Começar de Novo

Estudo de Célula 1ª Semana Maio 2017

Como reagimos diante das perdas e decepções que muitas vezes assombram nossas vidas? Na História de Elimeleque e Noemi, podemos tirar lições práticas de como recomeçar nossa história.
Texto-chave: Rute 1:1-6
Certa vez, no tempo dos juízes, aconteceu uma grande fome na terra. Diante disso, Elimeleque, sua esposa Noemi e seus dois filhos (Malom e Quiliom) deixaram sua casa em Belém e foram para a região de Moabe. Lá, os rapazes de casaram com duas moabitas (Rute e Orfa). Porém, os três homens da família morreram, restando apenas as três viúvas. Começou então, um grande drama familiar. Noemi estava diante de uma grande decisão. Insistiria naquela terra pagã ou seria humilde para voltar para Belém (que significa “casa de pão”) e recomeçar?... Muitas vezes, em nossa vida, também tomamos decisões erradas e as coisas não dão certo. Sofremos perdas e decepção. O que podemos aprender com a história de Noemi sobre a arte de recomeçar?
1) PRECISAMOS TER HUMILDADE PARA RECONHECER QUE TOMAMOS DECISÕES ERRADAS – RUTE 1:6-7 – Num momento de ansiedade, quando havia fome na terra, aquela família se precipitou e deixou Belém (a “Casa de Pão”) para se aventurar em terras pagãs. Deu tudo errado! A partir daí, Noemi poderia, como muitos fazem, por orgulho, ter insistido em viver em Moabe, mas preferiu se retratar e fazer o caminho de volta para o lugar de onde nunca deveria ter saído... A humildade é uma das virtudes mais importantes, quando precisamos recomeçar. Se deixamos um dia deixamos para trás pessoas, ministérios, igreja, emprego, projetos e percebemos que erramos, que não estamos contando com a benção do Senhor, é melhor ser humilde é tentar voltar do que insistir no erro.
2) PRECISAMOS DEIXAR PARA TRÁS QUEM NÃO ESTÁ CONOSCO PARA FAZER O CAMINHO CERTO – Rute 1:8-9,14 – Muitas vezes, não tomamos ou não perseveramos nas escolhas certas porque estamos sendo influenciados por pessoas que não entendem o propósito de Deus para nós. Há casamentos que não são restaurados por causa de más influências, assim como outras áreas na vida das pessoas. Noemi liberou suas noras para andar na direção que quisessem, embora as amasse. Ela estava decidida a seguir na direção correta, deixando para trás o que fosse necessário.
3) PRECISAMOS VALORIZAR QUEM TEM ALIANÇA COM OS NOSSOS ACERTOS – Rute 1:16-18 – Da mesma forma que devemos deixar quem não tem concordância com a vontade de Deus em nossas vidas, temos que nos cercar de gente que nos acompanhará no caminho certo e valorizar estas pessoas. Noemi se separou de uma nora, chamada Orfa, mas entrou em aliança com a outra, Rute, e isso foi decisivo para a restauração e bênção do Senhor na vida das duas.
4) PRECISAMOS RECOMEÇAR POR BAIXO PARA SERMOS EXALTADOS PELO SENHOR – Rute 1:19-22 – Todo recomeço, especialmente depois de errarmos, demanda de nós uma postura humilde, não só para voltar atrás, mas para voltar com disposição de começar tudo de novo, assumindo uma condição de servos. Noemi chegou a Belém de cabeça baixa, reconhecendo seus erros e isso contribuiu para que, tanto Deus quanto as pessoas, lhe fossem favoráveis.
CONCLUSÃO - Ponha uma música ambiente, se for possível, e conduza um tempo de oração, levando os discípulos a avaliarem suas vidas no sentido de detectarem se precisam fazer algum caminho de volta para a vontade de Deus em alguma área de suas vidas. Se houver visitantes, ofereça-lhes a oportunidade de receberem Jesus e ore com eles.