ATITUDES PARA VENCER O DIA MAU

Efésios 6:13 - Como vencer o dia mau?

Há dias que acordamos maravilhosamente bem, animados, encorajados e alegres. Porém há dias que acordamos nos sentindo fracos, desencorajados, sem esperança, e ainda há dias que até acordamos bem, mas uma má notícia que recebemos ou algo ruim que acontece, leva-nos para abaixo. A Bíblia chama isso de “dia mau”, esse “dia” na verdade representa um tempo que passamos.
Não há como evitar, mas há algo que podemos fazer para vencermos o dia mau.

ATITUDES CORRETAS PARA VENCER O DIA MAU

1ª– É ESTAR REVESTIDO DA ARMADURA DE DEUS - Efésios 6.13

O versículo diz que devemos tomar toda a armadura de Deus, para que possamos resistir o dia mau. Em Efésios 6:14-18 temos uma lista dessas armas espirituais que Deus nos oferece para vencermos o dia mau. É fundamental se revestir dessas armas quando chega o dia mau, mas já estar revestido é muito melhor. PERGUNTA: Comente sobre uma arma espiritual que você já usou para vencer o dia mau?

2ªl– É PROCURAR AJUDA EM UM AMIGO-IRMÃO - 1 Tessalonicenses 5:11 - Tiago 5:16 - Gálatas 6:2

Os versículos lidos são alguns dos muitos que a Bíblia nos ensina sobre a necessidade de termos um amigo-irmão, discipulador, mentor ou líder espiritual para caminhar conosco. Em Eclesiastes 4:9-10 está escrito que é melhor serem dois do que um, porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro. Ter alguém para nos ajudar levar a carga no dia mau é muito importante. PERGUNTA: Você já teve a experiência de ser ajudado por um líder espiritual no dia mau? Conte sua experiência?

3ª– ACREDITAR QUE DEUS TEM PROPÓSITO ATÉ NO DIA MAL - Romanos 8:28

Acreditar que Deus tem propósito mesmo no dia mau, nos traz paz e segurança. Há pessoas que quando passam pelo dia mau, acham que Deus perdeu o controle. Precisamos crer que mesmo nas aparentes derrotas e perdas, tudo coopera para o nosso bem. Deus é sábio demais para errar. Precisamos entender que Deus usa o dia mau não para nos punir, mas para nos preparar para próxima fase. PERGUNTA: Em sua opinião, porque temos dificuldade de enxergar Deus no dia mau?

4ª Atitude – É CRER QUE O DIA MAU É PASSAGEIRO. Salmos 30:5

Quando passamos pelo dia mau, muitas vezes achamos que o dia mau vai durar para sempre. Isto não é verdade. A Bíblia diz que tudo passa, mas enquanto o dia mau não passa, devemos aproveitar para tirar lições para nossa vida. No dia mau podemos aprender e crescer através do sofrimento. PERGUNTA: Você já viveu uma experiência de superação no dia mau?

CONCLUSÃO: Na verdade o dia mau é “NECESSÁRIO” em nossas vidas para revelar duas coisas: 1) Em quem ou no acreditamos, e; 2) Quem nós realmente somos. Jó depois de passar muitos dias maus, revelou sua fé no Deus verdadeiro, e mesmo diante de tanto sofrimento não abriu mão de ser um homem integro honesto e temente a Deus. Quando você passar, ou se estiver passando pelo dia mau, lembre-se que Jesus jamais nos desamparará. Fique firme, Deus tem uma grande vitória para nós!!!