Derrotando A Potestade Chamada Mamom

TEXTO-CHAVE: Mateus 6.24

 

1-QUEM É MAMOM E QUAIS SÃO SUAS EXIGÊNCIAS? Jesus quando se refere a Mamom ele diz que ele é um deus e aquele que o serve, jamais poderá servir ao Deus vivo, pois são opostos entre si. Mamom é uma entidade espiritual, adorado como deus das finanças. Como toda entidade, seu ataque não é direto, ele atua pelo engano, influenciando através do dinheiro, dizendo que este possui poderes inerentes, levando as pessoas a enxergarem-se valorizadas pelo que têm. Aqueles que servem a Mamom, vivem em densas trevas e não sabem, ele possui um grande poder de sedução que vai afetando o coração até a afetar toda a vida daqueles que por ele são influenciados, afetando a dignidade pessoal, afetando a auto-imagem, afetando o relacionamento familiar e até mesmo o relacionamento com Deus. Mamom é chamado de deus, pois atua tomando realmente o lugar de Deus:


a – um deus dá segurança
b – um deus determina o valor das coisas
c – um deus exige temor
d – um deus é aquele que governa
e – um deus exige adoração


As pessoas sentem-se seguras com o dinheiro e temem se não o tiverem. Quando têm dinheiro sentem-se valorizadas e até mesmo sua auto-estima é proporcional ao valor do dinheiro que possuem. Muitos trabalham simplesmente porque a profissão que exercem "dá mais dinheiro", a adoração a Mamom implica nas atitudes.

 

2 - QUAIS OS SINTOMAS DA INFLUÊNCIA DE MAMOM? I Pe. 5.7: Teste para saber se tem sido influenciado por Mamom.
a- Você é uma pessoa movida por dinheiro?
- Você trabalha naquilo que foi chamado ou pelo dinheiro?
- O seu estado de humor muda pela quantidade de dinheiro que você tem?
- Você vive contente com aquilo que tem ou vive cobiçando o que não tem?


b- Você é um gastador compulsivo?
- Gasta para suprir um sentimento de inferioridade?
- Gasta para ser aceito pelas pessoas?
- Gasta e depois de cinco minutos se arrepende?


c- Você vive escravizado pelas dívidas?
- Você está sempre pagando juros para bancos?
- Você já teve seu nome sujo no SPC por várias vezes?
- Você sabe diferenciar entre desejos e necessidades?


d- Você é uma pessoa Avarenta?
- Você consegue usufruir o que Deus te deu ou você se entristece toda vez que tem que gastar?
- Você fica triste na hora de separar o dízimo e a oferta?
- Você é um doador generoso ou é do tipo "só venha a nós"?

 

TRÊS PENSAMENTOS PARA FICAR LIVRES DAS PREOCUPAÇÕES:
1º Tudo o que tenho é um presente de Deus.
2º Tudo o que tenho é cuidado por Deus.
3º Tudo o que tenho está disponível ao Reino de Deus.

 

3 - COMO POSSO DESPREZAR E DERROTAR ESSA POTESTADE? Mt. 23.19: - Quebrando suas influências através da oração e do jejum; - renovando a maneira de pensar; - fazendo da doação e generosidade um estilo de vida; - santificando no Altar a oferta. É uma verdadeira obra da graça, Deus permitir que tragamos dinheiro diante dele. O dinheiro é uma das coisas mais imundas que existe, ele reivindica a mesma lealdade que temos ao nosso Deus, querendo nos levar à idolatria. O que faz o dinheiro tornar-se uma oferta é a intenção do coração.

 

Conclusão - Você percebe em sua vida influências de Mamom? Quais atitudes você deve tomar para destronar Mamom de sua vida?

 

 

Como ser próspero em tempos de crise

TEXTO-CHAVE: Gênesis . 41.17-31

 

INTRODUÇÃO - Vemos neste texto a provisão de Deus sobre o povo através da vida de José. Este foi para o Egito por meio de uma circunstância difícil, mas na verdade ele foi colocado estrategicamente por Deus para guardar e preservar a vida do povo. Naquele tempo houve fome mundial e todos iam ao Egito para comprar comida, sob a coordenação de José que sabiamente tomou atitudes para manter os alimentos. Quando todo o povo estava sem dinheiro o povo de Deus fora guardado e experimentaram da prosperidade de Deus, num tempo de crise. Esse é um exemplo do livramento poderoso de Deus e de como a sua provisão estará sobre o seu povo durante a futura crise mundial. Deus o está avisando agora, para que você se prepare! Ele quer que você se posicione agora, a fim de sair vitorioso da crise. Vejamos três atitudes para a vitória financeira:

 

1 - CREIA QUE DEUS É SUA FONTE DE PROVISÃO (Dt. 8.28): Deus não espera que nos apoiemos em recursos meramente humanos. Pelo contrário, Ele deseja que dependamos totalmente Dele, tendo-O como nossa fonte de suprimento. O tomar posse da provisão de Deus é pela fé e no momento em que nos lembramos que Deus é nossa fonte de poder para conquistar riquezas, somos fortalecidos, pois estamos ligados a uma aliança que jamais se quebrará. Creia nisso então.

