Enoque um símbolo da Igreja arrebatada

Texto: "Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si" (Gn 5.21-24).

 

Introdução: o capítulo 5 de Gênesis menciona muitos personagens que nasceram, tiveram filhos e morreram. Enoque, porém, foi colocado em evidência por ter sido diferente dos demais. É verdade que ele nasceu, teve filhos e filhas. Afinal, Enoque não era um alienígena. Contudo, o texto não diz que ele morreu. Numa época de corrupção, Enoque andou com Deus. Tendo sido diferente, teve um rumo diferente.

 

1- Andar com Deus é mais que uma simples prática religiosa.
É relacionamento com Deus.
É a intimidade entre um pai e um filho, é ser do Senhor e servir ao Senhor reconhecendo a sua soberania e paternidade.
Ser cristão é andar em Cristo vivendo os seus preceitos, pois ele é o caminho. "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14.6).

 

2- Andar com Deus é fazer a sua vontade, seguir o seu rumo, a sua direção. "agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei" (Salmo 40.8).
Quem anda com Deus não é livre para fazer qualquer coisa ou ir a qualquer lugar, mas é livre de muitas coisas más. O que pode parecer restrição da liberdade é, de fato, garantia da liberdade.
Veja a instrução de Josué para o povo: "Tende cuidado, porém, de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, servo do Senhor, vos ordenou: que ameis o Senhor, vosso Deus, andeis em todos os seus caminhos, guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais de todo o vosso coração e de toda a vossa alma" (Js 22.5).

 

3- Se um homem anda com Deus, ninguém pode impedi-lo de avançar.
"Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8.31).
O Senhor garante o nosso progresso rumo aos alvos que ele tem para nós. Veja a Palavra de Deus para Josué antes de entrar na terra prometida: "Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei" (Js 1.5).

 

4- Quem anda com Deus nunca está sozinho ou desamparado.

São lindas as palavras da Davi: "Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão" (Sl 37.25).
Veja a segurança que Deus deu a Josué antes de entrar na terra prometida: "Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares" (Js 1.9).
Aqueles que têm o Senhor como companheiro, amigo e auxílio constante jamais serão derrotados.

 

Conclusão: Enoque andou com Deus, não apenas por algum tempo. Ele foi perseverante, veja: "Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo" (Mt 24.13). Se continuarmos no caminho, chegaremos ao bom lugar de Deus para nós. A experiência de Enoque tornou-se símbolo do arrebatamento da igreja.

Marcas da vida

Texto: Gálatas 6:17

Introdução: Sinal ou vestígio de destruição ou dano. Lembrança ou impressão duradoura de um golpe físico, moral ou psicológico. Muitas cicatrizes podem desaparecer com cirurgia plástica, nunca, porém, desaparecendo o trauma.
Paulo foi um homem muito marcado, falando das cicatrizes sofridas pelas perseguições que lhe foram mais significativas do que a marca da circuncisão, a qual o afirmava como judeu. Ele diz, com isso, que as cicatrizes que a vida nos impõe desaparecem diante da marca do evangelho de Jesus nas nossas vidas.
A vida deixa marcas em nós, as quais, às vezes, geram cicatrizes que não se apagam; mas Deus pode apagá-las com a marca indelével do Seu amor revelado na cruz.

 

Marcas da Vida:
• Os senhores marcavam os seus escravos.
• O tempo marca com rugas e com a velhice.
• A discriminação marca as pessoas de cor diferente.
• A doença marca suas vítimas.
• A perda de um ente querido marca nosso coração com a dor da separação.

 

Marcas do Pecado:
O pecado marca as vidas que a ele se submetem – drogas, prostituição, álcool, adultério, roubo, traição, abandono, corrupção e mentiras.

Como as marcas podem ser tiradas:
As marcas da vida e do pecado podem ser tiradas ou transformadas em nome de Jesus. Ele levou as marcas do nosso pecado para que fossemos limpos.
Algumas marcas geradas pela vida não podem ser tiradas, mas uma cicatriz feia pode se tornar bonita, através do Espírito Santo.
• Um velho rabugento pode se tornar um sábio ancião;
• Um escravo encontra libertação no Senhor, Para Deus não há acepção de pessoas, nem de cor, nem de status social (Atos 10:34).
• Um doente pode fazer de sua cicatriz um testemunho.
• A prostituta pode tornar-se uma mulher virtuosa (Raabe – Josué 6:25)
• Quem roubava pode tornar-se generoso e solidário para com o próximo (Zaqueu – Lucas 19:1-10).
• Quem adulterou pode encontrar perdão e reaver a sua autoridade (Davi – Salmos 51).
• Quem traiu pode reconciliar (Pedro – João 18:17, 18, 25-27).

