Vencendo o Conformismo

Estudo de célula 1ª Semana Agosto 2016

Texto: Jo. 21:1-14

Introdução: Após a morte de Jesus, seus discípulos ficaram desnorteados e sem saber o que fazer da vida, sete deles estavam reunidos junto ao mar de Tiberíades, possivelmente, discutindo a respeito do que fariam dali em diante, até que finalmente, Pedro surge com uma idéia conformista e derrotista “vou pescar.” Hoje, o Senhor Jesus deseja mudar a nossa idéia de conformação e derrota. Vamos tomar posse da benção?

1) ATITUDES QUE GERARAM CONFORMAÇÃO E DERROTA AOS DISCÍPULOS.
1- Incredulidade nas palavras de Jesus a respeito da sua ressurreição. Mt. 16:21; 20:17-19; Lc. 9:22
2- Abandonaram a visão recebida por Jesus e voltaram a velha rotina. Jo. 21:3.
3- Você crê que tudo o que você está fazendo está de acordo com a vontade de Deus? Você tem uma visão clara de Deus para a sua vida?

2) CONSEQÜÊNCIAS QUE OS DISCÍPULOS ENFRENTARAM POR TEREM ABANDONADO A VISÃO RECEBIDA POR JESUS
1- Perda de tempo. (Tinham perdido uma noite inteira de trabalho) V.3b
2- Fracassaram em seu objetivo. (nada apanharam) V.3b
3- Não tinham o que comer (estavam famintos e frustrados) V.5
4- Você tem vivido uma vida de constantes fracassos?

3) JESUS APARECE AO CLAREAR DA MADRUGADA. 21:4; Sl. 30:5
1- Jesus sabia da situação dos seus discípulos.
2- Jesus sabia que as coisas não estavam bem com eles.
3- Jesus aparece aos seus discípulos demonstrando o seu poder e sua divindade. V. 5, 6,11
4- Sob a direção de Jesus, a pesca se tornou um sucesso (Sob a direção de Jesus a nossa vida se torna um sucesso!)
5- Sua vida está sob a total direção de Jesus?

Conclusão: Não continue tentando direcionar sua vida por si mesmo, Jesus deseja que você entregue todo o seu viver em suas mãos, Ele deseja que sua vida tenha sucesso. Escreva uma placa e coloque no seu coração com os seguintes dizeres: “Sob nova direção: a direção de Jesus.” Amém?

O Poder de uma Visão de Fé

Estudo de Célula 2ª Semana Agosto 2016


Texto: Mc 5:25-34

 
Introdução: Hoje vamos compartilhar sobre a importância de se ter uma visão de fé. Observaremos os passos dados pela mulher hemorrágica rumo à plena libertação do seu mal.
 
1 – Alimentar um sonho no coração – O primeiro passo que aquela mulher deu para a realização de um milagre, foi alimentar um sonho em seu coração. A visão do coração era clara, específica. Ela se via tão somente estendendo a mão, tocando nas vestes de Jesus, e saindo daquela experiência totalmente curada. Conforme o que viu em seu coração, assim aconteceu.
Precisamos compreender a importância de se ter um sonho claro e específico no íntimo. Todas as coisas acontecem por causa de um sonho, de uma visão. O próprio universo foi criado a partir de um quadro nítido visualizado por Deus. Conforme Sua visão no reino espiritual, assim se deu no reino da matéria (Hb 11.3).
 
2 – Agir conforme a visão do coração – Vemos que a mulher não ficou apenas no sonho interior.
Ela partiu rumo à concretização dos seus ideais. A linguagem dos lábios estava em sintonia com o que ela cria no coração. Suas atitudes também estavam perfeitamente alinhadas com o que havia estabelecido na mente. E a soma de todas essas coisas produziu um resultado excelente: um milagre aconteceu.
Algumas vezes, ouvimos testemunhos de pessoas que tiveram sonhos de Deus no coração, mas que os perderam por causa de uma linguagem inadequada. Crer com o coração, mas confessar a derrota com os lábios é incoerência. Acreditar no íntimo, mas caminhar na direção oposta, é insensatez.
A nossa linguagem e as nossas ações devem sempre estar em harmonia com o que Deus diz em Sua Palavra (Pv 6.2; Tg 2.17-18).
 
