Estudo de Células

Você é realmente nascido de Deus

Estudo de Célula 3ª Semana Outubro 2016


Hoje, há muitas pessoas que somente mudam de religião ou simplesmente aderem a uma comunidade de cristãos, mas não passam pela experiência do novo nascimento, seguindo com os mesmos comportamentos.

Quebra-gelo: Peça para cada membro da célula contar qual foi a maior diferença que se evidenciou em sua forma de ser ou agir, logo que se converteu. Que mudança em seu comportamento chamou a atenção das pessoas à sua volta (tenham elas gostado ou não)? Depois de deixar cada um se expressar, anuncie que a reflexão de hoje será sobre as marcas que uma pessoa nascida de novo deve revelar.
Texto-chave: Mateus 7:17-20
A genuína conversão produz frutos de mudança da vida de uma pessoa. Hoje, tempos que muita gente é atraída à igreja, há muitos que somente mudam de religião ou simplesmente aderem a uma comunidade de cristãos, mas não passam pela experiência do novo nascimento, seguindo com os mesmos comportamentos, embora estejam na igreja. Sem uma verdadeira transformação, essas pessoas permanecem, às vezes, enganando-se a si mesmas.
A nova vida que Cristo nos dá tem evidências. O apóstolo João, escrevendo a primeira de suas cartas, foi muito direto ao apontar qualidades inerentes a quem se converteu de fato. Vamos analisar essas qualidade e avaliar se elas estão presentes em nossa vida...
1) QUEM É NASCIDO DE NOVO ANDA NA LUZ – I João 1:5-6 – Andar na luz é o oposto de andar em trevas e tem a ver com manter-se longe do pecado, abandonando os ambientes onde a santidade de Deus é ofendida e a escuridão do pecado domina. Não faz sentido alguém dizer que nasceu de novo e continuar com uma vida de prostituição, adultério, homossexualismo, pornografia, vício, mentira, violência e outras práticas reprovadas pela Palavra de Deus. Estar na igreja, que é um lugar de luz, mas ao mesmo tempo frequentar as trevas é um sinal de que não houve transformação – Ler também Colossenses 3:5-10.
2) QUEM É NASCIDO DE NOVO SENTE NECESSIDADE DE TER COMUNHÃO COM OS IRMÃOS – I João 1:7 – Uma das evidências mais fortes da conversão é o desejo de estar com os irmãos na fé. Pessoas que resistem em participar das reuniões da igreja, ou mesmo que frequentam, mas não desenvolvem laços pessoais com outros na casa de Deus, talvez não tenham ainda uma experiência real de conversão. Quem é ovelha sente necessidade de estar no meio do rebanho. – Ler também Hebreus 10:25.
3) QUEM É NASCIDO DE NOVO BUSCA ANDAR EM TRANSPARÊNCIA – I João 1:8-10 –O verdadeiro cristão não é impecável, mas também não faz do pecado o seu estado normal. Quando, por acidente, ele tropeça nalgum erro, procura logo consertar, confessando ao Senhor e aos seus líderes, não permitindo que a hipocrisia tome espaço em sua vida... É completamente questionável a conversão de alguém que mantém pecados ocultos em sua vida – Ler tambémTiago 5:16.
4) QUEM É NASCIDO DE NOVO SE ESFORÇA POR OBEDECER A PALAVRA DE DEUS – I João 2:3-5 – O apego à palavra de Deus e a intensa busca por obedecê-la é outra qualidade inegociável dos verdadeiros cristãos. Pessoas que estão sempre questionando a Bíblia ou que ignoram os mandamentos de Deus, vivendo por seu próprio entendimento, carecem de uma experiência de transformação. Quem é crente de verdade, ama a Palavra e procura obedecê-la em tudo – Ler também Salmos 119: 109-113.
5) QUEM É NASCIDO DE NOVO QUER SE PARECER CADA DIA MAIS COM JESUS – I João 2:6 – A nova vida não consiste apenas em obedecer regras frias, mas em seguir um modelo. Quem nasce de novo, ama Jesus e o admira acima de tudo, buscando conformar sua própria vida à vida de Cristo. Aliás, em Antioquia os crentes foram chamados pela primeira vez de “cristãos”, por causa da maneira como eles procuravam ser réplicas de Jesus neste mundo – Ler também Atos 11:26; I Coríntios 11:1.
6) QUEM É NASCIDO DE NOVO SUPERA DECEPÇÕES E NÃO MANTÉM RELACIONAMENTOS QUEBRA-DOS NA IGREJA - I João 2:9-11 – Cristo e a igreja são uma coisa só, como a cabeça não pode ser dis-sociada do corpo. Somos, portanto, desafiados e viver em amor uns para com os outros, perdoando quando alguém nos decepciona. Sendo assim, guardar mágoa ou inimizade dentro da casa de Deus é uma escolha que um verdadeiro crente rejeita – Leia também Efésios 4:30-32.

CONCLUSÃO - Desafie seus discípulos a avaliarem sua experiência com Deus a partir do que foi estudado hoje. Se alguém sente que precisa de uma experiência mais profunda, ore com tal pessoal. Se houver visitantes, desafie-os a receberem Jesus e consolide-os.

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025