir que na vida cristã tudo é conseqüência do que plantamos - a lei da semeadura é infalível Gl 6.7.

 

 

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025