 

2. CUMPRA A SUA PARTE NA ALIANÇA:

a – A Benção da Obediência (Dt. 28.1-14): A prosperidade e a força dos israelitas dependiam da sua aliança com Deus. Ele prometeu abençoá-los e fazê-los prósperos acima de todos os povos da terra. Enquanto os israelitas cumpriam a sua parte na aliança e eram fiéis nos dízimos e ofertas, guardando os mandamentos, Deus ORDENAVA as bênçãos sobre as famílias, os rebanhos, as colheitas e sobre tudo que os israelitas faziam. Eles não precisavam lutar para obter as bênçãos de Deus. Bastava que fossem obedientes a Deus e fiéis na contribuição: "Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao Senhor, o seu Deus" (Dt. 28.2). Os israelitas não ficavam procurando as bênçãos de Deus, elas corriam atrás deles! A única maneira de você sair vitorioso da crise mundial é mantendo um relacionamento pessoal e íntimo com Deus, em que você se coloque na total dependência dele e o veja como a sua Fonte de suprimento.

b – A Maldição da Desobediência (Dt. 28.15-35): No entanto, a partir do verso 15 Moisés os advertiu de que, se desobedecessem, em vez das bênçãos de Deus, seriam alvo de maldições! Em vez de receberem a promessa de Deus de que as janelas dos céus se abririam, teriam os céus fechados sobre eles. Nestas horas críticas na vida financeira, é onde Satanás constantemente acha lugar em nossas vidas. Ele sabe que se quebrarmos a Aliança que temos com Deus, baseada em sua palavra, O Senhor não poderá nos abençoar porque Ele terá que cumprir sua Palavra e o que é pior, em lugar das bênçãos de Deus a desobediência nos trará uma série de maldições.
Vamos fazer um teste, para saber como estamos:

 

1. Estou agindo com fé nas promessas de Deus ou estou aprisionado pela duvida, pelas dívidas e pelo medo?
2. Estou focando nas minhas carências e necessidades ou em Deus que é minha fonte de suprimento?
3. Estou cumprindo minha parte na aliança ou estou retendo o dízimo e as ofertas?
4. Estou contribuindo com pureza de propósito ou fiz do altar de Deus a "roleta da fortuna"?
5. Quando trago minha oferta no altar estou em paz ou preciso me reconciliar com algum irmão?
6. Entrego meu dízimo e ofertas na Casa que me alimento ou tenho me prostituído espiritualmente entregando em outra Casa?
7. Cumpro todos os meus votos ou deixei de cumprir algum?

 

3. ENFRENTE SEUS PROBLEMAS FINANCEIROS SEM MEDO E COM GRANDE FÉ: Um dos maiores obstáculos que o inimigo colocará em seu caminho para impedi-lo de experimentar a libertação e a vitória financeira é o medo: - Medo de renda insuficiente. - Medo de perder a casa e os bens terrenos. - Medo de perder o emprego. - Medo da pobreza. - Medo de não conseguir sustentar a família. Satanás tentará imobilizá-lo pelo medo até que você não olhe mais para Deus e retenha os seus dízimos e as suas ofertas. Ele tentará usar o medo para impedi-lo de contribuir e assim interromper o fluxo de bênçãos sobre a sua vida. Para sobreviver à crise, você deve expulsar de sua mente os espíritos do medo, da preocupação e da incredulidade. O medo é um espírito atormentador que imobiliza, impedindo-nos de agir com fé nas promessas de Deus.

 

CONCLUSÃO: Que o Espírito Santo nos de sabedoria para vencermos a crise e provarmos o melhor de Deus, tomando posse pela fé, pois as promessas de Deus são reais a todos os que fazem uma aliança de fidelidade a Ele. Amem.

Você tem paciência?

