O Modelo

pr marcos e pra rosane

Prs MARCOS E ROSANE BARROS

Texto: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” (I Timóteo 4:12)
Verdade Central: O líder deve ser modelo em tudo, ser exemplo para os fiéis, como está escrito em I Timóteo 4:14, modelo na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé e na pureza.

Introdução:
Jesus – a essência do Modelo
A Bíblia diz em Mateus 7:28,29 que Jesus era a essência do Modelo. “E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina. Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.” Ele vivia o que falava e falava o que vivia.
É preciso pagar um alto preço para ser modelo. Mesmo no mundo, as modelos das passarelas pagam um alto preço para se manterem em destaque, algumas chegam até a pagar com a própria vida.


O Apóstolo Paulo diz a Timóteo, seu filho espiritual, que precisava ser modelo para os fiéis. Se é preciso ser modelo para os fiéis, quanto mais para os que ainda estão no mundo, os ímpios. É sua obrigação, como líder, ser modelo por onde quer que for. Os que são fiéis geram filhos, discípulos fiéis.

Ser Modelo
Ser padrão, ser modelo é a função precípua do líder. Assim como o mundo tem o seu modelo a Igreja também tem o seu modelo. Somos modelo de Jesus para os fiéis. Reproduziremos neles as características de Cristo na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza, como está escrito em I Timóteo 4:12.
Deus não nos dá opção para ser ou não modelo, Ele diz que tem que ser modelo em tudo. A Igreja reflete Jesus na Terra, então, se não for modelo, refletirá uma imagem errada do Messias e afastará as vidas em vez de atraí-las. A ordem de ser modelo não pode ser revogada. Seja Modelo!
Quando uma ordem é dada, o correto é obedecer. Os que são modelo pagarão o preço para ser modelo, pois buscarão agradar o coração do Pai e fazer a Sua vontade. Nesse processo é importante compreender que você será julgado e avaliado por tudo aquilo que você fala, faz, em todas as coisas que envolve sentimentos e atitudes.

Modelo na PALAVRA
Palavras têm significado e envolvem sentimentos. Nossa linguagem deve ser sã e irrepreensível. “Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade. Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.” (Tito 2:7,8)
Não podemos ter uma palavra torpe na boca. As palavras que devem sair da nossa boca, segundo Efésios 4:29, devem promover edificação para os que as ouvem. “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.”


Modelo na FÉ

A fé e o firme fundamento. Existe um tipo de fé que Deus quer dar a cada um de seus filhos, a fé santa que está em Judas 1:20. Mas sabemos que existe fé para curar, ressuscitar, operar milagres, você pode desenvolver vários tipos de fé.
Deus o chamou para ser, também, modelo na fé. Há filhos de Deus que quando estão enfrentando alguns problemas dizem que não têm fé para vencer. Isso é mentira do diabo. A Bíblia diz em Romanos 12:3 que temos uma medida de fé para tudo, e essa medida de fé foi dada por Deus. “Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.”

Modelo no TRATO
Algumas traduções dizem procedimento, mas o fato é que trato significa transparência, saber lidar com as pessoas de forma verdadeira, sem ofendê-las por pensar diferente, mas também sem aceitar que conceitos contrários à Palavra sejam inseridos em sua vida e liderança por conta da modernidade, por exemplo.
Por onde você passar, seu procedimento deve ser aprovado, a sua forma de tratar com as pessoas deve ser modelo. A Bíblia diz o nosso proceder deve ser aprovado diante de Deus e dos homens. O Senhor está levantando Equipes de 12 Modelo, com caráter aprovado, com procedimento irrepreensível.
O mover do sobrenatural nos moldará a um nível que o diabo não ganhará vantagens na nossa jornada. Antes, em tudo seremos aprovados.
Modelo no AMOR
O amor consolida uma alma. Através do amor atraímos as vidas para o Reino. Na Visão Celular, quanto mais amarmos, mais o Reino de Deus crescerá. A essência de Deus é amar. Deus é amor. Precisamos ter esse amor de misericórdia, graça, entrega para as pessoas.
Modelo na PUREZA
A Bíblia diz que um dia o povo trouxe a Jesus uma mulher que havia sido encontrada adulterando. O Mestre escrevia no chão, não olhou para ela que, com certeza, estava nua. Jesus era puro, em nada se contaminava, pois sabia que precisava cumprir o Seu legado na Terra.

Você pode ser modelo de pureza, independente da vida que teve no passado, em Jesus é possível ser um líder puro, um líder modelo de pureza. Você é liberto, é curado, é puro, é modelo. Deus o chamou para ser modelo em todas as coisas.

O Deus que chama é o mesmo que capacita. Então, invista as suas forças, pague o preço que for, mas seja modelo na palavra, no trato, no amor, na fé e na pureza.