VIDA MARCANTE E FELIZ

Estudo de Célula, 4ª Semana de Fevereiro de 2019

TEXTO-CHAVE: Salmos 1
INTRODUÇÃO: “A morte é mais universal que a vida; todo mundo morre, mas nem todo mundo vive”. (Alan Sachs) “A vida não é medida pelo número de vezes que respiramos, mas pelos momentos que tiram nosso fôlego”. (Anônimo) A partir destes versos podemos ter um vislumbre de como devemos viver, devemos ter uma vida marcante e feliz, mas para isso se tornar uma realidade, existem caminhos que devemos tomar:

1 – VIVER DENTRO DO PROPÓSITO DE DEUS Jer. 1:5. A cada dia devemos encher a nossa consciência de que fomos criados para sermos sacerdotes de Deus e que estamos aqui na Terra cumprindo um propósito. Muitos podem pensar que o que dá sentido à vida é a conversão a Cristo, porém muitos se convertem genuinamente e vivem uma crise existencial, porque não descobriram sua vocação, vivendo longe daquilo que deveriam ser. Concluímos que, o que dá sentido a nossa existência é a missão, o propósito para o qual fomos criados. Deus nos chama ao lugar em que se cruzam a maior necessidade e a profunda alegria.

2 – BUSCAR A SABEDORIA EM DEUS Tiago 1:5. O maior problema das pessoas não é a falta de dinheiro, de habilidades pessoais ou qualquer outra coisa, a maior falta que as pessoas têm é a falta de sabedoria, pois no momento que obtemos sabedoria, conseguimos administrar de forma proveitosa, tudo o que possuímos, ainda que seja pouco. Devemos então pedi-la a Deus; termos um discipulador; sermos bons ouvintes; fazermos da leitura o nosso maior hábito. A melhor composição de imagem exterior e virtude interior para o cristão é combinar a “simplicidade dos pombos” (imagem exterior) com a “prudência das serpentes” (virtude interior), astutos por dentro e simples por fora . Mt 10:16.

3 – COOPERAR COM DEUS NA TRANSFORMAÇÃO DO CARÁTER Rm. 8:29. O maior propósito de Deus é formar o caráter de Cristo em nós. Não temos controle sobre muitas coisas na vida (família, local de nascimento, nossos pais, etc), mas podemos escolher que tipo de caráter vamos ter. Caráter é o que somos de fato, reputação é o que aparentamos ser. A maneira mais honrada de se viver é ser de fato aquilo que aparentamos ser. Nossa consciência nos dá capacidade de avaliar nosso comportamento e o erro mais grave que podemos cometer é não ter consciência de erro algum.

4 – VIVER EM PAZ COM TODOS OS HOMENS Rm. 12:18 . A base de nossa vida são pessoas e a forma que nos relacionamos com elas, por isso o sucesso, felicidade e realização pessoal dependem muito de nossa capacidade de nos relacionar. A benção e a maldição procedem de pessoas. Não existem relacionamentos neutros, portanto devemos tomar cuidado com as pessoas que nos relacionamos, pois de alguma forma elas irão nos influenciar Algumas pessoas que devemos ter cuidado: - aqueles que diminuem nosso temor a Deus; - aqueles que fazem com que tudo pareça normal e aceitável; - aqueles que diminuem nossa fé e o esplendor de nossas vitórias. Devemos estar onde somos celebrados e não tolerados.

5 – SER POSITIVO EM TODAS A AÇÕES II Co. 2:14 Com a Mente: uma mente vitoriosa é meio caminho andado para o sucesso. Palavras são sementes e tem poder de vida e de morte. Otimismo: nada é tão maléfico quanto antecipar desgraças. Alegria: é como um músculo quanto mais se exercita mais forte se fica, ser alegre é ser forte. Gratidão: tem poder de transformar uma simples refeição num esplendoroso banquete, uma casa simples num grandioso lar. Generosidade: a medida de uma vida não é sua duração, mas sua doação.

6 – APRENDER COM OS PRÓPRIOS ERROS Sl. 51:1-3 Existe uma grande virtude que é a de assumir a responsabilidade pela própria vida, ao invés de culpar a outros. Pessoas que assumem a responsabilidade por suas vidas e por seus erros são pessoas respeitadas e admiradas. Existem 3 perguntas que devemos fazer após algum erro: 1. Que lições eu aprendi? 2. Como posso transformar o erro em benefício? 3. Onde eu acertei?

7 – TERMINAR TUDO AQUILO QUE COMEÇAR João. 17:3. A perseverança nos leva a lugares altos e a adquirir princípios de vida.

CONCLUSÃO: Faça o teste para saber se sua missão terminou: respire fundo... se continuar respirando é porque ainda não acabou. E pergunte para você mesmo: Em qual área eu preciso avançar para viver melhor e vencer em 2009?