SEGUIR EM FRENTE!

Estudo de Célula, 1ª Semana de Fevereiro de 2019

TEXTO-CHAVE: Atos 28.1-11

INTRODUÇÃO – Em nosso dia-a-dia às vezes somos atacados com coisas que nos surpreendem, e muitas vezes ficamos sem saber o que fazer. Vamos aprender com o apóstolo Paulo através de uma de suas experiências, vivida na Iha de Malta.

1 - NÃO EXISTE AZAR PARA A VIDA DE UM SERVO DE DEUS! - Lucas, o autor do livro de Atos, conta que após o naufrágio do navio que levava pessoas a Roma, os náufragos foram recebidos com muita hospitalidade, e que chovia e fazia frio. Isto levou as pessoas a acenderem uma fogueira. Ao apanhar gravetos para lançar na fogueira, o apóstolo Paulo foi surpreendido por uma víbora venenosa, que mordeu sua mão e ficou dependurada nele. Veja em Atos 28:4 o que os habitantes da ilha pensaram disso. Aquele povo ainda não conhecia o Deus de Israel, nem o Evangelho do Reino de Jesus. Para eles, o apóstolo era “um assassino” ou um terrível criminoso, que escapara da justiça. Na verdade, eles criam numa deusa chamada Dike, que para eles era a “deusa da justiça”. Eles atribuíram aquele ocorrido como a ação da tal deusa. Mas lembre-se sempre que não existe azar para a vida de um servo de Deus! Tudo tem um propósito.

2- UM HOMEM DE DEUS NÃO PODE SE DESESPERAR NA HORA DA PROVAÇÃO. Atos 28:6 O povo tinha a expectativa de que em pouco tempo Paulo morreria. Eles, porém, esperavam que ele começasse a inchar e que caísse morto de repente. Podemos imaginar a reação do apóstolo diante dos olhares curiosos dos nativos. Paulo sabia se portar em meio às dificuldades. Um homem de Deus como Paulo, e como você, não pode se desesperar na hora da provação. O apóstolo permaneceu em paz - a paz que excede a todo o entendimento, conforme ele mesmo escreveu em Filipenses 4.7. A paz de Deus é como um rio. Você também precisa aprender a não perder a paz, ainda que “uma víbora morda sua mão”! No mesmo texto da Epístola aos Filipenses, Paulo registrou que sabia o segredo de viver contente em toda e qualquer situação- Fp 4.12. A reação do apóstolo foi de “sacudir a cobra no fogo” (v. 5) e continuar confiando no Senhor. Deus fez a parte dEle e o veneno não surtiu nenhum efeito em Paulo. Houve sim um resultado: o povo daquela ilha ficou muito assustado, achando que na verdade Paulo era um deus!

3 – NADA PODE ROUBAR A PAZ DO FILHO DE DEUS . O que tem roubado a sua paz ultimamente? Seja lá o que for, certifique-se de saciar a sua alma com a paz que corre no rio de Deus. Foi o profeta Isaías quem escreveu sobre o rio de paz - Is 66.12. Através de Jesus você tem acesso a esta paz sobrenatural. Isto está ao alcance dos membros de sua célula agora mesmo quando você ministra a eles.

4 – LUTAS ANTECEDEM CONQUISTAS. Muitas pessoas da ilha de Malta foram impactadas pelo poder de Deus manifestado através da vida de Paulo. O habitante mais ilustre da ilha se chamava Públio, e o texto bíblico conta que Paulo se hospedou em sua casa durante três dias. Nesta ocasião o pai de Públio foi curado assim que Paulo impôs sua mão e orou por ele. Atos 28:9 conta que todos os doentes da ilha que foram até Paulo também receberam cura da parte de Deus. Ou seja, Malta foi visitada pelo poder de Deus, graças ao naufrágio e à luta vivida pelo apóstolo.

Conclusão - Diante das lutas há pessoas que desanimam, recuam, desistem. Pois nós, como discípulos de Jesus, não podemos agir assim. Talvez você nos últimos dias esteja enfrentando lutas e já até pensou em desistir de tudo. Mas hoje, em nome de Jesus, Deus quer mudar o rumo de sua vida para que você aprenda a sacudir a víbora e seguir em frente.
Lembre-se: Deus tem poder para tornar cada luta em bênção, tanto para nós como para o Reino de Jesus. Veja Rm 8.28. .Vamos orar e declarar juntos que as lutas não roubarão a paz do Senhor em nossas vidas.