PORQUE ERRAMOS?

Estudo DE CELULA 4ª SEMANA DE JANEIRO . 2017

Texto-Chave: Mateus 22:29
Ninguém gosta de errar. Nós não fomos criados por Deus para errarmos. Pelo contrário, Ele nos criou para andarmos por caminhos que nos levem a acertar o alvo que Ele mesmo projetou para nós, ou seja, uma vida de acertos e de felicidade, desfrutando diariamente da Sua doce presença. Mas, muitas vezes preferimos ignorar esse projeto de Deus e escolhemos viver nossa “própria vida”, longe da possibilidade de alcançarmos o alvo maravilhoso que Deus estabeleceu para nós. O fato é que essa escolha poderá nos levar a errarmos nas nossas decisões e a falharmos nas nossas condutas. No entanto, Deus nos ensina através da Sua Palavra a não errarmos como antes. Vamos ver o que a Bíblia nos diz sobre esse assunto.

1- O QUE NOS LEVA A ERRAR?
A - FALTA DE CONHECIMENTO DA PALAVRA: A Bíblia é o manual de conduta mais completo que existe. Nela podemos encontrar respostas para toda e qualquer situação. Tudo o que precisamos saber para não errarmos está na Bíblia, pois Deus, além de ter a solução para cada uma das nossas necessidades, nos alerta antes mesmo de tomarmos uma decisão ou atitude.
• A utilidade da palavra: Através da Palavra de Deus podemos receber princípios que nos levarão ao ensino, à repreensão, correção e educação, o que nos possibilitará acertar nas nossas decisões II Tm 3:16.
• A eficácia da palavra: A Palavra de Deus não falha! Ela é eficaz, pois Deus não é homem para mentir Num 23:19. Tudo o que nela está escrito se cumprirá, Hb 4:12.

B- FALTA DE CONHECIMENTO DO PODER DE DEUS: Entretanto, conhecer a palavra não será suficiente. Precisamos, ainda, conhecer o poder de Deus, ou seja, a manifestação prática e evidente da ação do Espírito Santo. Ao receber Jesus em nossas vidas, recebemos o Espírito Santo como marca de propriedade Ef 1:13-14, II Co 1:22. Temos que ter a certeza que o Poder do Espírito Santo já está em nós, II Pe 1:3-4.
• A fé nos levará a provar do poder de Deus: A fé é o que fará com que a Palavra de Deus se torne uma realidade. Precisamos crer que todas as promessas que estão na Bíblia são para nós e se cumprirão na nossa vida II Cor 3:6.
• O poder de Deus está no Espírito Santo: É o Espírito Santo quem convence o homem. Quando lemos a Bíblia o Espírito Santo produz uma revelação no nosso interior sobre as verdades que estamos lendo, Jo 16:7-8. Sem o Espírito Santo nunca conseguimos entender a Bíblia, pois quem nos traz a revelação é o próprio Espírito Santo de Deus.

2- O QUE PRECISAMOS FAZER PARA NÃO ERRAR?
A- Temer a Deus – Pv 1:7 - O temor (reverência, respeito) a Deus fará com que sejamos constrangidos e incomodados diante de uma situação que poderá nos levar ao erro. O homem que não teme a Deus está sujeito a ter seus atos guiados por seu maior inimigo (o diabo). O objetivo de Satanás é destruir o homem e isso ele poderá fazer levando-o a errar. É necessário resisti-lo, com vigilância, oração e autoridade no nome de Jesus, Pv 3:7, I Pe 5:8.

B - Nos Arrepender dos Erros que Já Cometemos - O arrependimento, que deve gerar em nós uma profunda tristeza por ferirmos a santidade de Deus, deve ser acompanhado por uma firme decisão de deixar o erro (conversão).
CONCLUSÃO - Vimos que Deus quer nos levar a não errarmos como antes. Jesus dizia: “vá e não peques mais”. Hoje, Jesus está lhe dizendo: “vá e não erres mais, pois eu mesmo quero te ensinar os caminhos por onde você deve andar e te aconselhar nas decisões que tiver que tomar” At 3:19, Sl 32:8-10. A decisão e posição é nossa parte.

Apelo - A decisão mais correta que podemos ter é a de entregarmos toda a nossa vida a Deus. Você quer acertar hoje? Ele quer te dar a salvação e uma vida cheia de acertos. Então peça isso a Ele agora. Faça uma oração de arrependimento e entrega.

 

ESTÁ CHEGANDO NOSSO RETIRO DE CARNAVAL INSCREVA-SE   JÁ !

 

SEJA UM COLABORADOR  DA OBRA MISSIONÁRIA (PEGUE SEU ENVELOPE  DE MISSÕES NA SECRETARIA DA IEMC )