COMO MANTER ACESA A CHAMA?

Estudo Célula 4ª Semana de Set. 2019

Texto: Levítico 6:12

Quebra-gelo: Em sua opinião, como evitar que a chama do Espirito se apague em nossas vidas?

Conforme o texto lido, o sacerdote do antigo testamento era o responsável por não deixar o fogo do altar apagar. Em Apocalipse 5:6 diz que Jesus nos fez reino e sacerdotes para Deus nosso Pai, e como sacerdotes somos responsáveis em manter a chama do Espírito Santo acesa no altar dos nossos corações.

COMO MANTER ACESA A CHAMA?

1-Manter relacionamento diário e profundo com Deus – Mateus 25:1-4
As 10 virgens da Parábola contada por Jesus representa a Igreja. Cinco das virgens não levavam azeite consigo. Sabemos que na Bíblia o azeite é um dos símbolos do Espírito Santo.
Em Êxodo 35:14 diz que o azeite era para manter a luminária do candelabro aceso.
(Hoje é o Espírito Santo que mantem a nossa lâmpada (espírito Pv 20:27) acesa),
- mas quando não desenvolvemos um relacionamento diário e profundo com Deus nossa lâmpada vai se apagando. PERGUNTA: Em sua opinião, como desenvolver um relacionamento diário e profundo com Deus?

2-Priorizar nossa vida espiritual – Mateus 25:5-8
O texto diz que as cinco virgens prudentes haviam preparadas as suas lâmpadas, mas as cinco virgens loucas estavam despreparadas e consequentemente com suas lâmpadas apagadas.
Certamente o motivo do despreparo dessas cinco virgens loucas, era porque não priorizam sua vida espiritual. Infelizmente, assim tem sido com muitos cristãos que estão dentro das igrejas, já receberam Jesus e creem em Sua volta, mas não priorizam seus relacionamentos com Deus, as coisas de Deus não são prioridade. (Mateus 6:33) PERGUNTA: Em sua opinião, o que mais tem roubado o lugar de Deus em nossas vidas?

3-FAÇA UM AUTOEXAME DIÁRIO PARA VER SE A CHAMA DO ESPIRITO CONTINUA ACESA EM SUA VIDA – Mateus 25:10
Como já falamos, na velha aliança a responsabilidade de manter o fogo aceso no altar era do sacerdote. Hoje, como cristãos, somos sacerdotes de Deus e responsáveis em manter a chama do Espírito acesa no altar dos nossos corações, por isso é importante fazermos um autoexame diário para ver se o nosso relacionamento com Deus continua aceso. Infelizmente as cinco virgens loucas deixaram para fazer este autoexame quando a porta já havia fechado. PERGUNTA: Como fazer um autoexame espiritual?

CONCLUSÃO: Que bom que as portas ainda não se fecharam para nós, estamos vivos e Jesus ainda não voltou. Não podemos viver neste mundo achando que vamos passar a eternidade aqui, podemos até servir a Deus de qualquer Jeito, mas não podemos entrar na Presença Dele assim. Ainda hoje temos a oportunidade de fazer um autoexame para ver se não está faltando azeite (Espírito Santo) em nossas vidas. Mas lembrem-se, o autoexame e nosso relacionamento com Deus tem que ser diário!!!