Importância do discipulado

Estudo de célula 1ª semana Novembro 2017

Texto-chave: III João 1:4
Quebra-gelo: Pergunte aos participantes da célula o que é “ser um discípulo”. Qual a diferença entre um discípulo, um membro e um frequentador da igreja? Deixe-os expressarem seu entendimento e, depois, explique que um frequentador da igreja ou da célula é alguém que não assumiu nenhum compromisso, um membro é alguém que assumiu um compromisso com a igreja, mas um discípulo é uma pessoa que vai muito além disso e que estabelece uma relação de “filho espiritual” do seu líder, abrindo sua vida e se dispondo a aprender com ele a viver a vida cristã.

João escreveu a sua terceira carta a um discípulo seu chamado Gaio. Neste único versículo acima, ele diz muita coisa importante sobre o verdadeiro discipulado. Vamos tentar tirar todo o conteúdo de suas palavras aqui:
1) O DISCIPULADO É UMA RELAÇÃO DE PRAZER – “Não tenho maior alegria do que esta...” – João poderia falar do peso, do trabalho, das decepções, das frustrações que todo fazedor de discípulos vive, especialmente por conta dos que não correspondem, mas ele prefere falar da intensa alegria que encontrava formando vidas em Cristo. É muito importante destacar o prazer de se formar discípulos, assim como o privilégio de ser um discípulo. Muitas pessoas ficam travadas e não se lançam a este chamado porque fazem mais a conta dos custos do que a dos resultados e do prazer que eles dão. Além disso, o discipulado é uma relação que envolve amizade, parceria, serviço mútuo e tudo isso pode ser vivido com muito prazer - Ler também João 17:13; I Tessalonicenses 1:6.
2) O DISCIPULADO É UMA RELAÇÃO DE PATERNIDADE – “... ver que os meus filhos...” – João chamava seus discípulos de “filhos”, assim como o apóstolo Paulo costumava fazer. De fato, o discipulado envolve o conceito de paternidade. O discipulador é alguém com o coração de pai (ou mãe, no caso das mulheres), disposto a dedicar parte da sua vida na formação daqueles que o Senhor lhe confia, até que cheguem à maturidade. Por outro lado, o discípulo é alguém que aceita ser um filho espiritual, submeter-se à autoridade e receber o ensino do seu líder para todas as áreas da sua vida. É mais do que frequentar uma célula. É abrir o coração, não guardar áreas escondidas de sua vida e ser formado na fé... Será que você é um discípulo? - Ler também I Timóteo 1:1-2; Filipenses 3:17.
3) O DISCIPULADO É UMA RELAÇÃO DE CRESCIMENTO – “... ver que os meus filhos andam...” – Ao dizer “meus filhos andam na verdade”, João está deixando implícita a ideia de que seus discípulos caminhavam, avan-çavam, cresciam na vida espiritual. Eles não estavam estagnados. Isso é muito importante, pois o propósito do discipulado é que as pessoas amadureçam e se tornem capazes de frutificar no Reino de Deus. Quando não há progresso, o discipulado se torna enfadonho e a igreja se torna “uma eterna creche”, cheia de bebês espirituais que ficam por anos apenas dando trabalho e nunca assumem responsabilidades... Uma outra boa pergunta a nos fazermos: “Eu estou crescendo? Sou hoje mais firme, maduro e frutífero na fé do que um tempo atrás?” - Ler também Efésios 4:13-15; I Coríntios 3:1-2.
4) O DISCIPULADO É UMA RELAÇÃO DE PRINCÍPIOS – “... meus filhos andam na verdade.” – A alegria de João se baseava no fato de que seus discípulos andavam “na verdade”, ou seja, estavam baseando suas vidas num relacionamento com Cristo e na Palavra de Deus. Sim, porque Jesus se apresentou como “a verdade” (ler João 14:6) e apontou a Palavra como a verdade (ler João 17:17). Sendo assim, o verdadeiro discipulado não é só uma relação de amizade entre um líder e um liderado, mas a implantação de um estilo de vida que prioriza o relacionamento com o Senhor e segue os princípios estabelecidos na Bíblia.
CONCLUSÃO - Finalize a ministração, levando os participantes da célula a avaliarem se já entraram nesta relação de verdadeiro discipulado. Ore por eles, ministrando revelação... Se houver algum visitante não convertido, pergunte se ele não quer receber Jesus como seu Senhor e Salvador e ore com ele.