QUANDO A LUTA VIER CONFIE EM DEUS!

Texto: 2 Crônicas 32:1-8

Em sua opinião, porque passamos por adversidades?

Todas as pessoas inclusive os cristãos, passam por tempos de lutas, mas infelizmente muitos cristãos sinceros não têm sabido agir quando chega à guerra (luta).
E o resultado tem sido uma vida de derrota.

O texto lido, diz que depois de tudo que fez o Rei Ezequias com tanta fidelidade, ele viu-se diante da assustadora perspectiva de uma invasão assíria. A luta seria muito grande, mas Ezequias tomou as atitudes corretas e Deus lhe deu uma grande vitória.

1- FAÇA TUDO O QUE PUDER PARA ADMINISTRAR A SITUAÇÃO. v.2-5

Quando o Rei Ezequias soube que o Rei da Assíria vinha contra ele com um grande exército, ele não ficou prostrado chorando e murmurando contra Deus, dizendo que era um homem fiel. Ele “se empenhou” para fazer tudo o que podia para vencer a guerra. Ele consertou os muros quebrados e fez armas e espadas. Quando você estiver enfrentando uma luta, não fique prostrado, se levante e faça a sua parte como fez Ezequias. PERGUNTA: Com suas palavras, comente algo que é da nossa responsabilidade fazer quando vêm as lutas?


2– CONFIE O RESULTADO EM DEUS. v.7-8

Depois que o Rei Ezequias fez o que podia fazer, ele não ficou angustiado, preocupado com a situação, ele animou o seu povo a confiar em Deus. Muitas vezes nós como cristãos queremos fazer a nossa parte e a de Deus, entregamos a situação para Ele, mas ficamos ansiosos e preocupados. Vamos fazer como Ezequias e crer que conosco sempre está o nosso Deus para nos ajudar e travar nossas batalhas. PERGUNTA: Leia Filipenses 4:6-7 e peça para o grupo comentar o texto.


3– PERMANEÇA EM JERUSALÉM – 2 Crônicas 32:10 – Salmos 27:4-5

Depois de Ezequias ter se empenhado para guerra e ter confiado o resultado em Deus, ele permaneceu firme em Jerusalém. Na tipologia bíblica, Jerusalém é um símbolo da Igreja. Muitos cristãos são derrotados porque abandonam Jerusalém (Igreja), quando vêm as lutas. Precisamos aprender com Ezequias a necessidade de permanecermos firmes na Igreja em todo tempo, principalmente quando vêm as lutas. PERGUNTA: Com suas palavras, fale sobre a importância da Igreja na vida de um cristão.

CONCLUSÃO: Deus envergonhou todos os inimigos que se levantaram contra Ezequias (2 Crônicas 32:21). Deus também o abençoou com um grande livramento (2 Crônicas 32:22). O mesmo Deus de Ezequias é o nosso Deus. Se você está enfrentando uma grande guerra, tome as mesmas atitudes de Ezequias, e confie. Com certeza Deus também te dará uma grande vitória!!!
Sl.37.5 "Entregue o seu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará."