PROVAS DE QUE JESUS NÃO ERA POBRE!

ESTUDO DE CÉLULA, 2ª SEMANA DE JUNHO EM 2018.

No estudo anterior vimos que Deus tem uma promessa para quem for obediente aos seus mandamentos – “..Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra”, ou seja, será próspero em tudo. Dt. 28:1 e 29:9. Jesus foi exemplo de alguém que obedeceu em tudo, e por isso foi modelo de pessoa próspera, cumprindo assim a promessa de Deus. Com isso mudamos a imagem negativa de um Jesus pobre, andarilho, vivendo de esmolas, para um Jesus que, por ter sido obediente em tudo, teve o direito de também ser próspero em tudo. Hoje, vamos apresentar 10 provas que vão deixar claro que Jesus não era pobre, mas sim muito próspero. Vejamos:

1- Quando nasceu recebeu presentes valiosos - Mt. 2:1-2, 9-11 - Reis magos, do Oriente, vieram adorar Jesus e trouxeram presentes caros – ouro, incenso e mirra. Porque esses presentes? Para sustentar Jesus e seus pais quando fugiram para o Egito – v.13-15. Deus supriu Jesus e sua família lhe dando presentes de reis.

2. Pessoas davam suporte ao ministério de Jesus – Lc. 8:1-3. Quando Jesus chamou seus discípulos eles largaram o trabalho, e deviam ter famílias e Jesus sustentava todos. - Pessoas eram mantenedores do ministério de Jesus. A obra de Deus precisa de mantenedores. Quem se dispõe a manter a obra de Deus será recompensado por Ele com muita prosperidade também.

3. Quando precisava, Jesus fazia milagres para prover o necessário- Mt. 17:24-27 – Uma moeda na boca do peixe serve para pagar o imposto do templo. Quem faz um milagre desse precisa pedir esmolas? Jesus multiplicou pães por duas vezes. Quem faz isso passava necessidades? Vivia como mendigo, pobre?

4. O ministério de Jesus dava assistência aos pobres – João 13:27-29 – Na ceia Judas se levanta e os outros pensaram que ele ia ajudar alguns dos pobres. Quem é pobre não tem ministério de ajudar pobres. Jesus tinha, então Ele não era pobre.

5. Jesus tinha um tesoureiro - João 12:6 - Judas era um tesoureiro ladrão que roubava e ninguém percebia de imediato. Porque? Devia ter muito dinheiro na sua responsabilidade. Pobre não tem tesoureiro. Se Jesus tinha é porque o volume financeiro devia ser grande. Era suficiente para sustentar os discípulos e ainda para Judas roubar sem que alguém percebesse.

6. Jesus não se colocava como um pobre – João 12: 3-5, 7-8 – Todos ficaram escandalizados porque Maria jogou um perfume caro em Jesus, mas Ele disse que ela fez uma coisa certa – os pobres poderiam ser ajudados em outra oportunidade. Aquela era a hora de honrar quem merecia, por ter feito tantas obras boas pelo povo.

7- Jesus não ficou abalado com o valor do perfume - valia o salário de um ano de um trabalhador. Hoje valeria mais de 6 mil reais. Alguns ficariam constrangidos se alguém fizesse isso hoje, porque pobre estranha quando a oferta é grande de mais. Você ficaria à vontade ou constrangido? Jesus não ficou constrangido porque para Ele isso não devia ser um valor tão grande.

8- No final do ministério nada havia faltado aos discípulos –Lc.22:35 - Seus discípulos eram supridos em tudo. A resposta deles mostra que eles não andavam com um mestre pobre. Jesus supriu todas as suas necessidades durante o tempo que O serviram.

9- Os soldados sortearam a roupa de Jesus entre si – Jo 19:23-24 - Ninguem briga por causa de roupa de mendigo. Vale a pena alguém brigar por causa de sua roupa? Jesus vestia-se bem, para honrar ao Pai, e sua roupa mostrava que não era pobre.

10- A promessa dizia- quem obedecer vai prosperar em tudo – Dt 29:9 - Js 1:8 – Jesus desfrutou dessa promessa. Essa é a promessa da Lei. Se Jesus obedeceu toda a lei então ele teve prosperidade. Salmos 1 diz que quem obedece e serve ao Senhor “será como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Tudo o que essas pessoas fazem dá certo”.

CONCLUSÃO: Jesus foi próspero em tudo, e só nos seus últimos dias é que se fez pobre para que nós fossemos tornados ricos. Desejar prosperidade não é algo pecaminoso. Não devemos cobiçar, mas sim desejar comer do melhor da terra. - Is. 1:19. Todos querem obedecer a Deus, mas quantos querem comer do melhor da terra? Alguns acham que não merecem e não devem querer porque deve ser pecado. Jesus tinha a bênção de Deus sobre Ele. Nós também teremos se formos obedientes como Ele foi. Amém?