ANO DA RECONCILIAÇÃO “ VISÃO E MISSÃO ”

pr marcos e pra rosane

 ANO  DA RECONCILIAÇÃO  “ VISÃO E MISSÃO ”   

O sucesso da Visão depende do empenho na Missão.

Visão- é um propósito ou objetivo de se ver algo que ainda não existe acontecendo – um sonho
Missão – encargo, incumbência, com o propósito de realizar algo que se pretende.
Visão   _  é o desejo de ver o milagre acontecer
Missão –  é o empenho em fazer algo para o milagre acontecer.

PRECISAMOS TER UMA VISÃO E ABRAÇAR NOSSA MISSÃO - Sonhar (ter um ideal) e fazer algo para que se torne realidade (envolvimento).
JONAS 1:1-10 - Deus teve uma visão para Nínive - “Grite contra ela” A cidade pode ser salva da destruição se houver arrependimento.   Deus contou sua visão para Jonas e lhe deu uma missão – vá lá e pregue arrependimento. Se a cidade se arrepender não será destruída.


Deus tem uma visão para o nosso mundo - Jesus vai voltar para ser o Rei da terra por 1000 anos e depois satanás e seus demônios serão lançados no lago de fogo, junto com seus seguidores, por toda a eternidade. Apoc. 20.
Quando Jesus vier, no milênio, tudo será diferente - Isaias 65:16-25 (sonho de Deus p / Jerusalém)    Jesus veio para nos contar essa visão de Deus e nos dar uma missão: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:16).
Só vai desfrutar o reinado do Rei Jesus quem aceitar a mensagem de salvação – arrepender e nascer de novo.   Jonas tinha 2 coisas a fazer - entrar na visão de Deus e obedecer cumprindo sua missão – pregar arrependimento, e ver a cidade sendo poupada OU
- ter sua própria visão – a do povo não aceitando sua mensagem, e a cidade sendo destruída. Uma visão negativa e pessimista.

A Igreja hoje tem 2 opções - obedecer o ide ou brincar de religião - Como tem sido nossa visão? – obedecendo ou desobedecendo? Sonhando com um mundo salvo ou se conformando com a perdição?   O mundo também tem 2 opções - acreditar na mensagem de Jesus, pregada pelos crentes, arrepender de seus pecados, mudar de vida, garantir seu nome no livro da vida eterna dos habitantes da nova Jerusalém, OU criar sua própria visão – a de que nada acontecerá e Deus devia esta brincando quando enviou Jesus com essa mensagem.

Jonas se viu diante de 2 caminhos: Primeiro - o da comodidade – que era ir para a Espanha (Tarsis) – lugar oposto onde não teria que trazer nenhuma mensagem negativa e nem correr riscos de não ser aceito. Vida social agradável.
Segundo - o caminho do desafio – ir para Nínive – teria que incomodar o povo e levá-los a mudar de vida.    Em Ageu 1:5 - 7 Deus diz “Pensem bem no que tem acontecido com vocês”
Quem escolhe andar por uma visão precisa assumir que tem uma missão a cumprir - a de tornar a visão realidade e no menor tempo possível. (recordar acima o que é missão).
- Uma missão que é possível de se fazer e que não nos leva a grandes desafios, não passa de apenas obras de possibilidades. (já pensou naquela pessoa que parece ser impossível que se converta? – aceite essa missão)

Jonas 1:10 - FUGIR DA MISSÃO DE DEUS TRAZ CONSEQÜÊNCIAS - prejuízo para você e quem estiver com você.
A missão que Jesus nos deu, (ide) o mundo acha que é loucura e que será impossível – mudar o coração humano de mau e perdido em bom e salvo.

 

PORTANTO, NÃO PODEMOS FUGIR - MAS... para cumprir a missão que Jesus nos deixou é preciso ser um “HOMEM DE PÉ” - 1 Tess. 5:23 “...E que ele (Deus) conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo.”


Homem de pé é aquele que o Espírito vem em primeiro lugar e comanda a alma para que esta domine o corpo e todos façam a vontade de Deus.

Homem de cabeça para baixo – é o que atende primeiro as necessidades do corpo e depois a sua alma, (seu emocional) procura convencer o espírito de que está tudo bem – “porque a carne é fraca” – “nós somos humanos” etc. Busca justificativas para seu fracasso na missão dizendo que era “missão impossível”.
É preciso lembrar que Jesus diz em Marcos 9:23 (ler do 19 ao 27) – “tudo é possível para quem tem fé”
Homem de cabeça para baixo é o que busca primeiro seus próprios interesses- nunca terá a vida verdadeira – Mat. 10:37-39 – viverá iludido com valores falsos deste mundo. Não serve para ser discípulo de Jesus.

NO CAP. 1 JONAS É UM HOMEM DE CABEÇA PARA BAIXO, MAS ..depois do cap. 2 (na barriga do peixe) ... NO CAP. 3:1-10 – JONAS SE TORNA UM HOMEM DE PÉ - Devemos fazer o mesmo.
Temos que assumir de vez nossa visão - “edificar uma igreja de vencedores – “ e para isso teremos que abraçar nossa missão - assumir um modelo de igreja em células baseado na maneira que Jesus escolheu para cumprir sua missão - Ele escolheu 12 discípulos para reproduzir neles o seu caráter. Nossa missão precisa ser a de ajudar a quem quiser ser um líder de células a ter o caráter de Cristo. Isto é um sonho para nós e também uma visão de Deus para nossos dias.

Era difícil para Jonas entrar em Nínive – o povo daquela cidade era muito mau e causou muitos prejuízos às cidades vizinhas, trouxe desgraças, mas Deus ordena – “diga ao povo de Nínive que Eu os amo”
Enfrentar Nínive significa fazer opção por um caminho cuja missão pode custar a própria vida.
MAS ... NÍNIVE CREU NA MENSAGEM E FOI SALVA - muitos estão esperando a mensagem para crer nela - e se Jonas não falasse? – a destruição seria total.   Nós temos uma Nínive para ganhar – nossa cidade, nosso estado, nosso pais, pessoas que vivem ao nosso redor e que precisam aceitar a Jesus como Senhor e Salvador.
Não basta apenas ter uma visão maravilhosa – é preciso encarar nossa missão, mesmo que seja custosa.
Nossa visão é de ter uma igreja em células que alcance a todos ao nosso redor, mas para isso é preciso encarar nossa missão – levar todos os salvos a terem o caráter de Cristo. Você aceita o desafio?

CONCLUSÃO:   PRECISAMOS DE JONAS HOJE - quem aceite a VISÃO de Deus e cumpra sua MISSÃO.   - Você está disposto a fazer com que a Visão de Deus para a salvação da humanidade se torne realidade?
Como irá fazer sua parte? - Aceite a missão que Jesus deu a todos - “Ide e fazei discípulos”
- Jesus não disse para “fazer membros de igrejas”. Discípulo é quem segue o mestre. Jesus é nosso mestre. Nossa missão é fazer com que todos o sigam.
É preciso que todos aceitem a missão de serem líderes de células frutíferos para que o “Pai seja glorificado”,

Faça uma oração de entrega de sua vida nas mãos de Deus para ser o que Ele pretende que você seja - UM HOMEM DE CABEÇA PARA CIMA - NÃO FUJA DA SUA MISSÃO - PEÇA A DEUS QUE ABRA SUA VISÃO. amem
.