A fé vitoriosa

Textos: 1 João 5.4; 4.4

Texto para memorizar: "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." (1 João 5.4).
Introdução: Embora eu e você estejamos neste mundo, não pertencemos a ele. Somos de Deus. A nossa cidadania é celestial. Enquanto vivermos neste mundo, habitará em nós aquele que é Maior. "filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior o que está em vós do que o que está no mundo." 1 João 4.4.

 

1 – Quem está no mundo? O diabo – ele veio para roubar, matar e destruir (João 10.10a), é chamado o deus deste século em 2 Coríntios 4.4. Ele, o diabo, é o autor dos flagelos que estão no mundo.

 

2 – O que está no mundo? O pecado – Mas aquele que está em nós, O senhor, que é maior, já venceu o pecado – Isaias 53.6.

 

3 – O que está no mundo? A enfermidade – Mas aquele que está em nós, o Senhor, já venceu a enfermidade – Isaias 53.4-6; Lucas 13.10.17.

 

4 – O que está no mundo? As angústias e tristezas – Mas aquele que está em nós, O Senhor, nos livra das angústias e das tristezas – Salmo 91.15.

 

5 – O que está no mundo? A rejeição – Mas aquele que está em nós, o Senhor, nos ampara e nos ama com seu amor eterno – Isaias 49.15; Salmo 27.10.

 

6 – O que está no mundo? As aflições, circunstâncias contrárias, coisas que parecem ser impossíveis – Mas aquele que está em nós, o Senhor, nos livra da aflição e de todo jugo do adversário. Quando temos de enfrentar tais coisas, simplesmente nos lembramos de quem está dentro de nós – João 16.33; 1 Crônicas 4.9-10.

 

7 – O que está no mundo? A pobreza, a ruína e a miséria – Mas aquele que está em nós, o Senhor, nos livra da pobreza, da ruína e da miséria – Salmo 37.25; Filipenses 4.19; 3 João 2.

 

Conclusão: Tomemos uma decisão pela vitória, porque se não conseguirmos passar por cima do problema, passaremos ao redor. Se não conseguirmos caminhar ao redor, caminharemos por baixo. E se não conseguirmos caminhar por baixo, atravessaremos pelo meio, porque aquele que é Maior habita em nós!

Ele veio nos trazer vida de qualidade (João 10.10b)!


Somos mais do que vencedores em Cristo Jesus!

Não Basta!

Texto: "Ora, ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas. E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade; e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus. O chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, nesses dias para serdes curados e não no sábado. Disse-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, cada um de vós não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para levá-lo a beber? 16Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos? (Lc 13.10-16). Introdução: Hoje, vamos estudar sobre a história de uma mulher que vivia enferma já há dezoito anos sem de modo algum poder endireitar-se, contudo, esta mulher vivia numa sinagoga (igreja). Era filha de Abraão (herdeira das promessas), mas ainda assim, andava encurvada e oprimida, sua alma não era livre para servir e adorar ao Senhor Jesus.

 

Precisamos ter uma alma livre para viver e servir ao Senhor.
1. Não basta dizermos que somos crentes, precisamos ser libertos!
"E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se" (v.11).

 

2. Não basta dizermos que somos salvos ou filhos de Abraão, precisamos ser curados e cheios do espírito santo!
"Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos?" V. 16

 

3. Não basta dizermos que freqüentamos uma igreja e participamos de um culto, precisamos ser verdadeiros adoradores!
"e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus" (v.13).
Observamos que Jesus, ao entrar naquela sinagoga não se preocupou com a tradição, o legalismo, e a formalidade da sinagoga, mas diz o texto que ele viu a aflição e o jugo que estava sobre aquela mulher "O chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, nesses dias para serdes curados e não no sábado" (v.14),


Com base nisto entendemos que:
a. Jesus está interessado nas nossas vidas.
"Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade" (v.12).


b. Jesus Tem poder para nos endireitar em toas as áreas.
"eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10.10b).


c. Jesus quer nos dar uma alma livre para adorá-lo.


Quando a mulher se endireitou ela deu Glória a Deus! "e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus" (v.13).

