Estudo de Células

Há males que podem ser positivos

Texto referência: Romanos 8.17
Devemos nos gloriar nas provações porque elas não acontecem por acaso, antes cumprem um propósito maior da parte de Deus. Sabemos que o Senhor Jesus teve de padecer para entrar na glória (Lucas 24.26). O sofrimento que Cristo passou não foi a enfermidade, porque Ele jamais ficou doente, nem passou necessidades, porque Ele foi suprido em tudo. Trata-se do sofrimento por causa da perseguição e das pressões do mundo. Todavia, como vivemos ainda num mundo caído, estamos sujeitos a vários tipos de sofrimentos. Podemos, porém, ter a certeza de que o Senhor está no controle de todas as coisas (Tiago 1.2-3).
Podemos perceber um propósito divino nos sofrimentos. Não nos alegramos com o sofrimento em si, mas pelo que ele produz. Há um processo para desfrutarmos da glória. Como já estudamos em outro momento, existem três palavras que descrevem o processo de tratamento de Deus conosco: santificação, transformação e conformação. A santificação é uma separação e um gerar de Deus.
A transformação é uma restauração de algo que estava danificado, mas conformação é processo de Deus para nos fazer encaixar na forma que é Jesus. Se você pegar uma massa disforme e colocá-la num molde, a massa que sobrar pelas beiradas precisará ser removida. É precisamente essa a nossa experiência. Cristo é a forma, nós somos a massa disforme, assim muitas coisas em nossa vida necessitam ser removidas, e é exatamente isso que invariavelmente produz dor e sofrimento.
Leia: Rm 8.28; Jo 16.33; At 14.22, Is 3.3-4; Ap 7.14
Podemos tirar lições positivas do sofrimento e crescermos com essas lições. Devemos aprender com o sofrimento para experimentarmos o milagre. Portanto, nada de conformismo ou acomodação com a dor. Deus tem uma vida abundante para você, mas é necessário que você aprenda com a tribulação quando passar por ela.
Vamos ver 12 motivos para vermos que os problemas podem ser positivos:
1. Eles expõem a nossa realidade espiritual;
2. Eles nos mostram os verdadeiros valores da vida;
3. Eles nos permitem conhecer mais a Deus;
4. Eles desenvolvem nossa fé;
5. Eles desenvolvem a perseverança espiritual;
6. Eles desenvolvem nossa sensibilidade e compaixão;
7. Eles refinam nossos dons e habilidades;
8. Eles alargam a nossa capacidade em Deus;
9. Eles testam as nossas seguranças;
10. Eles nos estimulam e nos livram da complacência e comodidade;
11. Eles despertam criatividade e ajudam-nos a pensar e desenvolver novas ideias;
12. Eles desenvolvem sabedoria.

Planeje para a próxima semana uma reunião de celebração pelos milagres alcançados nestes dias. Aproveite para ter um tempo maior de compartilhamento com a sua Célula.

 

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025