Passos para a Restauração

ESTUDO DE CÉLULAS 3ª SEMANA DE MARÇO 2018

 

Texto: 1 Samuel 7

Introdução: A nação de Israel estava subjugada pelos filisteus por causa do pecado, inclusive a Arca foi tomada por esta nação ímpia e quando a devolveram, por causa das pragas que foram acometidos, o povo de Quiriate-Jearim a colocou na casa de Abinadabe e ali ficou esquecida por vinte anos e o povo de Israel clamava e buscava o Senhor por meio de súplicas (1 Sm 7.1, 2).
Vejamos os passos percorridos pela nação para a sua restauração:

1. Os israelitas lamentaram diante do Senhor.
“Sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos; e toda a casa de Israel dirigia lamentações ao Senhor” (v.2).
A Arca, que representava a presença do Senhor estava esquecida a vinte anos na casa de Abinadabe e o povo estava oprimido e angustiado por causa da orfandade e opressão do adversário.

2. Voltaram de todo coração ao Senhor.
“Falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se é de todo o vosso coração que voltais ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o coração ao Senhor, e servi a ele só, e ele vos livrará das mãos dos filisteus” (v.3).
Eles inclinaram os ouvidos para ouvir a palavra profética.
O aperto e a opressão trouxeram quebrantamento.
Veja as instruções do Senhor através do profeta Elias: “Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu” (1 Rs 18.21).

3. Tomaram decisões por mudanças.
Comunhão: “Congregaram-se em Mispa” (v.6a).
Ofertaram ao Senhor: “tiraram água e a derramaram perante o Senhor” (v.6b). Jesus derramou tudo Dele na cruz, sem reservas.
Jejuaram: “jejuaram aquele dia” (v.6c).
Confessaram os pecados: “e ali disseram: pecamos contra o Senhor” (v.6d). O pecado é causa de todos os flagelos.
A justiça de Deus foi estabelecida: “E Samuel julgou os filhos de Israel em Mispa” (v.6e). E fez tudo segundo a Palavra do Senhor.
O filho pródigo também precisou tomar atitude firme em sua vida: “Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores” (Lc 15.17-19).

4. Tiraram os deuses estranhos.
“Então, os filhos de Israel tiraram dentre si os baalins e os astarotes” (v.4a).
Não só decidiram por mudanças, mas foram diligentes eliminando a idolatria.

5. Voltaram o coração para o Deus vivo, Yahweh, Deus de seus pais.
“e serviram só ao Senhor” (v.4b).
Aconteceu uma verdadeira conversão ao Senhor.
Os filhos de Israel entenderam o que diz Deuteronômio 6.4-6: “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração”.

6. Colocaram a sua confiança no Senhor.
“Então, disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao Senhor, nosso Deus, por nós, para que nos livre da mão dos filisteus” (v.8).

7. Por meio do seu sacrifício, alcançaram a vitória.
“Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; mas trovejou o Senhor aquele dia com grande estampido sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel” (v.10).
Eles retornaram a condição de filhos e o Pai os livrou das mãos dos opressores.

Conclusão: É tempo de acordar, pois a Bíblia, a Palavra de Deus, está repleta de promessas para aqueles que se voltam para o Pai e dele dependem.