 

Conclusão: Se estivermos vivendo uma vida dessa forma, uma vida limitada, é hora de mudarmos. O que devemos então fazer?
1. Ouvir a voz de Jesus (Jesus chamou àquela mulher, ela foi curada).
2. Tomar uma atitude (a mulher tomou uma atitude – endireitou-se).
3. Dar glória a Deus (o louvor é a base para uma vida de otimismo e vitória).

 

Socorro Seguro

Texto: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam" (Sl 46.1-3).

 

Introdução: Quem conhece Deus como Pai e ajudador, não precisa ter medo de nada.


1. Ele é nosso auxílio nos embaraços.
"E disse consigo: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, rogo-te que me acudas hoje e uses de bondade para com o meu senhor Abraão!" (Gn 24.12, 42-50). Quando Eliezer foi a Arã, na Mesopotâmia, enviado por Abraão, em busca de uma esposa para Isaque, no meio de sua parentela, ele orou ao Senhor e Ele o respondeu desembaraçando o seu caminho e o fazendo bem sucedido em sua missão, ao trazer Rebeca.


2. O nosso fiel sustentador nas necessidades.
"Foi, pois, e fez segundo a palavra do Senhor; retirou-se e habitou junto à torrente de Querite, fronteira ao Jordão. Os corvos lhe traziam pela manhã pão e carne, como também pão e carne ao anoitecer; e bebia da torrente" (1 Rs 17.5, 6).
Mesmo nas situações mais extremas, somos sustentados pelo Senhor. Elias experimentou a providência de Yahweh, Deus de Abraão.


3. O nosso médico nas enfermidades.
"Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. 6 Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? 7 Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. 8 Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. 9 Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado" (João 5.5-9). Aquele homem estava doente na alma e no corpo, estava desistido e Jesus, em seu infinito amor o restaura, dando a ele a saúde física e emocional.

 

4. O nosso consolador nas tristezas.
"Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão. 22 Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. 23 Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir. 24 Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia. 25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; 26 e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? 27 Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo" (Jo 11.21-27).
Jesus em sua infinita misericórdia, não só consolou o coração de Marta, como ressuscitou o seu irmão Lázaro.

 

5. O nosso auxílio no trabalho árduo.
"Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares" (Js 1.6, 7).
Josué, o sucessor de Moisés, tinha uma difícil tarefa, isto é, conduzir o povo até a terra prometida e a tarefa era árdua, porém o Senhor o ajudou e fortaleceu.
Confira a Palavra de Deus para o seu povo: "não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel" (Is 41.10).

 

6. Quem nos anima nas decepções.
"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Rm 8.28).
Podemos passar por aflições, crises e decepções, porém a instrução de Jesus é que sejamos animados. Veja: "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16.33).

 

7. O nosso refúgio em qualquer situação.
"Mas agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. 2 Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. 3 Porque eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate e a Etiópia e Sebá, por ti. 4 Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, e eu te amei, darei homens por ti e os povos, pela tua vida" (Is 43.1-4).
Somos filhos de um Pai amoroso que passa conosco em todas as situações da vida.

 

Conclusão: Como é feliz aquele que tem o nosso Deus como o seu Pai. Veja o que diz o Salmo 46.10, 11: "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio".

Você tem sede de Deus?

Texto: Is 43.18-19 e 44.3-5
Introdução: No mundo tão conturbado de hoje, cada vez mais pessoas, vivem de expectativas passadas. Há dificuldade cada dia maior de construirmos algo novo, nos leva a viver de recordações.


Muitos vivem das Glorias pessoais passadas:
Quando eu tinha... Quando eu fiz... Quando eu era jovem... Quando eu te conheci... No meu tempo... (como se o já estivesse morto e esse não fosse mais o seu tempo)
Muitos vivem das Glorias espirituais passadas:
Um dia eu pedi ao Senhor uma benção e ele me concedeu. Eu já tive um problema e coloquei nas mãos do Senhor e Ele entrou com providência. É Deus já meu usou e eu...
Muitos vivem também de um passado de: SOFRIMENTO, LUTAS, TRAGÉDIA, DORES, DECEPÇÕES, FRUSTRAÇÕES...
Que marcaram tanto a ponto de fazer com que estas pessoas MANTENHAM O PASSADO VIVO NO PRESENTE!
Mas Deus nos fala: "Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas." (IS 43:18) Boas ou más, alegres ou tristes... JÁ PASSARAM !!! Chega de viver se alimentando destas migalhas, muitas vezes cheias de mofo que amargam a sua vida....CHEGA!!!

