AMOR E HUMILDADE,SINÔNIMO DO CRISTIANISMO

Estudo de célula 3ª Semana Setembro de 2019

Texto: João 13:1-15

Quebra-gelo: Amor e humildade, em sua opinião, temos essas marcas?

-Tudo o que Jesus fez como homem aqui na terra foi com propósito.
No texto lido como base, Jesus não lavou os pés dos seus discípulos somente para ser gentil com eles, muito menos para incluirmos uma cerimônia de lava-pés em nossos cultos.
O v.15 diz: Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. O texto diz: Façam “como lhes fiz” e não: “o que fiz”. Ou seja, o propósito deste ato de Jesus não foi para repetirmos essa cerimonia e sim nos deixar uma linda mensagem para prática diária em nossas vidas.

DUAS MENSAGENS QUE JESUS NOS ENSINOU NESTA PASSAGEM

1) UMA MENSAGEM DE AMOR - João 13:1-2 – Romanos 5:8 – João 13:35

A expressão “amou-os até o fim” revela o Amor Ágape de Jesus por nós.
Ele amou seus discípulos até o fim, lavando os seus pés, mesmo sabendo que Pedro o iria negar, mesmo sabendo que Tomé não iria crer em sua ressurreição e mesmo sabendo que Judas o iria trair e todos os demais iriam o abandonar em Sua crucificação.
Com certeza a primeira mensagem que aprendemos com o lava-pés é uma linda mensagem de amor.1 João 4:11 diz: Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.
Será que temos praticado esta mensagem em nossas vidas?
PERGUNTA:Em sua opinião, como podemos amar o próximo com Jesus amou?

2) UMA MENSAGEM DE HUMILDADE - João 13:3-5 - Mateus 12:15-19

A humildade é o termômetro do nosso amor.
Muito amor, muita humildade.
Pouco amor, pouca humildade.
Jesus sabia da Sua posição de Deus, mas mesmo assim lavou os pés de seus discípulos prestando a eles um serviço que os escravos deveriam fazer. No Grego, cristão significa “Pequenos Cristos”, então precisamos imitar o nosso Senhor e Mestre servindo as pessoas com humildade.
-Jesus não fazia nada para se aparecer,
-Jesus não fazia nada para impressionar as pessoas,
-Jesus fazia tudo com humildade e amor. PERGUNTA : Como você define uma pessoa humilde?

CONCLUSÃO: Creio que não existe satisfação melhor do que servir e amar as pessoas. Também creio que este é o grande segredo de uma vida Plena e feliz com Cristo. Que Deus possa nos levantar como uma geração João Batista, vivendo, praticando e declarando: É NECESSÁRIO QUE ELE CRESÇA E QUE eu DIMINUA. (João 3:30)