3 – Tocar o toque especial da fé – Quando Jesus perguntou: “quem me tocou?”, todos se admiravam devido o grande número de pessoas presentes no local, que se empurravam e se tocavam em todo tempo. O mestre, porém, percebeu que aquele toque havia sido diferente daqueles que vinham das pessoas em geral, muitos se aproximavam dele por mera curiosidade. Aquele, no entanto, não era comum. Era especial por se tratar de um toque de fé, capaz de provocar a liberação de toda a unção de cura que ela necessitava. Jesus sentiu que dele saíra poder para restaurar alguém, e ficou satisfeito por perceber que naquele lugar havia, pelo menos, uma pessoa de fé.
Ainda hoje muitas pessoas que se aproximam de Jesus, voltam para suas casas do mesmo jeito que vieram: sem cura, sem provisão, sem a bênção. Qual o motivo? Talvez porque lhes esteja faltando o toque especial da fé, que verdadeiramente muda circunstâncias. Ou ainda porque as pessoas não têm conseguido formar uma visão clara do que Deus quer fazer, e por isso não conseguem receber o que não visualizaram (Mc 6.1-6).
 
Conclusão: precisamos alimentar um sonho relacionado ao que já sabemos que Deus quer fazer em nossas vidas. Devemos caminhar em linha com o que cremos no coração, não permitindo que a linguagem negativa ou as atitudes incoerentes, venham roubar os projetos de Deus para nós. Necessitamos estender o braço da fé genuína, pura e fervorosa, que certamente liberará todos os recursos benditos que desejamos.   
Aplicação: Descubra quais têm sido os sonhos que Deus tem plantado em seu coração. Em seu tempo de oração anote as impressões que vieram à sua mente. Elas podem indicar um plano, uma estratégia ou um direcionamento. Creia que Deus falará com você.   

Voltando ao encontro do Pai

Estudo de Células 4ª Semana Agosto 2016

 

Texto: Lc 15: 11-24


Com o pecado de Adão, toda a humanidade também se tornou pecadora (cf. Rm 3:23) e, por causa do pecado, o homem se distanciou de Deus. No entanto, a morte de Jesus na cruz possibilitou ao homem a sua reconciliação com o seu criador. O desejo de Deus é que toda a humanidade se reaproxime d'Ele (cf. 1 Tm 2:3-4), abandonando o pecado e vivendo uma vida abundante. A parábola que lemos nos conta a estória de um jovem que se distanciou de seu pai, mas que se arrependeu do erro e voltou para os seus braços. É essa a atitude que Deus espera de nós. Então, vamos aprender com essa parábola o que precisamos fazer para voltarmos a Deus.

1) TEMOS QUE TER CONSCIÊNCIA DE QUE NÃO PODEMOS VIVER LONGE DE DEUS – Vs. 17 – Aquele jovem “caiu em si”. Estava vivendo na miséria enquanto poderia ter tudo o que precisasse na casa de seu pai. Muitas vezes não percebemos as coisas erradas que estamos fazendo. É necessário deixar “cair a ficha” na nossa vida para enxergarmos a realidade em que estamos vivendo - Jesus está lhe chamando para que você se reconcilie com Ele hoje. Pense na vida que você está levando. É assim mesmo que você quer viver? Você tem consciência de que algo precisa ser mudado em sua vida? (texto de apoio: Sl 16:8 e 11).

2) ESTAR AFASTADO DE DEUS DEVE NOS LEVAR A UM INCONFORMISMO – Vs. 17 – Aquele jovem passou grandes privações e sérios desconfortos longe de seu pai. No entanto ele não se conformou em continuar vivendo naquela situação e resolveu voltar para casa.
Se você tem sentido algum desconforto na sua vida é sinal de que você está precisando da presença de Deus. Jesus quer lhe tirar desse desconforto e lhe proporcionar uma vida de bênção e paz. (texto de apoio: Rm 12:2).

3) O ARREPENDIMENTO E UMA FIRME DECISÃO DE MUDANÇA DE VIDA NOS REAPROXIMARÁ DE DEUS – Vs. 18 – Deus não retém o seu perdão diante de um coração quebrantado e arrependido. Arrependimento requer mudança de direção. Precisamos decidir mudar de um caminho de pecado para um caminho que nos levará à presença de Deus - Jesus está lhe propondo um novo e vivo caminho. Ele quer lhe ajudar para que você deixe sua vida de pecados e passe a viver em santidade. (texto de apoio: At 3:19).