 

1. DEUS QUER TE DAR UMA NOVA EXPECTATIVA DE VIDA
Eis que faço uma coisa nova (Is 43.19). O que você quer que o Senhor faça novo em sua vida? Qual o milagre que você precisa experimentar? Deus está aqui para cumprir a sua Palavra: "Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará." (Is 14:24). Qual a benção que você quer que o Senhor determine hoje em sua vida? (Is 48:6)"Já o tens ouvido; olha bem para tudo isto; porventura não o anunciareis? Desde agora te faço ouvir coisas novas e ocultas, e que nunca conheceste."
Ela já está para acontecer: agora sairá à luz (Is 43.19). Você está aqui para ser abençoado...CREIA!!!
Não importa se sua vida esta difícil – Ele fará um novo caminho pra você passar.
Se você já está: cansado, esgotado, nada do que faz te leva a lugar nenhum. Se você se sente no deserto... saiba que: O DESERTO É LUGAR DE BENÇÃO! Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo."(Is 43:19). Deus fará um rio correr em seu coração e o tornará pronto pra receber uma nova vida de vitórias.

 

2. MAS PARA ISSO É PRECISO TER SEDE
A Bíblia nos diz que Ele está pronto para: "derramar água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes." (Is 44:3) Quem não tem sede deita-se ao lado do riacho e não bebe dele. Mas quem tem sede é capaz de buscar o rio até encontrar, ele não desiste... ele sabe que DEUS O GUIARÁ A ÁGUAS PROFUNDAS... E LÁ ELE SACIARÁ SUA SEDE.
Quando permitimos que o Senhor derrame do Seu Espírito sobre nós, tudo se transforma:
a) a terra seca torna-se produtiva;
b) as feridas do coração são fechadas;
c) a angústia da incerteza é aniquilada;
d) coloca glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado (Is 61.3).

 

DEIXE QUE DEUS DERRAME DE SEU ESPÍRITO SOBRE VOCÊ HOJE!

 

Conclusão:
Se você está sedento de Deus, hoje Ele vai saciar sua sede... você será tão abençoado que terá alegria de declarar : Eu sou do Senhor!
Por que o Senhor mesmo nos afirma:
(Jo 7:37) "E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba."
(Mt 5:6) "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;"
(Is 55:1) "Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas,
(Ap 22:17 c) "E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida."

SE VOCÊ ESTÁ SEDENTO VENHA BEBER... DO ESPÍRITO DE DEUS... DA ÁGUA DA VIDA...

 

Perseverança

Texto: Atos 2.42-47

Texto Complementar: "Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil" 1 Co 15.58

 

Introdução: Levar os discípulos da célula ao conhecimento do aspecto da perseverança da igreja primitiva, aplicando-a aos nossos dias.

 

1) O que mais precisamos para vencer as nossas lutas e atingirmos os nossos alvos nos dias de hoje, é do fator chamado: PERSEVERANÇA.

 

2) O que é perseverança? Perseverança é conservar-se firme e constante, permanecer sem mudar de intento, persistência etc. Hb. 10.35,36

 

3) A igreja primitiva perseverava:
a) Na doutrina dos apóstolos (Palavra de Deus) v.42
b) No partir do pão e na comunhão (unidade do corpo de Cristo).
c) Nas orações (intimidade com Deus).
d) Na beneficência (assistência social). v.44,45
e) No envolvimento ministerial. v.46
f) No louvor e adoração. v.47

 

4) Perseverança traz paz e esperança. Rm 5.1-5

 

5) Perseverança também implica no fato de andarmos no Espírito e não na carne. Gl 5.16,17; 2 Co 7.1.

 

Conclusão: Fomos chamados para vencer, o Pai está conosco e nos conduzirá sempre em triunfo em Cristo Jesus. Levantemos e vivamos a palavra de Deus, perseveremos nele, e retenhamos inabalável a confissão da esperança, porque Ele é fiel para conosco.

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025