A cura do homem da mão mirrada – ressequida

Estudo de Célula 2ª Semana de Junho 2019

Texto: Mateus 12.9-13


Estamos em uma passagem que o Mestre vinha sendo confrontado pelos fariseus, visto que, faziam isso para poder pegar Jesus em alguma palavra a fim de entrega-lo a ser preso.
Mesmo diante desse contrito, o Messias mostrou sua parte milagrosa, operando o que conhecemos por “a cura do homem que tinha uma das mãos mirradas”.
Essa passagem recolhe aprendizados imensos ao qual quero abordar nesse estudo.
As vezes a “mão mirrada” na sua vida pode ser uma área que você está esperando uma resposta de Deus,
O texto que nós vamos tomar por base se encontra em Mateus 12.9-13:
“E, partindo dali, chegou a sinagoga deles. E estava ali um homem que tinha uma das mãos mirradas; e eles, para acusarem Jesus, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançara mão dela e a levantará? Pois quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados. Então disse àquele homem: Estende a mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra.” (Mateus 12.9-13)

Introdução
Esta mesma passagem de Mateus sobre o homem da mão mirrada, é relatada também por outros evangelistas, como em Marcos 3.1-6 e Lucas 6.6-11.

Este milagre realizado por Cristo, representa outro item do conflito entre Jesus e os fariseus quanto a observância dos sábados.
Visto que esse grupo religioso e também os judeus daquela época guardavam o sábado pensando em cumprir o que está escrito em Êxodo 20.8-11:
“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas.” (Êxodo 20.8-10)

01

De fato, a palavra Sábado, em hebraico, é “shabbat” e vem do verbo “cessar”, “parar” (de fazer alguma coisa”.)
Porém, Jesus quando vem, de forma alguma quer ab-rogar a lei, más cumprir (Mateus 5.17). Isso significa que Deus não veio desrespeitando o sábado dos Judeus, más provou que até do sábado ele é Senhor (Mateus 12.8).
O grande confronto entre os fariseus e Jesus, pode ser explicado da seguinte forma:
Cristo não queria que os fariseus tomassem apenas o sábado dizendo que naquele dia “santificado” ia adorar ou dedicar ao Senhor, más Ele queria que todos os dias fossem assim, ou seja, não adianta guarda um dia se todos os outros são sem dedicação a Deus..
Por isso curou no sábado, colheu no sábado, salvou no sábado e fez diversas maravilhas nesse dia que, para Ele era à Deus assim como todos os outros, Jesus é perfeito em tudo, por isso
Jesus entra na sinagoga (Vs. 9)
Jesus chega na sinagoga, provavelmente situada em Cafarnaum.
Do mesmo modo que Ele entrou na sinagoga buscando aquele homem da mão mirrada, ele entra nas áreas da sua vida para estabelecer propósitos e fazer mudanças.
O que acho interessante, é que Jesus chegou a sinagoga deles, ou seja, a Videira Verdadeira que quis ir até lá, de forma alguma foi forçada a ir.
O texto é riquíssimo, pois é Cristo que se interessa em ir, o maior interessado em fazer maravilhas é o próprio Senhor, ele quer ver mudanças e transformações.
Existe situações que não precisamos ficar preocupado pois é Ele que vai vir ao seu encontro, no caso em Atos 3 por exemplo, Deus usa Pedro e João para realizar a cura do coxo da porta formosa.
As vezes nos preocupamos com tão pouco, perdemos o sono. Porém, a calma de Jesus sempre me impressiona, o seu caráter era manso, não vemos ele preocupado, ou se desesperando.
• João 5.1-14 – Vai ao encontro do paralítico de Betesda
• Atos 9.1-18 – Vai ao encontro de Saulo no caminho de Damasco.
• João 9.1-7 – Vai ao encontro de um cego de nascença.
Não se preocupe! do mesmo modo que Cristo foi ao encontro deles, vai ao seu também. Lembrando que, todas essas passagens demonstra o propósito dEle em relação ao que recebeu a visita, porque sabia do coração de cada um.

TODO O MILAGRE É EXTRAORDINÁRIO

O homem da mão mirrada
Mirrada significa literalmente seco, ou seja, aquele homem tinha uma das mãos secas, como se tivesse sem carne humana nela, Lucas 6.6 nos revela que era a mão direita.
A vida daquele homem não era normal, para o judaísmo, qualquer que fosse a enfermidade era sinal que você estava errado ou tinha feito algo para Deus. Com isso, imagine por onde ele passar ser lembrado que “estava em pecado”.
O mesmo, não tinha acesso livre a todos os locais, pois, aqueles que eram acometidos por enfermidades não podiam entrar em qualquer lugar.
Até mesmo naquele dia esse homem tudo que indica não estava no meio da sinagoga, Marcos 3.3 diz que Jesus falou para ele: “Levanta-te e vem para o meio”.
Provavelmente, esse homem ou estava do lado de fora ou em um canto da sinagoga, o mais recomendável é que fosse do lado de fora, pois naquele tempo dentro de sinagogas, não podia entrar enfermidade.
Apesar da vida dele não ser boa, apesar de não ter acesso a tudo, apesar de nem mesmo conseguir ver os ensinamentos de Cristo naquele dia perto dele, Deus foi capaz de olhar e ver a situação que vivia.
Quando estamos em momentos difíceis e complicados, pensando que ninguém está vendo nossa situação, Deus vê!
Irmãos, a Bíblia diz que apenas a mão deles estava mirrada, não diz que o braço também, sendo assim, apenas um membro do seu corpo estava seco. Talvez, nas nossas vidas pode ser apenas uma área que esta seca, não produzindo nada, e todas as outras fluindo.
Até mesmo essa área que aparentemente não tem fruto nenhum, Jesus pode tratar dela.

A pergunta dos fariseus e resposta de Jesus
Quando Jesus chama o homem para o meio os fariseus perguntam: É lícito curar no sábado? O objetivo deles não era obter informações para si mesmos, mas sim evidências contra Jesus, para o acusarem.
Mas a pergunta do Mestre pode muito logicamente ter sido feita em uma forma retórica. Na presença do homem aleijado, os fariseus perguntaram a Jesus: “E lícito curar nos sábados?” Em resposta, Jesus perguntou: “É lícito no sábado fazer bem ou fazer mal? Salvar a vida ou matar?” Marcos diz imediatamente que “eles calaram-se”.
Ao responder a pergunta dos fariseus com outra pergunta, Jesus os coloca no seu devido lugar, e assim silencia os seus adversários.
Para concluir o seu assunto, Cristo perguntou se eles não tirariam uma ovelha de uma cova em um sábado (11).
Quanto mais vale um homem do que uma ovelha? E, por consequência, lícito fazer bem nos sábados (12). Tudo o que for para o bem da humanidade, será sempre agradável a Deus.
Não podemos ser iguais aqueles fariseus, olhar somente para as nossas coisas e vontades. Temos que olhar para o próximo.
Estende a mão – A cura – Conclusão
Jesus pede para aquele homem estender a mão e a cura. Finalmente, chegou o milagre, tinha passado por momentos difíceis na sua vida. Teve até que suportar pessoas no momento de sua restauração não querendo ver sua cura porque era sábado.
Só que Deus mais uma vez prova a sua benignidade que mesmo ninguém merecendo ele faz o milagre.
Devemos ser gratos a Deus nas nossas vidas por todas as mãos mirradas que ele já curou.
ALELUIAS!!!