ATENDER O CHAMADO DE DEUS É DECISÃO INTELIGENTE

Estudo de Célula, 4ª Semana de Janeiro de 2019

 

TEXTO-CHAVE: Atos 26.14
Você já experimentou andar na contra mão? Andar com seu veículo na contra mão pode trazer sérias conseqüências. Foi isto que o próprio Senhor Jesus mostrou a Saulo de Tarso, o perseguidor da Igreja de Cristo. Saulo foi interrompido na viagem para Damasco, da Síria, quando ia para lá prender judeus convertidos a Cristo. Jesus o surpreendeu de uma forma tremenda e para isto Deus utilizou uma linguagem que qualquer judeu daquele tempo entendia muito bem. Como se vê no versículo que lemos, o Senhor mostrou a Saulo que andar na contra mão de Deus é a pior coisa que alguém pode fazer na vida. Na versão da Bíblia Revista e Atualiza diz: “Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões”. Vamos aproveitar este exemplo e observar algumas considerações.

1 - CERTIFIQUE-SE DE QUE VOCÊ NÃO ESTÁ ANDANDO NA CONTRA MÃO DE DEUS! Saulo era um fariseu dos mais devotados e na sua visão, um judeu que se tornava seguidor de Jesus cometia um crime. No entanto, o próprio Jesus veio até ele para mostrar que Saulo estava enganado. Há um alerta em Pv 14.12 que, de tão importante, é repetido em Pv 16.25. Você pode se lembrar que nos tempos do Novo Testamento uma das maneiras dos cristãos chamarem a Igreja era de Caminho At 24.14. Quem anda com Jesus segue no Caminho que conduz à vida eterna e não à morte.

2 - A DESOBEDIÊNCIA A DEUS ATRAI DORES. Foi isto que Jesus mostrou a Saulo ao dizer que resistir ao aguilhão lhe causaria dores. Tais palavras de Jesus têm a ver com o tratamento que se dava aos bois a fim de que eles abandonassem a resistência e aceitassem o jugo. Você sabe o que é um carro de boi e um arado puxado por animal? Pois tanto o boi que puxa um carro como o que move um arado tem que ser adestrados para isso. Jugo é o mesmo que canga – o equipamento que é preso ao animal a fim de conduzi-lo. Os fazendeiros dos tempos de Paulo usavam aguilhões (ferrões) para aguilhoar (fustigar) as pernas ou a anca do animal quando este tentasse se libertar do jugo.
Dar coices na aguilhada somente fazia com que o animal sofresse ainda mais dor. Bem depressa os bois aprendiam que não adiantava reagir escoiceando e, pouco a pouco se submetiam ao seu trabalho. Assim, o boi aprendia a obedecer a seu dono pela dor. A desobediência causava dor ao boi. Saulo entendeu o recado no mesmo instante. Deus quer que você também entenda este recado.

3 - QUEM NÃO VEM PELO AMOR, VEM PELA DOR. Este é um ditado muito comum na Igreja de Jesus. Através das dores enfrentadas nos caminhos que até parecem bons, há pessoas que despertam para conhecer o Caminho. O Salmista escreveu que houve grande proveito nas aflições que enfrentou Sl 119.67- 71. Ouve uma ocasião quando o Senhor Jesus ministrou aos seus discípulos acerca do jugo que Ele nos dá. Como já vimos, jugo é um instrumento de submeter ou controlar o animal. Jugo também é lei, mandamento. Penso que a maioria das pessoas não gosta da idéia de serem subjugadas pelo Senhor. Porém, ser Senhor significa ter controle sobre os servos. Ele é nosso Kiryós (Senhor, em grego) e somos propriedade exclusiva dEle. Entretanto, o próprio Jesus ensinou que Seu jugo é suave Mt 11.30. Jesus veio até Paulo para colocá-lo sob Seu jugo Atos 26.16-18. Nestas palavras o Senhor estava revelando Seus planos para Saulo – de quem mudou o nome para Paulo. Igualmente, o Senhor colocou este jugo sobre nós. Cada um de nós temos vivido nossa vida até hoje, mas que assim como fez com Saulo de Tarso, o Senhor quer interferir em nosso viver de maneira mais direta. Ele quer colocar sobre nós o jugo suave. Temos que agir de maneira diferente do rei Agripa, para quem o apóstolo Paulo deu seu testemunho. Agripa era filho do Herodes que mandou matar o apóstolo Tiago Atos 12.1 e que depois morreu castigado por Deus. Agripa era, também, bisneto do Herodes que reinava quando Jesus nasceu e que depois mandou matar as crianças de Belém. Agripa teve a chance de conhecer o Caminho. Não deu ouvido ao apelo de Paulo com estas palavras At 26.28. Ele escolheu o caminho errado.

CONCLUSÃO – Hoje estamos com a oportunidade de tomar o jugo de Jesus que é suave, ou rejeitá-lo. Durante este ano, como foi nosso caminhar com o Senhor Jesus? Louvemos a Deus por Jesus e pelo Caminho no qual estamos. Caminho de Salvação e Vida Eterna. Vamos declarar que não queremos andar na contra mão, mas sim na Vontade de Deus Rm 12:2.