Como ser um cristão segundo o coração de Deus?

(I Samuel 13:14) - Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou. (Atos 13:22) - E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.

Todas as vezes que falamos sobre Davi lembramos logo que ele foi chamado na Bíblia de "homem segundo o coração de Deus". Alguns crentes até dizem que Davi foi o único homem segundo o coração de Deus na bíblia.

É bem verdade que apenas encontramos de forma explicita o nome de Davi, porém se analisarmos bem, veremos que muitos outros homem na bíblia foram também homens segundo o coração de Deus. Na versão da (TNLH) tradução na nova linguagem de hoje, temos a frase "um homem segundo o meu coração" por "um homem que fará tudo para me agradar" ou "um homem que fará toda a minha vontade". Isso implica dizer que ser segundo o coração de Deus significa obedecê-LO, fazer a Sua vontade, agradá-LO. Com isso entendo que não só Davi foi um Homem segundo o coração de Deus, mas muitos outros homens também o foram. Por exemplo: Enoque que andou com Deus e Deus o tomou para si (Gn 5:24), Noé que andou com Deus e Deus encontrou graça nele(Gn. 6:8,9), Abraão que obedeceu em tudo até a ponto de atender a ordem para sacrificar o próprio filho.(Gn.12:1; 22:1-12), Elias que Deus amou tanto que não permitiu nem que provasse a morte e tomou para si levando-o para o céu num redemoinho.(llRs. 2:11), Isaias que quando chamado por Deus disse sem nada indagar: eis-me aqui, envia-me a mim!(Is. 6:8), Daniel que é chamado de mui amado de Deus.(Dn. 9:23) e muitos outros.
Entretanto, a minha intenção é mostrar para você que não apenas Davi, ou estes nomes bíblicos citados aqui tiveram o privilégio de serem homens segundo o coração de Deus, quero mostrar para você que todos nós, homens e mulheres servos de Deus também poderemos ser cristãos segundo o coração de Deus.

6 passos para alcançar esse privilégio?

1º Aceitarmos Jesus é o primeiro passo, pois, foi para isto que Cristo veio ao mundo. (I João 4:14) - E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.
(I João 4:15) - Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.
(I João 4:16) - E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.
Portanto se Deus estiver em nós e nós estivermos nEle certamente O agradaremos.
2º O segundo passo é ser um cristão obediente, ou seja, fazer a vontade de Deus, sujeitar-se a Ele como o próprio Davi e os demais homens de Deus ao longo da História. (João 14:21) - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
Se ao obedecermos a palavra é uma prova de amor a Deus e com isso somos amados dele, certamente o agradaremos também não estaríamos caminhando para sermos pessoas segundo o seu coração?
3º O terceiro passo é ser cristão responsável, compromissado com Deus e com a sua obra, Davi, enquanto seus irmãos já estavam em casa descansando, permanecia no campo cuidando das ovelhas do seu pai. (I Samuel 16:11) - Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.
Davi agradou a Deus por sua responsabilidade e compromisso. Não se agradará Deus de nós se assim também agirmos? (I Corintios 15:58) - Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
4º Ser uma pessoa que vive para agradar a Deus, notem que Davi sempre foi responsável pelos seus atos, quando pecou reconheceu o seu pecado e não quis se livrar da culpa. (II Samuel 12:13) - Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás. (Salmos 32:5) - Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.
Mesmo havendo pecado Davi continuou sendo um homem segundo o coração de Deus, logo entendamos que não é pelo fato de sermos pecadores que deixaremos de ser também pessoas segundo o coração de Deus, se confessarmos a nossa culpa e seremos perdoados e Ele nos amará ainda mais.
5º O quinto passo para nos tornarmos segundo o coração de Deus é vivermos pela fé nEle, vivermos na Sua inteira dependência. (Hebreus 10:38) - Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Se a alma de Deus, que podemos entender por coração, se compraz naquele que vive pela fé, logo viver pela fé significa viver segundo o coração de Deus. Eis o porque de Davi ser um homem segundo o coração de Deus: (Salmos 27:3) - Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria.
6º O sexto passo e o que resume todos em um é ser um verdadeiro adorador, pois aquele que se encaixa nesse perfil já passou por todos os outros passos, o verdadeiro adorador já se entregou a Jesus, anda em obediência, é responsável e compromissado, sabe ser responsável pelos seus atos, vive pela fé... O verdadeiro adorador já é intimo de Deus. (João 4:23) - Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. (João 4:24) - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Ser um verdadeiro adorador é saber adorar em todas as circunstâncias como o próprio Davi. (Salmos 34:1) - LOUVAREI ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.
Como Abacuque.(Habacuque 3:17) - Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
(Habacuque 3:18) - Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
Se assim procedermos, como verdadeiros adoradores, adorando a Deus em todo o tempo, em qualquer circunstância, adorando-O em espírito e em verdade, amando-O, obedecendo-O, confiando nEle e nos santificando a cada dia, buscando agradá-lo sempre, sendo fieis em tudo durante todo tempo, não será apenas Davi, mas todos seremos homens e mulheres segundo o coração de Deus.

Que Deus nos abençoe e nos ajude a ser homens (cristãos) segundo seu coração!!!