CONHECENDO A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO

Estudo de célula – 3ª semana de agosto de 2017

TEXTO BÍBLICO: João 16:5-15. Jesus disse que Sua obra ficaria completa quando o Auxiliador, o Espírito Santo, fosse mandado pelo Pai, para continuar seu trabalho junto ao coração dos que Ele iria salvar. Muitas vezes ficamos sem saber como cumprir sua ordem dada em Mateus 28:19,20 “.. vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores,... ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês...” Quando ele mesmo disse em João 14:12 “...quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai”, ficamos pensando como isso seria possível? A resposta Jesus mesmo dá no verso 16 “ Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre.” O grande segredo está em deixar o Espírito Santo usar sua vida para fazer as obras de Jesus aqui na terra. Para desfrutar dessa ajuda sobrenatural é preciso conhecer alguns detalhes sobre o Espírito Santo de Deus. Vamos ver como Ele faz Sua obra para nos ajudar.

1. O ESPÍRITO SANTO É QUE CONVENCE O MUNDO DO PECADO. Jo 16:8-9 – O que é pecado? É tudo aquilo que ofende a Deus por não estar dentro de seus propósitos para nós. Não é o que achamos que importa e sim o que Deus diz é que vale. Se Deus diz que algo não deve ser feito, quem faz peca. Em geral as pessoas chamam de pecado apenas os atos errados, cometidos de forma que outros percebam. Porem, algo que fazemos mesmo sem que ninguém perceba, pode ser pecado se Deus disse que não deveria ser feito ou cobiçado. Chamamos de adultério a prática do ato sexual entre pessoas casadas, fora do casamento. Mas Jesus disse que o simples desejo de praticar o ato já é pecado. Veja Mat.5:27-28. Agora pense um pouco e responda – quem é capaz de convencer um jovem de que se ele tem cobiçado alguém para fazer sexo, sem se casar com a pessoa, já pecou no seu coração e perante Deus já pode ser punido? A sociedade hoje, que não leva Deus a sério, procura argumentar que isso é normal, e também que outras áreas onde Deus diz que é pecado não passam de mera satisfação de um desejo natural. Veja outros exemplos de coisas que Deus diz que é pecado – Lev.20:10-16 e 1 Cor.6:9-11. Então, só uma pessoa é capaz de levar um pecador ao arrependimento para que peça perdão a Deus – O Espírito Santo.

2. O ESPÍRITO SANTO CONVENCE O MUNDO DE JUSTIÇA – Jo 16:10 – A palavra justiça significa a virtude de dar a cada um aquilo que é seu. Nosso senso de justiça nos diz quando merecemos ou não. No campo espiritual, sabemos que não merecemos receber coisas boas de Deus porque temos noção do pecado que cometemos. Em Romanos 3:23 está escrito “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus”. Diante da lei de Deus, realmente não merecemos nada, mas Jesus pagou o preço dos nossos pecados, a fim de que pudéssemos receber o perdão de Deus. Somos perdoados por Deus não porque merecemos, mas porque Jesus nos dá isso como presente. Porém, nosso senso de justiça natural tem dificuldades em aceitar esse presente, pois ficamos pensando que precisamos fazer algo para merecer, então, é o Espírito Santo quem convence um pecador a correr para o refúgio da salvação, e que se ele apenas crer em Jesus e o aceitar como seu Senhor seus pecados são perdoados, e ele é declarado justificado diante de Deus, isto é, como se nunca tivesse cometido um pecado. É o Espírito Santo que nos ajuda a entender Romanos 5:12-21. Salvação não é para o justo, mas para os que foram justificados por Jesus. É o Espírito Santo que nos faz entender isso.

3.O ESPÍRITO SANTO CONVENCE O MUNDO DO JUÍZO – Jo 16:11 – Que juízo é este que a Bíblia fala? Quem é este que manda neste mundo e que já está julgado? Leia Apoc. 12:7-11. Satanás tentou Adão e Eva no paraíso e mediante engano recebeu deles o direito de mandar na terra. Esse ato de desobediência do primeiro casal fez com que o mundo inteiro ficasse debaixo do poder do maligno. Leia 1 João 5:19. Mas a morte e ressurreição de Jesus derrotaram o poder do diabo e tiraram dele o direito de mandar naqueles que se tornarem filhos de Deus. A obra de Jesus libertou o homem do juízo eterno de Deus, e por isso cada vez que alguém ouve o evangelho e é salvo das garras do diabo, satanás sofre. Isso arruína seu reino e ele perde seu controle na vida dos salvos por Jesus. É por isso que o diabo tenta evitar que se pregue o evangelho da salvação, e através de seus enganos procura impedir que a mensagem de salvação seja pregada. O diabo já está julgado e condenado, porém o homem ainda não está julgado e pode receber perdão e ser salvo. Sem a ajuda do Espírito Santo alguém não entende esse plano e até nega a existência do diabo, de Adão e Eva e vê em Jesus apenas alguém muito bom, que veio fazer algo pela humanidade, mas esta não entendeu e por isso o matou. A cruz de Jesus foi o julgamento completo do diabo, foi o lugar onde seu poder foi totalmente quebrado. Por isso devemos ler qual é nossa condição hoje em 1 Pedro 2:9 e tomar posse dela. É o Espírito Santo que nos convence que o diabo foi julgado e condenado, e o homem foi perdoado e salvo por Jesus.

CONCLUSÃO: Leia as últimas palavras de Jesus na terra, em Atos 1:8-9. Jesus sabia que seus discípulos só conseguiriam cumprir suas ordens com a ajuda e o poder do Espírito Santo, e por isso mandou que aguardassem o seu envio. Quando o Espírito Santo chegou todos viram o que aconteceu – na primeira mensagem de Pedro quase 3 mil pessoas creram em Jesus e o reconheceram como Senhor. Até hoje é missão do Espírito convencer pessoas, e a nós cabe apenas buscar esse poder e servir de instrumentos para que Ele faça o seu papel. Como igreja temos nosso propósito declarado: Edificar uma igreja de vencedores, servindo as pessoas com amor, levando-as a Jesus e ajudando-as a atingirem a maturidade espiritual com o auxílio do Espírito Santo de Deus. Devemos admitir que precisamos do auxílio do Espírito Santo, pois sem isso não cumpriremos o que Deus espera de nós. BENDITO SEJA O ESPÍRITO SANTO, NOSSO AUXILIADOR.