OS CICLOS DE DEUS

Estudo de Células, 3ª Semana de Fevereiro de 2019

TEXTO-CHAVE: Salmos 90.10- 12
INTRODUÇÃO: Diversos textos da palavra de Deus relatam ciclos que eram vividos pelo povo de Israel. Depois de tomarmos conhecimento desta verdade, devemos passar a observar o ciclo que estamos vivendo segundo sua Palavra, e nos certificar de que é algo real e para as nossas vidas também. Um ciclo completo resume-se em 7 anos, visto que o sábado é o 7º dia da semana, assim, criou-se um princípio: O Princípio do Sábado – Deus criou o homem em 6 dias e no 7º descansou, o sétimo dia foi então consagrado para descanso, nada se podia fazer Lev. 23.3. O Sétimo Ano – era para o descanso da terra, e após 6 anos, comia-se apenas do que nascia por si só Lev. 25.1-5. O Ano do Jubileu – acontecia a cada 49 anos, era o ano do perdão e da reconciliação. Neste ano, as dívidas eram perdoadas, os escravos eram libertos e a terra voltava a ser do dono original. Devido a esse planejamento de Deus mediante os ciclos, passou-se a necessitar de marcos (acontecimentos importantes) para que a partir deles fosse possível contar os ciclos em cada área Jer. 31.21a. Exemplos de marcos: - dia da conversão; - dia do casamento; - dia da consagração ao ministério; dia que abre-se um negócio, etc. Existem ciclos para todas as áreas e eles caminham juntos. É importante sabermos em qual ciclo estamos vivendo para esperarmos o que poderemos receber de Deus em cada ciclo.

1º ANO - ANO DA APRENDIZAGEM: Em cada área é assim que funciona, o primeiro ano de qualquer coisa é para aprender como fazer e agir. (Ex. Casamento: a lua de mel não dura 365 dias, é preciso aprender a conviver melhor um com o outro. O Brasil é o país que mais inicia negócios e um dos que mais tem empresas que fecham, por não saber que o 1º ano é da aprendizagem). O 1º ano é para estabelecer bases e fundamentos, ano de ganhar experiência.

2º ANO - ANO DO SERVIÇO: É tempo de praticar o que se aprendeu no 1º ano, tempo de trabalho e de não obter muitos resultados, mas de conquistar reconhecimento pelo serviço. Muitos desistem no 2º ano, porém não há vantagem em desistir pois quando assim fazemos, não concluímos nada e sempre estaremos voltando ao início.

3º ANO - ANO DA ALIANÇA: É um ano de familiaridade, de proximidade, de adquirir confiança. Somente após 3 anos podemos dizer que temos aliança. Assim o fez Jesus, somente após 3 anos passou a chamar seus discípulos de amigos Jo. 15.15 É no 3º ano que se checa a realidade dos vínculos.

4ª ANO – ANO DA OPORTUNIDADE Lc.13.6-9 , É ano de produzir frutos em qualquer área. A figueira que foi plantada na vinha, não havia produzido nenhum fruto durante 3 anos, mas teve a oportunidade de produzi-los no 4º ano. Pode-se esperar e trabalhar para colher frutos.

5º ANO – ANO DA DEFINIÇÃO E PERSEVERANÇA II Re.13.17-19. É um ano de perseverar, pois é um tempo de lutas, onde há vontade de desistir, porém não devemos fazê-lo para não perdermos a benção que nos aguarda (Ex.: muitas igrejas tradicionais mudam de pastor no 5º ano; muitos casais se separam no 5º ano de casados;)

6º ANO – O ANO DA BENÇÃO TRÍPLICE - Lev. 25.20-22, Nesse texto o povo questiona como haveriam de viver, se o 7º ano é o ano do descanso? Deus diz que se forem perseverantes e fiéis, no 6º ano produziriam 3 vezes mais, para viverem até o 8º ano. O 6º ano é ano de reivindicar as promessas do Senhor em todas as áreas, por isso devemos perseverar no 5º ano, para que nos apossemos das bênçãos do 6º.

7º ANO – ANO DO DESFRUTE: Ano onde se trabalha menos e colhe-se igual, colhe-se o que já se plantou nos anos anteriores.

CONCLUSÃO: Somente os dias que vivemos na presença de Deus é que são contados. Se desejarmos viver o melhor de Deus devemos nos posicionar em sua vontade e perseverarmos, pois somente desta forma poderemos ver suas mãos agindo em nossas vidas ao longo dos anos aqui na Terra.Vamos refletir um pouco :O ano de 2009 representa qual ano dentro do ciclo de Deus para você? Em alguma área de sua vida já foi quebrado o ciclo voltando ao 1º ano? Você pode dizer que serve ao Senhor com alegria como Jacó serviu a Labão em Gn.29.20?
.