Relacione porem sem contaminação

Estudo de Célula 3ª Semana Novembro 2017

Texto-chave: Daniel 1:1-20
Nós todos temos um desafio semelhante ao de Daniel e seus jovens amigos. Estamos no mundo, mas não somos do mundo, como disse Jesus (conf. João 17:15-16). Temos que interagir com os não convertidos, ser bênção onde vivemos, nos contextualizar com a nossa geração, inspirando as pessoas a conhecerem Jesus, mas ao mesmo tempo precisamos manter uma vida santa, de acordo com os absolutos da Palavra de Deus. Vamos nos espelhar na história desses jovens hebreus que se tornaram respeitados no ambiente hostil da Babilônia, causando influência, sem se contaminarem com os costumes pagãos que ali reinavam.
1) PRECISAMOS PRESERVAR A NOSSA IDENTIDADE, AINDA QUE O MUNDO A QUEIRA MUDAR – vs. 6-7 – O mundo sempre tentará impor o que devemos ser e pensar. Há uma grande pressão social para que sejamos como todo mundo é. Entretanto, os valores de um cristão, que sustentam a sua identidade de filho de Deus, são governados pela Bíblia. Precisamos, sem nos tornarmos religiosos chatos, manter as nossas convicções e estilo de vida. Daniel e seus amigos, embora tivessem recebido em Babilônia outros nomes, nunca deixaram de se apresentar com sua identidade original, que fazia alusão à sua fé. O mundo não conseguiu moldá-los ao seu padrão.
2) PRECISAMOS DECIDIR FIRMEMENTE NÃO NOS CONTAMINAR COM O QUE A BÍBLIA CONDENA – vs. 8 – Um verdadeiro crente precisa ter conhecimento do que Deus aprova e do que Deus desaprova. Isso é adquirido com estudo da Bíblia. E, a partir do momento que conhecemos a vontade do Senhor, precisamos nos com-prometer com ela, ainda que o mundo nos pressione a adotar outros valores e nos ofereça coisas atraentes... Daniel e seus amigos resistiram aos manjares da mesa do rei, por saber que eram alimentos comprometidos com rituais pagãos, consagrados a falsos deuses. Devia haver iguarias deliciosas ali, mas eles preferiram se abster daquilo, para não se contaminarem com o pecado.
3) PRECISAMOS CRER QUE OS PRINCÍPIOS DE DEUS FARÃO DE NÓS PESSOAS MAIS SAUDÁVEIS DO QUE AS QUE ANDAM NA PERMISSIVIDADE DO MUNDO – (vs. 12-15) – Muitas vezes, o mundo olhará para nós e nos desprezará pelas escolhas que fazemos. Os que não têm uma mente cristã não entenderão o fato de que nos abstemos de tanta coisa que dá prazer. No entanto, precisamos apostar nos princípios de Deus e crer que, com o passar do tempo, eles nos preservarão com muito mais saúde, em todos os sentidos. Talvez, um jovem que está provando todo tipo de relacionamento e pecado hoje se sinta mais feliz do que o crente que está se guardando, mas, e amanhã? Como estará a alma de cada um? Como estará a saúde de cada um? O que vai preservar um casamento ou uma família unida? A permissividade do mundo ou a ordem que a Palavra de Deus impõe?... Daniel e seus companheiros se abstiveram de muitos prazeres, mas ao final estavam muito mais saudáveis do que os demais, que aceitaram tudo o que lhes era oferecido.
4) PRECISAMOS NOS CONTEXTUALIZAR, CRESCER EM CONHECMENTO, ENTENDER O MUNDO À NOSSA VOLTA, SEM ABRIR MÃO DAS NOSSAS CONVICÇÕES – (vs. 17-20) – Perceba que, embora Daniel e os demais jovens hebreus guardassem seu coração do pecado, ele não fecharam a sua mente e nem deixaram de interagir com a cultura babilônica. Naquilo que a Palavra de Deus permitia, eles procuraram se atualizar. Estudaram, contextualizaram-se, procuraram ser pessoas capacitadas e úteis na sociedade onde viviam. Foi por isso que eles conseguiram um lugar ao sol, tornando-se pessoas admiráveis e, por conseguinte, obtendo maior espaço para darem testemunho da sua fé... Como igreja, não podemos escolher a perspectiva de “gueto”, onde nos isolamos e só nos relacionamos entre nós. Temos que crescer em nossa vida secular, guardando-nos de pecar, mas mantendo pontes com o mundo que está à nossa volta, para influenciá-lo.
CONCLUSÃO - Antes de dirigir um tempo de oração com a célula, leve seus discípulos a refletirem se estão sendo influenciados ou influenciando o mundo. ... Havendo visitantes, desafie-os a se alinharem com Cristo, recebendo-o como seu Senhor e Salvador. Ore com eles e consolide-os.