SACRIFICAR O BOM PARA TER O MELHOR!

ESTUDO DE CÉLULA, 3ª SEMANA DE JUNHO EM 2018.

Texto: Mt. 13:44-46 – Já falamos aqui sobre a bênção de se obedecer a Palavra de Deus – ela traz prosperidade.Também falamos sobre a bênção de honrar pai e mãe – traz vida longa. Hoje queremos falar da bênção de se fazer um sacrifício para Deus - para ter um relacionamento com Ele melhor do que já temos. Queremos isso? Sacrifício é algo chave na vida espiritual. Queremos falar sobre 6 princípios que envolvem sacrifícios na Palavra de Deus:

1- Coisas de valor são alcançadas por meio de sacrifício - Ex. Um filho é gerado porque uma mulher faz o sacrifício de abrir mão de seu corpo; o salário é recebido após um período de trabalho que exigiu sacrifícios. Sacrifício significa que abrimos mão de coisas valiosas (pérolas) para se ter algo mais valioso ainda. O jejum é uma forma de sacrifício. Comer é algo que tem valor, mas quando abrimos mão de comer, o fazemos por algo mais valioso. Sacrifício não é penitência – Penitência é uma forma de castigo por algo que fizemos de errado e nos arrependemos. Sacrifício é algo que oferecemos de nós a Deus, de forma voluntária, para O agradar. O nosso sacrifício mostra o quanto queremos algo.

2 – O Reino de Deus é alcançado por sacrifícios – Mt. 11:12 “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele”. O que é o Reino de Deus? É a presença e o domínio de Deus na vida das pessoas. Sacrifício exige esforço. Adão abriu mão de uma costela para ter Eva. Um bom profissional é alguém que passou por muitos sacrifícios para aprender – sono, lazer, dinheiro, etc. Para se ter algo de Deus também é preciso sacrificar algo – Ex. a célula não vai crescer sem sacrifício. Ser discípulo exige sacrifício- morrer para sua vontade - Mateus 16:24. Lider de célula que não se expõe ao sacrifício não vai conseguir crescer a célula. Quem quer ter coisas espirituais só as conseguirá com sacrifício. Deus só quer o que nos custa algum sacrifício – 2 Sm. 24:11-24 – Davi pecou e escolheu o castigo – fazer um altar para Deus nas terras de Araúna. Escolheu pagar o preço para que fosse um sacrifício. Se não custa não é sacrifício, não tem valor. Se não é importante para nós não tem valor para Deus. Ex. dar o dízimo é um sacrifício para muitos. Por isso Deus se agrada de quem da e cumpre a promessa de abençoar com prosperidade. De a Deus o que tem valor para você.

3- Conhecemos o que as pessoas são e querem pelo seu sacrifício. Fazemos sacrifícios pelo que achamos que é importante. Dinheiro é importante - o que você está disposto a fazer para ter dinheiro? Ex. por causa de uma carreira, de um trabalho – muitos deixam filhos com empregada; deixam de se divertir, dormir, descansar etc. porque ter dinheiro é importante. Família é importante? Reino de Deus é importante? – Nosso sacrifício mostra se são ou não. Pergunta: o que estamos dispostos a sacrificar para ver o Reino de Deus crescer? Nosso sacrifício fala do valor das pérolas que encontramos. O Reino é uma pérola para nós?

4- Só alcançamos coisas do céu através do sacrifício –Células e Igrejas não crescem sem sacrifício. Alguém precisa pagar o preço do crescimento. Sacrifício fala de compromisso, de orar, jejuar, ensinar a Palavra, aprender de Deus.

5- Sacrifício é um processo espontâneo de dor- ser um líder dói. Ser pastor dói. Jejuar por alguém dói – se não dói não é sacrifício. Casamento feliz tem preço de dor - Ter filhos nos caminhos do Senhor tem preço de sacrifício. Se o que estamos fazendo não custa nada e não dói, é porque não tem valor. Nossas células só vão crescer quando os líderes de células sentirem dor para fazer a obra crescer.

6- Somente pessoas apaixonadas vão ao sacrifício espontaneamente - Jesus sabia que morrer era dolorido mas amava tanto as pessoas e ao Pai que foi ao sacrifício. Semeadura e colheita tem o princípio do sacrifício - a melhor semente não pode ser comida e sim semeada para se ter uma lavoura melhor. Temos semeado no Reino de Deus? – quem não planta não colhe. Quem não se sacrifica pela igreja de Jesus não vai ver a obra crescendo, e nem será recompensado por isso.

CONCLUSÃO: Sacrificamos o bom para ter o melhor. O que estamos sacrificando mostra a prioridade que temos. Jesus é nossa pérola de maior valor? Se temos o Senhor em nossa vida, então devemos sacrificar outros interesses para tê-lo mais em nós. Amém.