O QUE É VALIOSO NA VIDA TEM PREÇO

pr marcos e pra rosane

 “Dou-lhe este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.” Ap.3:14-22 (18)

  Nosso objetivo a refletir sobre esta verdade: tudo o que é valioso na vida há um preço a ser pago para se conquistar. Nossa vitória ou nossa derrota vai depender da disposição e empenho que se tiver em pagar o preço.
Estamos vivendo o tempo da secularização da Igreja, ou seja, o mundanismo vai entrando sorrateiramente e se aninhando dentro da Igreja, nas estruturas, nos membros e na liderança da Igreja. O que aumenta a tristeza é a sensação de que o pecado não nos envergonha mais, não nos causa tristeza e nem precisa ser escondido.
  Precisamos refletir honestamente sobre nossa vida espiritual e pedir que Deus nos ajude a olhar para dentro de nós – individual e Igreja – com desejo de corrigir os erros, confessar os pecados.

Precisamos conhecer nosso verdadeiro estado de vida espiritual à luz do que Deus diz em Sua Palavra e não o que achamos ou os guias espirituais dizem. Precisamos refletir honestamente sobre a tolerância ao pecado dentro da Igreja e adotar atitudes corretivas e curativas no Corpo de Cristo de acordo com a Palavra de Deus para erradicá-lo.


