O PERDÃO CURA

Texto: Mateus 18:21-35

Você tem facilidade em perdoar as pessoas?

O perdão traz cura onde a mágoa gerou doença. O perdão traz reconciliação onde a mágoa gerou afastamento. O perdão traz alegria, onde a mágoa produziu tristeza e dor. O perdão restitui aquilo que a magoa saqueou. O perdão é a faxina da mente, a limpeza dos porões do coração. De fato, perdão é uma das colunas do cristianismo, é impossível desenvolvermos um relacionamento com Deus, falhando no perdão e amor com as pessoas.

1– A falta de perdão causa resistência a nossa adoração – Mateus 5:23-24
No texto lido, Jesus ensinou que se alguém trouxer uma oferta a Ele e lembrar-se que alguém tem alguma coisa contra ele, esta pessoa tem que deixar sua oferta no altar e ir primeiro se reconciliar com a pessoa ofendida. Deus não aceita ofertas de louvor, adoração, oração de pessoas com o coração ressentido. PERGUNTA: Em sua opinião o que é perdoar?

2– A falta de perdão traz perturbação e contamina a muitos – Hebreus 12:14-15
O texto lido diz que a raiz de amargura traz perturbação na vida da pessoa. Além disso, o texto que a raiz de amargura também contamina a muitos. Quando uma pessoa decide não perdoar, ela traz perturbação pra sua vida e também sua família. PERGUNTA: Em sua opinião, porque as pessoas tem tanta dificuldade em perdoar o seu próximo?

3– A falta de perdão gera enfermidades e nos impede de sermos curado – Salmos 103:3
Doenças misteriosas, úlceras e outras enfermidades, muitas vezes são causadas por falta de perdão, lemos no Salmo 103:3 que antes de Deus nos curar Ele nos perdoa. Em Mateus 9:2 diz que antes de Jesus curar o paralitico, Ele perdoou seus pecados. De fato Jó 5:2 diz que o ressentimento destrói. PERGUNTA: Você acha que a falta de perdão pode realmente trazer enfermidades sobre uma pessoa?

4– A falta de perdão nos impede de receber o perdão de Deus – Mateus 6:14-15
Jesus deixou muito claro no texto lido, que se não perdoarmos aos homens as suas ofensas, Ele também não perdoará a nós. A falta de perdão fecha a porta dos céus na vida da pessoa. Se não temos o perdão de Deus, também não temos a graça, a benção de Deus sobre nós. PERGUNTA: Você já teve a experiência de restaurar um relacionamento com uma pessoa através do perdão?
Como se sentiu?

CONCLUSÃO: Aprendemos no culto de domingo que perdão não é um sentimento, perdão é uma decisão baseado no amor. Perdão também não apenas uma confissão de lábios vazios, mas sim uma atitude de coração. Quando realmente perdoamos uma pessoa, nosso relacionamento com ela passa a ser como antes da ofensa. Que nesta noite possamos tomar posse de um coração transformado pelo amor e perdão de Deus.