Impedimentos às nossas Orações
Estudo de Células - 1ª Semana de Novembro de 2018
Texto Chave: Sl 65.2; Mt 5:8; Sl 24:3-4
Introdução: Sabemos como filhos de Deus, que nossas orações são ouvidas pelo Pai, que o Senhor Jesus está à direita do Pai e intercede por nós, sabemos também que o glorioso Espírito Santo também intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Por que então podem acontecer impedimentos as nossas orações?
Vejamos:
Raiz de Amargura: Hb 12: 14-15 – A amargura vem quando alguém nos decepciona ou não corresponde aos nossos desejos. A pessoa amarga não perdoa, nada está bem para ela, é murmuradora. Tem sentimento de vingança em algumas situações. Ela não tem frutos. A amargura rouba o que Deus tem para nós. A amargura afasta as pessoas, pois contamina.
Remédio – o perdão – Pv 28.13
Soberba: 1 Pe 5.5-9 - "..., porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." O soberbo é perfeccionista. Timidez também é soberba (medo de errar, quer ser o melhor)
Remédio – espírito quebrantado – Sl 51.17
Fé vacilante: Aquele que duvida não recebe nada da parte de Deus. "São bem aventurados aqueles que não viram e creram" - Jo 20.29b.
Hb 11:6 - “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.
Remédio – a Palavra – Rm 10.17
Falta de entendimento no relacionamento conjugal: 1 Pe 3: 7 – “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento, e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, por que sois, juntamente, herdeiros das mesmas graças da vida, para que não se interrompam as vossas orações’”.
Remédio – orar juntos
Pecado oculto: Quando o povo do Senhor entrou em Canaã, e foram guerrear contra a cidade de Ai, foram derrotados porque Acã roubou pertences da cidade de Jericó e escondeu dentro de sua tenda, desobedecendo a Deus.
Josué 7: 1, 6, 7, 10-13, 19-23
Remédio – Confissão – Pv 28.13
Infidelidade nos contratos – Pv 6.2; 19.2 - Quando não cumprimos a palavra empenhada, contratos escritos, horários combinados, sonegamos impostos e outros tributos, roubamos ao Senhor nos dízimos e ofertas.
São as sutis raposinhas que fazem mal a vinha.
Remédio – Fidelidade – Ap 12.11
Conclusão: “Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá” (Is 59.2 NVI). Percebemos que a causa principal de não sermos atendidos nas nossas orações, é o pecado em suas diversas manifestações, conforme vimos acima.