  A Igreja do século XXI é réplica da Igreja de Laodicéia, uma igreja mundana!
  A carta à Igreja de Laodicéia, uma das sete Igrejas da Ásia, para a qual Jesus dirigiu somente palavras de censura, embora isso não queira dizer que não amasse aquela igreja. Interessante que nenhuma Igreja quer se identificar com a de Laodicéia: Encontramos várias denominações usando o nome Igreja tal Filadélfia! A igreja de Filadélfia só recebeu elogios de Jesus e nenhuma censura. Na realidade, porém, há mais igrejas parecidas com a de Laodicéia do que com a de Filadélfia!
Cristo nos deu a salvação de graça, mediante a fé no sacrifício que Ele fez por nós na cruz! Mas para se viver a vida cristã como Jesus quer que vivamos, há alto preço a se pagar: “Dou-lhe este conselho: compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar”
Não deixa de ser um conselho esquisito da parte do Senhor: “compre de mim”, pois a Salvação é de graça e pela graça mediante a fé em Jesus. A bíblia fala de perdão, banquete, roupas brancas, casa no céu, tudo gratuitamente. Algo deveria ter acontecido com a Igreja de Laodicéia para que essa compra fosse necessária, ou seja para que ela pagasse o preço.
Exemplos bíblicos de pessoas que pagaram alto preço:
As Tábuas da Lei: “Disse o Senhor a Moisés: Suba ao monte, venha até mim, e fique aqui; e lhe darei as tábuas de pedra com a Lei e os mandamentos que escrevi para a instrução do povo.”(Ex.24:12). Moisés tinha apenas que obedecer ao Senhor e subir ao monte Sinai, e ficar ali; o restante o Senhor faria (arranjar as tábuas de pedra, escrever…). Ao descer, vendo a idolatria do povo, quebrou as tábuas: “Quando Moisés aproximou-se do acampamento e viu o bezerro (de ouro) e as danças, irou-se e jogou as tábuas no chão,ao pé do monte, quebrando-as.” (Ex.32:19). Para ter novas tábuas, teve que providenciar outras. “ Disse o Senhor a Moisés: Talhe duas tábuas de pedra semelhantes às primeiras, e nelas escreverei palavras que estavam nas primeiras tábuas que você quebrou.” (Ex.34:1). Lavrar ou entalhar as duas tábuas foi o preço que Moisés pagou!
  Deus nos vestiu com roupas de salvação: Antevendo a obra que Jesus faria no Calvário para cobrir a nossa nudez espiritual: “É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois Ele me vestiu com vestes de salvação e sobre mim pôs o manto de justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com as jóias.” (Is.61.10)
Zelar pelo testemunho pessoal: Deus diz que é feliz aquele que zela pelo seu testemunho e pela sua santidade: ”Eis que venho como ladrão: Feliz aquele que permanece vigilante e conserva consigo as suas vestes, para que não ande nu e não seja vista a sua vergonha.” (Ap.16:15)
As roupas de Adão eram as que Deus lhe fizera: NU! Com a queda no pecado, Adão perdeu as vestes originais. Como recurso humano, Adão fez as suas próprias com folhas de figueira e Deus lhe fez roupas de pele de animal. Sacrifício prenunciando o de Jesus na Cruz.
Davi rogava a Deus para que lhe restaurasse a alegria da salvação: Davi pagou o preço: perdeu suas mulheres e o filho, fruto do pecado: Salvação é a libertação do poder do pecado em nossa vida! “Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer” (Sl.51:12)
O filho pródigo ao sentir seu estado de miséria, rendeu-se: Arrependimento, humilhação e confissão de pecados foi o preço pago! “Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; não mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados” (Lc15.18 e 19)
Prudência – As virgens prudentes não concordaram em remediar a situação das imprudentes, emprestando-lhes azeite: “Elas responderam: Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês! Vão comprar óleo para vocês”
É lamentável o fato de muitos não se aperceberem de que o azeite do Espírito já acabou!
Para se ter a plenitude da vida com Cristo (paz, segurança, fé, firmeza, vontade…), há um só a seguir: “Dou-lhe este conselho: compre de mim…!”
Três lições importantes:
1. NOSSA VIDA CRISTÃ SERÁ VITORIOSA NA MEDIDA EM QUE PAGUEMOS O PREÇO!
V. 18 – “Dou-lhe este conselho: compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico”. Deus quer que busquemos coisas de valor, de conteúdo de vida, de espiritualidade, de santidade.
Deus conhece as nossas obras: v.15 “Conheço as suas obras”. Temos que ser transparentes diante de Deus. Não adianta querer ser indiferente diante de Deus!
v.17 – “Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada!” Infeliz é o crente que se acha satisfeito com sua vida espiritual como está. Santidade é processo dinâmico de crescimento constante.
2. NOSSA VIDA DE SANTIDADE INTERIOR SE MANIFESTARÁ VITORIOSA PELO NOSSO TESTEMUNHO EXTERIOR
Vasilhas ou latas cheias não fazem tanto barulho; as latas vazias fazem muito mais barulho que as cheias. v.17b: “…não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego, e que está nu”: retrato da Igreja moderna: tem quantidade de membros, recursos financeiros, programação, mas falta o Poder de Deus!
v.17b: “não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu”: Quando não se trajam vestes santificadas e de justificação. Só o traje do Espírito Santo esconde a nudez da alma!
3. DEUS QUER QUE PAGUEMOS O PREÇO PARA VER O INVISÍVEL, O SOBRENATURAL, O QUE REALMENTE TEM VALOR E QUE CONTA NA VIDA ESPIRITUAL
Os olhos são dos órgãos mais sensíveis de nosso corpo: qualquer cisco nos atrapalha. Colírio neles! Os olhos de nosso espírito precisam ser sensíveis também ao pecado. Colírio do Espírito Santo neles. v.17c – “não reconhece que é… cego…”
A Igreja é cega quando só vê pedras, cifrões, matéria, aparelhagem, números, shows, sem enxergar a glória do céu e nem o suplício que emana do inferno. A Igreja é cega quando não vê Deus operar!
Concluindo, irmãos, não podemos dispensar o tratamento de Deus em nossa vida: v.19: “Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se!”. Temos que pagar o preço! A ação de Deus é insistente — mas não violenta — em nossa vida: v.20: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.”. A promessa é do Senhor: v.21: “Ao Vencedor, darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.” V.15 – “Eu conheço as tuas obras!” Este fato por si só é suficiente para que tenhamos vida santificada pelo Senhor.
É tempo de mudarmos este quadro, este cenário, esta situação em nossa vida e na vida da Igreja!
Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe!