RECEBA O QUE PRECISA E NÃO O QUE QUER

Estudo de célula da 4ª Semana de Outubro de 2018

TEXTO CHAVE - João 5:1-9

INTRODUÇÃO – Vamos aprender hoje que em alguma área de nossas vidas precisamos de cura, e não somente cura física, mas cura da alma e do espírito. Você quer ser curado? Quer ser tocado por Deus? Você que ser tratado por Deus? Esta pergunta está cheia de lições que precisamos aprender. Havia ao redor deste tanque, chamado Betesda, quatro classes de pessoas: os doentes, os cegos, os aleijados e os paralíticos. Estavam ali por que sabiam que em certo momento vinha um Anjo e mexia nas águas e aquele que entrasse nas águas era curado. Betesta significa: Casa da misericórdia. Ali havia milagres, pessoas eram curadas naquele lugar, mas mesmo assim, existiam ali 4 tipos de pessoas.

1 – OS DOENTES Jo 5:3 Aquele homem estava em Betesda, na classe dos doentes há muitos anos (38 anos), mas ainda não havia encontrado com o Senhor. Ele tinha visto muitas curas, mas ele mesmo não tinha sido curado. Há pessoas que podem ver o que Deus está fazendo, mas nelas não há vigor, força emocional e espiritual para chegar até onde o milagre está acontecendo. São cheias de complexos, de depressões, que acham que Deus faz na vida dos outros, mas não faz na delas. Pessoas que estão em Betesda, mas que não experimentaram um toque especial de Jesus. Há quanto tempo você está em Betesda (Igreja) vendo o poder de Deus, mas sem conseguir experimentá-lo em sua vida? A pior tragédia do homem não é a presença de Satanás, mas sim a ausência de Deus. A Bíblia deixa claro isso quando diz que esse homem via o milagre mas ele mesmo não era curado.

2 - OS CEGOS Jo 5:3 Pessoas que até têm força para chegar às águas, mas nunca sabem a direção onde Deus esta movendo essas águas. Pessoas que nunca conseguem ver o que Deus tem para fazer em suas vidas e onde Ele está agindo, para juntar-se a Ele. Deus quer nos fazer ver coisas que nunca vimos porque a nossa conduta na vida depende da maneira como enxergamos as coisas. Em Mc 8:22-25 Jesus cura completamente um cego, porque se continuasse enxergando os homens como árvores, ele os trataria desta forma, como árvores . Veja Fil. 1:6 - quando Ele começa uma cura Ele faz por completo.
,
3 - ALEIJADOS Jo 5:3 Você conhece aquela pessoa que um dia esta cheia de gás e no outro não quer mais nada, pessoas que dizem que vão arrebentar, e no outro dia estão arrebentadas, uma hora estão firmes, outra hora estão fracas. Pessoas que nunca tem coragem de mudar a história de suas vidas, pessoas que não decidem o que querem.Vemos em I Re. 18:21: Deus não trata com pessoas vacilantes, porque a ação de Deus em sua vida é mediante a tomada de uma posição. DEUS NÃO TRATA COM VACILÕES. VOCÊ QUER SER CURADO? Então não fique na classe dos enfermos, dos cegos, dos coxos. Vemos Deus em Ap. 3:15-16 dizer: tome uma posição, ou é ou não é. A ação de Deus em nossa vida se dá à medida que tomamos uma posição.

4 – PARALÍTICOS Jo 5:3 Eram pessoas que alguma circunstância em suas vidas paralisou o seu vigor, alegria, fé, vontade de tentar outra vez, relacionamentos, vontade de trabalhar. Todo paralítico emocional é vitima de um trauma que lhe aconteceu na sua caminhada. Vive naquilo que lhe aconteceu lá atrás e tem medo de tentar outra vez. O QUE PARALISOU VOCÊ? Jesus quer trazer cura à sua alma. Ele não quer que você fique paralisado, ele que curar você hoje.Quando ficamos paralisados por um longo tempo, os primeiros passos são carregados de medo. Todo paralítico tem medo de tomar atitudes ousadas. Porque tem medo de cair.

5 – VOCÊ REALMENTE QUER SER CURADO? Existem pessoas que não querem ser curadas para não deixar de ser o centro das atenções. Você precisa querer, precisa tomar uma posição em querer aquilo que Deus quer para sua vida. Pare pra pensar naquilo que você está querendo. Jesus pergunta- quer ser curado?. A resposta do homem deveria ser SIM ou NÃO. Isto nos revela que as igrejas e a sociedade estão cheias de pessoas que jogam a culpa de suas dores sobre outros. Muitas pessoas vivem sempre culpando os outros, a vida, as circunstâncias, o diabo, pelo que lhe aconteceram. Você tem que se dispor para querer aquilo que Deus está querendo, para entender que Deus vai te dar aquilo que você precisa e não aquilo que você quer. Aquele homem queria ser jogado dentro do tanque. Disponha-se a receber o que você precisa.

CONCLUSÃO- Levante tome a sua cama e ande. LEVANTA-TE - Deus te desafia hoje a tomar uma posição mediante aquilo que Ele está falando, porque a minha posição na vida define a minha história. TOMA A TUA CAMA –aquele homem passaria de dominado a dominador. Jesus ainda manda que ele leve sua cama – porque o que antes te oprimia vai servir de testemunho para mostrar às pessoas o que Deus pode realizar. ANDE , hoje você ouve a palavra de Deus para que tome uma atitude e receba a cura, pois Deus não quer que você seja uma pessoa enferma. O segredo da cura não está naquilo que Deus irá fazer, mas está baseado no teu relacionamento com o Senhor Jesus Cristo por que Ele é o Senhor da cura. Ex. 15:26