4) PRECISAMOS TOMAR A ATITUDE DE IR AO ENCONTRO DE DEUS – Vs. 20 e 22 – Deus nos dá liberdade de escolha. Se a nossa escolha for voltar para Deus, precisamos ter a iniciativa de nos achegarmos até Ele. Ele estará sempre pronto e disposto a nos receber com alegria. Por mais atrativo que possa parecer o mundo, ele só nos trará frustração, ilusão e vazio. Deus não divide sua glória com ninguém e não pode se associar com o pecado. Portanto, não será possível viver “um pouco” com Deus e “um pouco” no mundo - Jesus está lhe dizendo hoje: vinde a mim, vinde a mim.... O seu chamado é constante. Você quer ir ao encontro de Jesus? (texto de apoio: Jo 6:37).

Conclusão: Deus sempre esperou o momento em que nós nos reaproximaríamos d'Ele. Deus marcou um encontro com você nesta noite. Você não veio aqui por acaso. Ele quer te abraçar e lhe dar uma nova vida, cheia de bênção e alegria.
Você deseja entregar sua vida a Jesus hoje?

 

Mateus - Deixando Tudo

Estudo de Célula 3ª Semana Agosto 2016

 

Texto: Lc. 5: 27-29

 

"A maior recompensa para aqueles que seguem a Cristo é a graça de tê-lo conhecido"

Personagem: Mateus: Seu nome significa dádiva de Deus. Aparece em todas as listas dos 12 apóstolos. Foi, sem dúvida, um judeu que também era um publicano romano. Mateus escreveu o evangelho dirigido aos judeus, ocupando-se principalmente das profecias, e dá espaço aos discursos de Jesus.

Introdução: Quem era Mateus? Também chamado de Levi, era um coletor de impostos, tipo fiscal da alfândega ou da receita federal. Não era benquisto porque a classe era considerada corrupta, traidora e impiedosa. Jesus passou, viu-o, chamou-o, e ele foi. Será que podemos aprender alguma coisa com um coletor de impostos?

1 - Que Mateus tinha?
- Um bom emprego (v.27) - Mateus tinha um emprego público, estável, seria loucura deixar isto de lado.
- Boa situação financeira (v.29) - Ofereceu um banquete. Mateus não tinha preocupações com dívidas, e podia gozar de conforto material.
- Bens (v.29a) - Ele tinha casa própria, não precisava ficar correndo atrás de aluguel e tinha um patrimônio para si e sua família.
- Muitos amigos (v.29b) - O texto mostra que numerosos publicanos e outros estavam com ele.

2 - Por que Mateus aceitou o convite de Jesus?
- Diante da sua situação, era muito difícil para Mateus largar tudo e seguir aquele desconhecido, a não ser que ele já houvesse visto que Jesus podia ser o Messias. Antes de chamá-lo, Jesus havia operado milagres em Cafarnaum: curado enfermos (Lc 4.40-41), leprosos (Lc 5.12-15), acalmado uma tempestade (Mt 8.23-27), expulsado demônios (Mt 8.28-34), patrocinado a pesca maravilhosa.(Lc 5.1-11). Os sinais e prodígios que Jesus realizara estavam certamente sendo comentados.

3 - Que Jesus quis dizer com "segue-me"?
- Que o pior e mais vil pecador convertido pode ser usado por Ele.
- Que no Reino dele há lugar para pessoas de todas as camadas sociais.
- Que ser discípulo requer uma decisão imediata. Jesus não deu tempo para pensar, e Mateus atendeu imediatamente ao convite.
- Que para seguir Jesus devemos tê-lo como prioridade na nossa vida. Ter a disposição de deixar tudo por Ele:
- Posição social
- Bens materiais
- Comportamento inadequado
- Prática do pecado

Conclusão: Agora vamos fazer uma correlação entre Jesus e você:
- Hoje, Jesus vivo e ressurreto deseja fazer novos discípulos. Homens e mulheres, jovens ou velhos, ricos ou pobres, intelectuais ou simples, pessoas corretas ou aquelas que estão, de algum modo, envolvidas com práticas pecaminosas, Ele chama você, como estiver, onde estiver.
- Como Mateus, você tem ouvido sobre Cristo, seu poder, seus milagres e, mais ainda, sobre seu amor e ressurreição.
- Como Mateus, você também sente que tudo o que você tem e faz não preenche o seu coração.
- Como Mateus, você também deve tomar agora uma decisão: coloque Jesus como prioridade em sua vida e siga-O.

 

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025