ESTRATÉGIAS DO INIMIGO CONTRA O CRISTÃO (parte1)

ESTUDO DE CÉLULA, 2ª SEMANA DE JULHO EM 2018.

Texto Base: 1 Pedro 5:8-11 - A Palavra de Deus nos dá um conselho: vigie sua nova vida em Cristo, porque o diabo quer te derrubar. Nosso inimigo não pode impedir alguém de ser salvo, mas pode derrubar um salvo para que não viva uma vida de vencedor, e não consiga reinar com Cristo quando Ele voltar. Nossa estudo hoje é para que possamos ficar atentos e preparados para não cair, e quando cair, se levantar o mais rápido possível e continuar firme na batalha. Algumas dessas estratégias do diabo são:

1. DESVIAR SUA ATENÇÃO – Mt. 14:22-31 - Jesus dá passos de fé andando sobre as águas, e todos se assustam, mas Pedro cheio de fé saiu andando também. No meio do caminho, ele parou de olhar para Jesus e desviou sua atenção para o vento forte e ficou com medo. Resultado, começou a afundar. Porque? Ele desviou sua atenção de Jesus para o vento forte. Parou de andar por fé, e quis continuar pela lógica humana. A vida do cristão é uma vida de andar por fé, crendo no sobrenatural de Deus, com os olhos fixos em Jesus, esperando a cada dia que um milagre aconteça em todas as áreas. Crente deve crer em milagres - Homem natural só crê no natural. Para o crente, fracasso só acontece quando ele para de olhar para Jesus. Manter o foco e a concentração nos dá poder. Mas, desviar o foco e a atenção nos faz parar na obra de Deus. Deus fala para Josué- não se desvie da minha lei. Js 1:6-7. E para nós a Palavra ensina - mantenha o foco em Jesus e seja um vencedor. Cuidado com o foco em pessoas – o inimigo provoca situações de conflito entre irmãos na fé, para que se afaste do propósito de Deus – ele para de estudar a palavra, de dirigir uma célula, de ir aos cultos, etc. Cuidado com a televisão que oferece variedade de Igrejas para você servir a Deus. Sua vida e seu dinheiro devem ser usados na obra que você já está engajado. O Senhor tem um propósito para sua vida. Fique onde Deus te colocou. Não olhe para os lados – tudo ao seu redor pode ser de Deus, mas não é para você. Não tire a mão do arado – Veja o que Jesus disse em Lucas 9:62. Não pare de fazer a obra de Deus.

2- DUPLICIDADE DE MENTE – Tg. 1:2-8 - Hora quer uma coisa, hora quer outra. O verso 8 na versão RA diz: “homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos”. Quem nunca sabe o que quer nunca terá coisa alguma, nunca chegará a lugar algum.Tem gente que é indeciso em tudo: Quando é solteiro - se deixa levar por qualquer pessoa que pareça mais bonita, atraente e não se decide por ninguém. Quer ficar com todas. Depois de casado – não toma uma posição de honrar a pessoa que escolheu – continua com a atitude de quem está escolhendo. No trabalho – nunca se firma numa profissão, está sempre mudando de emprego, de comércio, e não termina o ciclo naquela função. Está sempre começando de novo. Na igreja – não se envolve com a célula por medo de se comprometer, não percebe o plano de Deus para ele, que é ganhar e cuidar de vidas. Nunca avança por que tem a mente confusa. Leia Tg 4:8. Inconstância mostra que tem algo errado com nosso coração. Efésios 4:14 - Tem gente que está sempre trocando de igreja – nunca irá fazer o que Deus tem para ele.. Mateus 6:24 .

3- DEIXAR PARA DEPOIS – Sl 119:60. Já nascemos com algo dentro de nós que nos força a não fazer as coisas necessárias no tempo certo. Qualquer hora, qualquer dia – são frases que costumamos usar quando não temos intenção de fazer algo de imediato. Isso é uma forma de o inimigo conseguir nos desanimar de fazer algo para Deus ou nos fazer atrasar alguns projetos que fariam o Reino de Deus crescer. Um Ex. clássico de deixar para depois está em Exodo 8:8-10 – O Egito está cheio de rãs, e Faraó pede para Moisés orar a Deus para que tire as rãs – quando? - amanhã. Deixar para depois impede muita gente de receber bênçãos. Hoje Deus está falando algo em seu coração - Salmos 50:5 e 23. Mas o inimigo diz: não faça isso agora, deixa para depois. Porem, a palavra de Deus também diz - Hebreus 3:15 . Você quer ser abençoado? Não deixe para depois. 2 Coríntios 6:2

CONCLUSÃO: Qual dessas estratégias está pegando mais forte em você? Hoje é dia de reagir contra essas artimanhas malignas. Tome uma posição: vou ser mais fiel a Deus naquilo em que ele me tem dado:

- FAMILIA -vou me dedicar mais a meus familiares;

- IGREJA – vou me envolver mais com a obra de Deus. Quero ser um vencedor. Vou freqüentar a Escola Bíblica para me preparar melhor para servir a Deus.

- FINANÇAS – vou entregar a Deus o que Ele diz que é dEle – Dízimos e primícias.
Vou ser fiel não tocando no que é de Deus. Vou entregar o que é de Deus em primeiro lugar, e não por último. Vou fazer para Deus o que ele espera de mim. Deus os abençoe