TEXTO-CHAVE: Gálatas 5:13-26
INTRODUÇÃO - Vivemos em um mundo onde parece que a falta de paciência é muito comum. Mas o filho de Deus tem que viver uma vida marcada pelos frutos do Espírito, e a paciência é um destes dons. Aqueles que acham que não precisam de paciência são os que mais precisam. A paciência é a qualidade mais útil nesta vida. Quantos de nós, já perdemos algumas coisas ou já tivemos alguns prejuízos por falta de paciência. Na Bíblia, vemos muitos homens e mulheres de Deus que perderam algo por falta de paciência. Moisés é um bom exemplo, não entrou na terra prometida por falta de paciência. Você só descobre uma pessoa paciente em um momento de teste.


1- PARA SABER SE É UMA PESSOA PACIENTE, OBSERVE OS PONTOS ABAIXO:
a - Interrupção - Como você reage quando é interrompido? Como você reage quando está atrasado e perde a condução?
b - Transtornos - Como você reage se estiver indo viajar e descobre que uma estrada está completamente transtornada? Como você reage quando fica preso a uma enchente?
c - Irritações - Como você reage quando está assistindo ao jogo de futebol, no último penault, e sua mulher pede para você levar o lixo? Como você reage se você tem um vizinho que gosta de ouvir música alta?
d - Esperar - Quando você está na fila do banco, como você reage? Quando você está parado no semáforo, e um carro está a sua frente, o sinal fica verde e o carro não anda. Como você reage? Quem tem dificuldade de esperar é uma pessoa impaciente. Andar no Espírito é andar em paciência.

 

2 - TRES PASSOS PARA EU ME TORNAR UMA PESSOA PACIENTE. Pv 3:13
a - SABER QUE VOCÊ NÃO CONTROLA TODAS AS COISAS. Ec 7:9 Uma pessoa impaciente fala de uma pessoa imatura. Pessoas pacientes são pessoas maduras. Quantos relacionamentos são desfeitos por causa de impaciência.
b - NINGUÉM É PERFEITO . Fl 3:12 Sempre que você tem uma expectativa muito grande com alguém, você se desapontará. Entenda que ninguém é perfeito e que algumas pessoas precisam que tenhamos com elas mais paciência do que com outras.
c - DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO - Lam 3:37-38. Deus usará situações, transtornos, irritações, para tratar do seu caráter. Toda vez que acontecer um imprevisto com você, pode ser que o Senhor esteja ali tentando tratar com você. Pode ser que quando seu pneu furar, ou por traz de um desemprego, você não precise repreender um demônio, mas entender que Deus é quem está no controle. Deus está no controle de tudo. Ninguém pode desfazer o que Deus faz. Is. 43:12-13

 

3 - O QUE FAZER PARA SER UMA PESSOA PACIENTE?

a . COMPREENDA, PARA DEPOIS SER COMPREENDIDO.
Colossenses 3:13 Se você só quiser ser compreendido, você nunca será uma pessoa paciente. Haverá sempre transtornos na sua vida. Se você vive em função das suas necessidades, dos seus desejos, das suas carências emocionais, você será a pessoas mais impaciente do mundo. Agora se você se preocupar com as necessidades das outras pessoas, você será uma pessoa paciente. Esse é o maior segredo para relacionamentos interpessoais, primeiro você compreende para depois ser compreendido.
b . Tenha senso de humor .". Sl 2:4 .Rir é uma das manifestações do Espírito. Quando acontecer algo ruim, ao invés de se irritar, comece a rir, tenha senso de humor. Ficar bravo vai adiantar? Não! Então se alegre e não perca sua paciência. Deus não é irado, é um Deus bem humorado e você deve parecer com Ele. Não estou falando de rir da boca para fora, mas rir no Espírito. A alegria do Senhor é a nossa força. Ne 8:10
c . CULTIVE O AMOR DE DEUS . I Co 13:4 .O amor é paciente. Então quando eu não sou paciente, eu não estou amando. Sempre que você for impaciente, você não está amando, porque amor não é sentimento, amor é atitude. Em todos os lugares, existirão pessoas que precisaremos ter paciência. Principalmente aqueles que são líderes.
d . ESPERE DO SENHOR A PACIÊNCIA QUE VEM DELE. O último passo é esperar no Senhor. Paciência é fruto do Espírito, não é psicologia e nem vontade humana. A paciência verdadeira vem de Deus, e Deus está interessado em encher você de paciência, só que para isso Ele vai usar transtornos e circunstâncias contrárias. Mas se você estiver esperando no Senhor, isto vai se cumprir.

 

Conclusão - Muitas vezes, o Senhor permitirá que você passe por algumas situações para desenvolver o Fruto do Espírito que é a Paciência e torná-lo mais parecido com Cristo. Deus sempre vai colocar sua paciência em teste porque o desejo Dele é que você ande no Espírito. Geralmente as pessoas que tem o temperamento mais extrovertido precisam de mais paciência do que aquelas que têm o temperamento introvertido. Busque praticar estes princípios e coopere com o Espírito Santo em Sua obra.

