VIVENDO EM ALIANÇA

pr marcos e pra rosane

Prs MARCOS E ROSANE BARROS

 

Texto - Jeremias 32:37-41

Introdução-Vamos refletir sobre a importância de vivermos em aliança numa sociedade completamente avessa a aliança, obediência, fidelidade etc. Deus nos ensinou a fazer alianças, a cumprir as alianças e viver em aliança. Ele mesmo se aliançou conosco e continua convidando os homens a fazerem aliança com Ele.

1 – ALIANÇA COM DEUS EXIGE RESPEITO – Jer 32:39-40 A palavra “temor” aqui pode ser entendida como respeito. Ninguém pode viver em aliança, sem respeitar essa aliança. O povo de Israel tinha uma aliança com o Senhor, mas estava desrespeitando essa aliança e Deus cobrou isso deles. E esse desrespeito trouxe a maldição sobre eles, Jer 32:28-33. Se desejarmos ser abençoados por Deus, precisamos viver em aliança com Ele e respeitar essa aliança! Essa aliança é firmada com Deus quando aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador. Através dessa aliança somos feitos “filhos de Deus”, Jo 1:12-13. Você já se tornou um filho de Deus? Você já se aliançou com Deus? Você já recebeu Jesus como seu Salvador?

 

2- ALIANÇA COM DEUS EXIGE FIDELIDADE – Jer 32:40-41. Deus promete fazer conosco uma aliança eterna e nunca se apartará de nós, nem deixará de nos abençoar! Aliança para Deus é algo muito sério e que exige a fidelidade. Só quem tem um firme caráter é que consegue fazer alianças e permanecer fiel, ainda que tenha que abrir mão de conceitos pessoais, ainda que tenhamos que enfrentar dificuldades e até determinados prejuízos. Fidelidade é uma questão de caráter! Você se considera uma pessoa fiel aos seus compromissos, acordos, palavra, contratos e alianças? Numa igreja em células, somos desafiados a viver em aliança e logo aprendemos a importância da fidelidade. Quando somos fiéis em nossa aliança, Deus nos faz prosperar em tudo! Convidamos você a fazer uma aliança de fidelidade para a vida eterna com Deus por meio de Jesus Cristo!

3- ALIANÇA COM DEUS EXIGE OBEDIÊNCIA – Jer 32:41. Deus se alegra com seus filhos, com o seu povo que vive em aliança com Ele, que respeita essa aliança, que é fiel a aliança e que obedece aos princípios e exigências dessa aliança! A aliança com Deus traz como promessa as ricas bênçãos do Senhor, mas traz também a necessidade de obedecermos sem questionar. Mas muitas vezes, só queremos obedecer quando entendemos e concordamos, porém não é assim que funciona uma aliança. Nem sempre concordaremos ou entenderemos nossos superiores hierárquicos, mas em nome dessa aliança é que obedecemos, Ef 6:5-10. Deus vê o nosso coração e contempla a nossa obediência! Você deseja ser abençoado por Deus? Então faça uma aliança com Deus e seja um servo obediente! Provamos nossa aliança com Deus quando respeitamos aliança com pessoas.

CONCLUSÃO: O crente em Jesus que permanece fiel a essa aliança com o Senhor, prosperará em tudo na sua vida e até os seus filhos serão abençoados Jer 32:39, mas essas bênçãos e essa aliança estão condicionadas ao respeito, fidelidade e obediência a Deus e as suas autoridades hierárquicas representativas, as quais o próprio Deus colocou sobre as nossas vidas! As vezes somos tentados a achar que Deus está sendo injusto e achamos que as provas que vem sobre nós são mais do que as nossas forças possam suportar, mas vejamos o que diz a Bíblia em I Cor 10:13, Deus é fiel é estará sempre no controle de todas as coisas. Lm 3:37-38 . Vimos que aliança é coisa seria e só tem interesse em fazer aliança com pessoas quem já tiver uma aliança com Deus. Decida, agora, firmar uma aliança com Deus e receba Jesus como seu Salvador e todas as bênçãos do Senhor virão sobre a sua vida, Ef 1:3. Faça um momento onde todos confirmarão uma aliança com Deus.