 

Conclusão: Para tirar ou transformar as marcas precisamos nos dispor a:
• Mostrar a Ele as nossas marcas da vida.
• Mostrar arrependimento por nos deixar marcar pelo pecado.
• Crer no poder purificador de Jesus.
• Crer que o mundo pode marcar as pessoas, mas para Deus só existe a marca da salvação, quando se aceita Jesus.
• A única forma de apagar as cicatrizes feitas pela vida e pelo pecado é se deixando marcar por Jesus.

Como viver com qualidade de vida

Texto: Filipenses 4.4-8.

 

Introdução:
Como as pessoas encaram a vida? Como os cristãos encaram a vida? Você está de bem com a vida?
Na carta ao Filipenses o Ap. Paulo, de dentro da cadeia, instruiu aquela igreja acerca da qualidade de vida, e as instruções dele são para os nossos dias.

Vejamos abaixo:

 

1. Alegria contínua.
"Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo: alegrai-vos" (v.4).
a. A alegria como um imperativo: "Alegrai-vos". A palavra alegria aparece nesta carta nove vezes: 1.4; 2.2,17,18,29; 3.1; 4.1,4,10;
b. Alegria permanente, sem ingerir poções: "Sempre". Independente das circunstancias;
c. O segredo da alegria: "No Senhor". Fora de Jesus, isto é, sem o Espírito Santo, a alegria é ilusória.

 

2. Viver Livre da ansiedade.
"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças" (V.6).
Ansiedade é um derivado do medo, é o mesmo que angústia, incerteza aflitiva.
a. Tudo o que nos causa ansiedade devemos levar ao conhecimento de Deus, pela oração e súplica;
b. A ansiedade não traz soluções; veja o ensino de Jesus em Mt 6.27: "Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvodo ao curso de sua vida".
c. Como enfrentar a ansiedade? Veja: Sl 23.1; 37.5; 55.22; 1 Pe 5.7; Mt 11.28;

 

3. Usufruir da paz de Deus.
"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (v.7).
Uma condição de vida que todo ser humano almeja.
a. A paz é de Deus e não das pessoas; ela guarda os nossos corações. Veja: Pv 4.23; Jr 17.9; Sl 139.16,23.
b. A paz guarda a mente do ser humano e a mente guarda as emoções, por isso precisamos pedir a Deus que guarde sempre as nossas emoções.
c. O que podemos fazer para curar a mente? Mudar o padrão dos pensamentos: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento" (v.8).

Precisamos ser separado

Texto: "Eu sou o Senhor, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra. Eu sou o Senhor, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo" (Lv 11.44, 45).

 

Texto complementar: "Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1.14-16).

 

Introdução: "Santo" significa separado, dedicado, purificado, consagração para o serviço divino.

 

Como se dá esta santificação?

 

1. A santificação posicional é instantânea
a. Na justificação fomos plenamente perdoados (Rm 8.1; 2 Co 5.17).
b. Nosso velho homem foi crucificado com Cristo (Rm 6.11; 2 Co 5.14; Jo 12.32; Gl 2.19, 20).
c. Quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador e Senhor, nos tornamos santos (1 Co 1.2; 6.11).
d. A nossa posição em Cristo é a de santos, lavados, comprados, selados com o Santo Espírito (1 Pe 2.9, 10; Ef 2.6). Cremos que, no momento da conversão, do novo nascimento, acontece o maior milagre que é a vinda de Cristo para o nosso coração. Tudo se faz novo.

 

2. A santificação prática e progressiva
a. Em certo aspecto nós nos tornamos santos ou santificados quando passamos pela experiência da conversão. Mas, isto não significa que a santificação já se completou em nós. Não devemos confundi-la com a graça, o presente, a dádiva da salvação.
b. Quando Paulo escreve aos cristãos, ele os chama de "santos" ou "santificados" (1 Co 1.2). isto não o impede de corrigi-los (1 Co 3.1-4; 5.1; 6.11; 11.17-22, 30).
c. Estamos ainda crescendo (2 Pe 3.17), atingindo a varonilidade e a estatura de Cristo (Ef 4.13-15), correndo para o alvo até atingir o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

 

3. A santificação definitiva ainda está por vir
a. Um dia seremos semelhantes a ele ( 1 Co 13.9-12; 1 Jo 3.2).
b. Ele há de completar a obra só no dia do encontro com Cristo (Fl 1.6).

 

Conclusão: A cada dia somos trabalhados pela graça de Deus. O Espírito Santo vai aperfeiçoando em nós o caráter, até que tenhamos em nós a plenitude do caráter maravilhoso do Salvador. Que a nossa oração seja: "Que a beleza de Cristo se veja em mim".

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025