Aliança
"Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos." (Efésios 1:18)
Pela fé, temos uma herança, que firma o nosso pacto com Deus. O livro de Gênesis relata a resolução de Deus em criar o homem à Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26). Então, dentro dos nossos direitos de herança, descobrimos que fomos feitos para parecermos com Deus.
1. A herança de parecermos com Deus Você foi criado um pouco menor do que Elohim, e foi coroado de glória e de honra (Salmo 8). Ninguém pode roubar essa herança, foi Deus quem deu a você.
Você não precisa andar confundido sobre o biotipo de Deus, pois em João 1:12-14, descobrimos que Ele Se fez carne, tornou-Se gente, ou seja, Ele veio mostrar a imagem e semelhança dEle. Não é Ele que Se parece conosco; nós é que fomos criados à semelhança dEle.
Deus, em Sua infinita sabedoria, resolveu Se parecer conosco, para que, nesse direito de herança, compreendamos a verdade do Reino e comecemos a ter interesse em sermos semelhantes a Ele.
Porque apesar de sermos feitos à Sua imagem e à Sua semelhança, decidimos parecer com nós mesmos, o que não é bom. Na realidade, o homem fez um ato vergonhoso ao não afirmar que se parecia com Deus, mas Deus veio Se parecer conosco, para nos reconciliar com Ele.
2. O homem foi criado para dominar O texto de Gênesis continua dizendo: "... que o homem domine". Domínio é autoridade trabalhada. A primeira palavra que Deus usou para o homem foi sobre o domínio. "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a Terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a Terra." (Gênesis 1:26)
3. Crescer, frutificar e multiplicar Uma pessoa nunca fica estática. Sempre está evoluindo. Este é um fator cíclico, tanto no físico quanto no espiritual. Você, agora, não é mais o mesmo de quando começou a ler este estudo, pois houve um acréscimo de conhecimento. Só cresceremos, frutificaremos e multiplicaremos quando compreendermos o que é crescimento. A ordem é crescer e depois multiplicar. Quem não entende essa verdade apenas aglomera um grupo de pessoas que não tem a consciência que Deus quer que tenhamos. A frutificação nos mostra como somos e com que tipo de pessoas estamos nos relacionando.
A Bíblia diz que conhecemos o tipo da árvore pelo fruto que ela dá. Algumas árvores são facilmente reconhecidas, outras não. Frutificação é doutrina, caráter e santidade. Quando crescemos no ministério, começamos a influenciar as pessoas, implantando uma doutrina no coração delas.
Deus fez uma chamada a Abrão e ele atendeu, teve seu nome mudado para Abraão (Gênesis 17:5-6). Em Gálatas 3, vemos que temos direito à mesma herança que o Senhor deu a Abraão: "Ora tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o Evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão" (Gálatas 3:8,9). "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo..." (Gálatas 3:13,14)
Você tem respaldo mediante o novo nascimento, para adquirir o direito à herança e à aliança. O homem pecou e havia perdido todos os seus direitos de liderar, mas Jesus veio e restaurou tudo isso. Então, líder, você tem direito às promessas agora não só por causa da herança, mas também da aliança feita através do sangue de Jesus, que é eterna. Sobre você há o mesmo decreto de Gênesis 17:7. Creia, porque de você sairão governos, autoridades, príncipes, domínio e liderança.
A promessa feita a Adão por herança, Deus repetiu a Abraão por aliança, e foi extensiva a nós.
Portanto, prossiga, faça discípulos de todas as nações. E jamais esqueça: Jesus está conosco todos os dias, até tudo ser consumado. Deus te Abençoe. Shalom!!!