Vencendo em tempos difíceis!

TEXTO CHAVE: Habacuque 3:17-19

INTRODUÇÃO – Você já passou por momentos difíceis em sua vida que parecia que tudo estava fora do controle? Veja o que diz Jo 16:33. - Jesus nos preveniu que no mundo passaríamos por sofrimento. Embora passageiros, os sofrimentos muitas vezes tentam nos levar a uma situação de aparente derrota. O profeta Habacuque viveu em um período em que uma grande crise de ordem espiritual, moral e social havia se instalado em sua nação. Mas, mesmo em meio aos "tempos difíceis", Habacuque conseguiu experimentar a vitória. Nesse estudo vamos aprender como o povo de Deus deve se portar em meio às dificuldades e sair vencedor.

1- TEMPOS DIFÍCEIS DEVEM GERAR INCONFORMISMO - Hc 1:2-3 - 0 questionamento de Habacuque revela o seu inconformismo com aquela situação. Olhando para este texto parece que o profeta estava vivendo em nossos dias de hoje, mas vamos aprender com ele que não basta apenas constatar que existe uma crise. Precisamos descobrir as causas que a geraram. Rm 12:2 - A nossa atitude deve ser não nos conformarmos, para que sejamos transformados, e assim possamos experimentar a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável. Deus jamais nos abandonará! Ele sempre tem o melhor para nós.

2- TEMPOS DIFÍCEIS DEVEM NOS LEVAR À ORAÇÃO – Hc. 1:12-17 - Devemos orar em todo o tempo I Ts 5:17. Porém, em tempos difíceis o nosso clamor deve ser intensificado. Jr 33:3 IICr 7:14, Em meio à crise não podemos nos contentar apenas com os recursos humanos para alcançarmos a solução. A ação sem a oração pode resultar em frustração.

3- TEMPOS DIFÍCEIS DEVEM PRODUZIR EXPECTATIVA E GERAR FÉ - Hc 2:1-3 - Nas dificuldades não podemos nos entregar ao desespero nem à incredulidade. Devemos ter um comportamento confiante, cheio de esperança, expectativa e fé quanto ao livramento de Deus, Sl 33:18-22 e Sl 40:1. Mesmo quando não obtemos uma resposta imediata, devemos permanecer firmes na fé, até que Deus, no seu tempo, intervenha, produzindo o livramento.

4- TEMPOS DIFÍCEIS EXIGEM TOTAL DEPENDÊNCIA DE DEUS - Hc 3:16-19 - Em meio às crises, Habacuque não se desesperou, não se revoltou, não se distanciou do Senhor e não se queixou de Deus. Pelo contrário, ele se queixa a Deus, se aproxima d’Ele e ora, declarando sua continua dependência, consciente de que somente o Senhor seria capaz de sustentá-lo em meio às dificuldades. Nossa atitude deve ser a de se aproximar de Deus e não de se afastar d’Ele. Sl 73: 25 ,Rm 8:31.

CONCLUSÃO: Estamos vivendo em um tempo maravilhoso. Deus tem se manifestado em nosso meio de uma maneira muito especial. Suas promessas nos revelam que Ele quer que sejamos bem sucedidos em todas as coisas. Nosso lugar não é em meio às crises, mas sim reinando com Cristo no mundo celestial Ef 2:6. Ele quer nos fazer andar em lugares altos. A vitória em "tempos difíceis" implica em inconformismo, oração, expectativa, fé e contínua dependência de Deus I Co 15:57. Temos que ter a certeza que só temos a vitória por meio de Jesus Cristo.

GANCHO EVANGELÍSTICO : Vimos que Deus quer nos fazer vitoriosos mesmo em "tempos difíceis". Mas, para que isso ocorra é necessário entregar sua vida nas mãos d’Ele. Você quer fazer isso agora? Então peça para que Ele entre em sua vida , através de uma oração.

   bannerlive
 
iembannerisrael2023