A IMPORTÂNCIA DE UM DISCIPULADO EFICAZ QUE PROPORCIONA UMA LIDERANÇA EFICAZ

pr marcos e pra rosane

   A Bíblia traz o testemunho de homens como nós, mas que tornaram-se grandes líderes pelas escolhas que fizeram e prioridades que elegeram. Noé é deles. Numa geração corrompida, ele construiu algo grande para Deus.

Texto-chave: Gênesis 6:5-22
Ser um grande líder deve ser a busca de todo aquele que ama o reino de Deus. Dar curso à vontade de Deus, influenciar pessoas no propósito celestial e realizar coisas que marquem nossa geração e as vindouras é o nosso desafio. Por isso a Palavra está cheia de bons modelos, que podem nos inspirar. Noé é um deles. Vamos observar em sua vida as MARCAS DE UM GRANDE LÍDER.
1) ANTES DE CHAMAR A ATENÇÃO POR SUA OBRA, NOÉ CHAMOU A ATENÇÃO DE DEUS POR SUA VIDA - vs. 8 e 9 - Há três áreas que o põem em contraste com o povo de sua geração: santidade, integridade e intimidade com Deus.


2) CAPACIDADE PARA RECEBER UMA GRANDE VISÃO - vs. 14 a 16 - Deus precisa de líderes empreendedores, que ousam fazer o que ninguém fez e, acima de tudo, que ousam crer naquilo que Deus lhes fala, ainda que seja grande demais. Noé recebeu uma visão revolucionária e de alto preço para execução, mas assumiu o desafio, transmitiu a visão e pôs mãos à obra.
3) CAPACIDADE PARA ENVOLVER SUA FAMÍLIA NO CHAMADO - vs. 18 - Envolver nossa família na motivação e no preço do ministério é um alvo importantíssimo. Ao contrário de Ló, Noé trouxe a sua casa para o chamado. Possivelmente ele recebera heranças tremendas nesta área. Seu bisavô, Enoque, andou com Deus e este o tomou. Se avô, Matusalém, deve ter honrado muito a pai e mãe, pois foi quem mais viveu na terra. Seu pai, Lameque, era um profeta e profetizou sobre Noé (Gn 5:29). Enfim, Noé deu curso a uma cultura de prioridade familiar.


4) CAPACIDADE DE COMEÇAR UMA GRANDE OBRA SEM SE PRENDER AO ARGUMENTO DA FALTA DE RECURSOS - Um lavrador, construir uma arca de 120 m de comprimento, 20 m de largura e 12 de altura, com todos os seus compartimentos e a necessidade de fazer algo que funcionasse (senão, afundaria com ele e sua casa) era um trabalho imenso e de muitos anos. Noé não tinha recursos! Mas não se prendeu a isso e não se entregou a justificativas. Recebeu uma visão e decidiu levá-la adiante, usando o que tinha em mãos.
5) CAPACIDADE DE GERAR MOTIVAÇÃO, UNIDADE E MANTER O ÂNIMO NUMA EQUIPE POR LONGO TEMPO - Começar um grande projeto pode ser desafiador, mas envolver pessoas e mantê-las trabalhando de forma produtiva é uma façanha para líderes motivados e influentes. Noé conseguiu isso. Ninguém da sua equipe deixou o arado no meio do campo. De alguma forma, este homem conseguiu produzir gás para quem estava com ele na visão.
6) FIDELIDADE E PERSEVERANÇA NA VISÃO QUE DEUS LHE DEU, SEM PERDER O FOCO, APESAR DAS DIFICULDADES E DO TEMPO - Aquela obra certamente demorou e custou muito. Não os 120 anos que a má interpretação bíblica sugere, mas, certamente, muitos anos. Apesar disso, Noé não mudou de visão e não desistiu de chegar aonde Deus havia lhe proposto.
7) CAPACIDADE DE GERENCIAR CONFLITOS E ANSIEDADES, SEM PERDER O CONTROLE - A Bíblia não diz, mas certamente houve muitos conflitos durante o tempo de construção da arca e depois, enquanto esperavam na clausura do dilúvio. No entanto, esse líder soube gerenciar os conflitos e conduzir sua alma e sua equipe unida até o fim.
8) CAPACIDADE DE RECOMEÇAR ONDE A DESVASTAÇÃO HAVIA SE ESTABELECIDO -Adão começou num cenário perfeito e fracassou. Noé começou num cenário de tsunami e teve ânimo e visão para plantar e dar curso à visão mais ampla de Deus, que ia além de livrá-lo da destruição, mas contava com ele para dar sequência ao plano de encher a terra com crentes.
9) PERCEPÇÃO DE QUE O ALTAR É SEMPRE O COMEÇO DE QUALQUER AÇÃO - Gn 8:20-22 - O chamado de Noé começou com uma palavra de Deus ao seu coração (imagino, num altar). Depois de ter vencido o maior e mais difícil desafio que foi construir a arca e vencer o dilúvio, o primeiro ato de Noé não é dar uma festa ou sair correndo para satisfazer suas necessidades. Antes, ele levanta um altar e produz um prazer no coração de Deus.


OBS: ESTAMOS EM CAMPANHA AS 4ª FEIRAS “ 7 SEMANAS VENCENDO AS CRISES “
NÃO FALTE!!!!