 

 

As Qualidades Daqueles Que Esperam No Senhor

TEXTO-CHAVE: Isaias .40.27-31

INTRODUÇÃO: Vivemos atualmente numa geração imediatista e impaciente, a "geração microondas". Queremos as coisas para já, para agora. Mas não percebemos que isso tem se constituído num inimigo de nossa fé, pois a fé é a convicção daquilo que esperamos, mas que ainda não vemos Hb. 11.1. Abraão é chamado de "o pai da fé", pois creu e esperou a promessa de Deus em meio às circunstâncias contrárias. Precisamos saber esperar, mas para muitos pode parecer algo negativo, como: falta de atitude, desinteresse ou fraqueza. Quando há alguma atitude a ser tomada devemos exercê-la, mas a espera que a Palavra de Deus se refere nesse texto é a espera em Deus. Aqueles que esperam no Senhor possuem virtudes, vamos ver algumas delas:

 

1 - SABE QUE DEUS O OUVE Is .40.27 Isaias viveu numa época em que o povo estava deixando de confiar em Deus como único provedor, para confiar em outros deuses e nas alianças com os povos daquela época. E acusavam a Deus de não fazer nada por eles. Hoje, vivemos na graça de Deus, onde a Igreja (a reunião dos salvos) é o único representante de Deus na terra. Somos o povo escolhido por Deus, mas muitas vezes agimos da mesma forma, deixando de confiar em Deus como nosso único provedor e passamos a recorrer a outras alternativas. Aqueles que esperam no Senhor não desistem como o povo de Israel que viveu escravo durante mais de quatrocentos anos, mas um dia Deus respondeu-lhes o clamor Ex.3.7-9.

 

2 - TÊM AS SUAS FORÇAS RENOVADAS A CADA DIA Is .40.31 O único meio de desistirmos ou desanimarmos é a falta de gratidão, pois quando há gratidão em nossos corações Deus abençoa a obra de nossas mãos Mt.1:19, Mt.15:35. O que pode então renovar as nossas forças? – termos um coração grato ITs.5.18. – termos atitude de gratidão – valorizar as pequenas coisas e pequenas conquistas. Quando desistimos, não desistimos simplesmente de algo, mas sim de Deus, pois o que estamos dizendo na realidade é que Deus não nos ouve. Quem desiste de fazer o que Deus mandou, está desistindo de Deus – o que importa são as atitudes e não as palavras.

 

3 - TÊM ATITUDE DE ÁGUIA - Há muitas referências na Bíblia sobre a águia, e todas falam de sua força e rapidez. Realmente a águia é uma ave muito interessante, pois consegue voar a uma altura que nenhuma outra ave consegue; consegue ver sua presa do alto a quilômetros de distância, e possui um raio de visão de 300°; quando vê a tempestade, ao invés de se esconder como os outros animais ela vai de encontro com a tempestade, até passar por ela e do outro lado contemplar o sol; ela possui um ciclo de vida, onde troca suas garras, suas penas e bico, pois com o passar do tempo, suas unhas e bico crescem muito, ficando sem sua real destreza e suas penas envelhecem dificultando seu vôo. Ao perceber esse tempo a águia vai para seu ninho e ela mesma decide se renovar, onde então arranca suas unhas e penas e quebra seu bico nas rochas. Após este processo ela espera até que seja restaurada, onde suas penas, unhas e bico nascem novamente, então ela sai para seu vôo. Devemos ter tais atitudes: - ver as coisas do ponto de vista de Deus; - suportar as pressões da vida; - vencer as adversidades da vida. Já a galinha é o inverso da águia, é uma presa fácil por sua visão ser muito limitada, não possui noções de distância, só consegue enxergar o que está em sua frente.

 

CONCLUSÃO: É assim que Deus vê todos aqueles que nele esperam. Essas são as virtudes que Deus espera ver em todos os que confiam nele. Deus quer que sejamos como águias, corajosos, destemidos, para olharmos de cima, e voar bem alto mesmo em meio às circunstâncias contrárias, sem se cansar e sem se fatigar. Porque é Ele quem renova as nossas forças. Você se vê como uma águia? Tem um coração grato a Deus por tudo o que Ele te dá e faz em sua vida? Você crê que Deus ouve as suas orações? Então tenha um momento de agradecimento e gratidão a Deus por tudo que tem acontecido com você. Busque em Deus forças para ter essas três virtudes que comentamos.

 

 

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025