A bênção do temor de Deus

- TEXTO CHAVE: Hebreus 5:12

INTRODUÇÃO: Todo caminho que passamos em nossa vida, se seguirmos alguns princípios, ficará mais seguro. Na vida com Deus não é diferente. Todo aquele que deseja agradar a Deus precisa conhecer e praticar constantemente alguns princípios elementares da vida cristã. Agindo assim, estaremos adquirindo crescimento, força e intimidade no nosso relacionamento com Deus. Vamos ver um princípio elementar que toda pessoa precisa saber, tomar posse e praticar na sua vida. Este princípio é o TEMOR A DEUS.

1-O QUE É TEMOR? Vamos entender o que é temor, pois existe uma confusão com relação ao sentido desta palavra. Muitas pessoas confundem o Temor com Medo. Vamos deixar clara a diferença entre temor e medo.
TEMOR é Sentimento de Reverência, Respeito, Adoração.
MEDO é: Sentimento de grande inquietação diante da noção de um perigo real ou imaginário, de uma ameaça; susto, pavor terror.
Vamos lembrar situações que passamos nos dois casos. Dê exemplos de situação que já teve medo, e outra que já teve temor. Não precisa ser necessariamente com relação a Deus. (algumas pessoas devem falar).
Muitos têm medo de Deus, pensando que é temor. Não é o sentimento de medo que nos traz a benção, mas o temor no sentido certo de reverência, respeito, adoração.

2- O QUE SIGNIFICA TEMER A DEUS? – Estamos falando de um temor reverencial, ou seja, aquele cuidado que devemos ter para não desagradar nem ofender a Deus. É o desejo que devemos ter de não vermos a santidade de Deus sendo manchada por algo que cometemos contra a Sua vontade. É uma forma de dar a Ele o respeito e a honra que lhe são devidos. Sl 2:11-12, I Ts 4:1-8, Hb 12:28,

3– QUAIS OS BENEFÍCIOS DO TEMOR A DEUS EM NOSSAS VIDAS?

A - O TEMOR A DEUS FAZ COM QUE ELE NOS ATENDA - Fazer a vontade de Deus
ou seja, o temor respeito faz com que Deus atenda nossas necessidades, Jo 9:31 . Ele esta sempre pronto a nos responder. A Bíblia nos fala de pessoas que temeram a Deus e foram atendidas. Veja, Daniel 10:12, Josué 7:10, Abrão Gênesis 18:32, Davi 1 Samuel 30:8.

B - O TEMOR A DEUS NOS LIVRA DE INIMIGOS - Louvor e adoração é uma forma de demonstrarmos temor a Deus. Quando o adoramos estamos tocando o seu coração e isto nos traz livramento. Veja um texto que mostra como isto aconteceu com o povo de Israel, II Cr 20:20-22, o próprio Deus diz que é através do Louvor que Ele nos livra, II Reis 17:39 .

C - O TEMOR A DEUS NOS ENSINA O CAMINHO – Ele sabe melhor que nós onde esta o melhor caminho para nossas vidas, em todas as áreas, pois Ele sabe todas as coisas. Sl 25:8-12, Pv 3:6. Sl 32:8, Sl 16:11, Sl 32:8. Sl 37:23.

D - O TEMOR A DEUS FAZ COM QUE ELE SE TORNE NOSSO AMIGO – Ele proporciona intimidade com aqueles que têm o temor a Ele. Um grande privilégio que somente o ser humano tem através de Jesus Cristo. Tg 2:23-24 . Fomos aceitos por Deus pela fé, mas temos que ter atitudes, pois posso dizer que tenho fé e não mostrar atitude de um coração temente a Deus, pois é o temor em nossos corações que nos torna amigos de Deus, Sl 25:14.

F - O TEMOR A DEUS NOS TORNA SÁBIOS, Sem temor a Deus ninguém pode ser sábio porque o temor a Deus é o inicio da sabedoria. Sl 111:10.

G – O TEMOR A DEUS NOS DÁ SEGURANÇA, O Temor a Deus é um forte apoio e segurança Pv 4:26

CONCLUSÃO - Vimos quanta benção o Temor a Deus nos traz. Vamos tomar uma posição hoje de tomarmos posse de toda esta benção e tomarmos uma atitude de demonstrar que somos tementes a Deus, para podermos usufruir todos os benefícios que o Temor a Deus nos traz.

GANCHO EVANGELÍSTICO - Encerre a palavra falando diretamente ao visitante: Nós vimos que o temor a Deus nos proporciona bênção. Você já tomou a atitude que mostre o seu temor a Deus, obedecendo a Ele atendendo ao seu chamado para se tornar seu filho? Se você deseja entregar sua vida a Jesus hoje é preciso dizer algo a Ele agora. Rm 10:9-10 nos ensina como, Faça esta oração de arrependimento e entrega. E se torne um filho de Deus.

vasos nas mãos do oleiro

TEXTO CHAVE: Jeremias 18:1-4

INTRODUÇÃO: Esse texto nos mostra uma ilustração que pode se aplicar muito bem na nossa vida. Deus é o oleiro e nós somos os vasos. Algumas pessoas no curso da vida se deixam “estragar” por causa do pecado ou pela opção de viverem afastadas de Deus. Deus quer mudar essa situação. Assim como Deus falou com Jeremias, vamos ouvir o que Deus tem para nos falar hoje. Então, vamos nos colocar na condição de um “vaso que se estragou” e receber de Deus tudo o que Ele tem para nós e quer fazer conosco.

1- O PRIMEIRO PASSO É TER DISPOSIÇÃO E IR À CASA DO OLEIRO PARA OUVIR SUA PALAVRA – Jr 18:2 - Uma das coisas que Deus espera encontrar em nós é disposição. A atitude de irmos até a casa de Deus demonstra vontade e interesse naquilo que Ele tem para nós. Se não formos até Deus Ele não poderá fazer nada por nós, pois respeita a nossa vontade – Vindo a esta reunião você está demonstrando disposição e interesse no que Deus tem para você. Você quer que Deus fale com você hoje? Sl 27:8 e Jr 29:12-13.

2- DEUS ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA AJUDAR AQUELES QUE SE COLOCAM EM SUAS MÃOS- Jr 18:3 – Deus aguarda com expectativa o momento em que um “vaso” reconheça que necessita de restauração e se entregue totalmente a Ele. Os ouvidos de Deus estão sempre atentos ao chamado daqueles que lhe pedem ajuda – Deus lhe conhece e sabe do que necessita. Deus quer lhe ajudar. Você quer se colocar nas mãos dEle para que Ele possa fazer algo em sua vida? - Sl 121:1-8. - O Salmista relata que nosso socorro só pode vir do Senhor, pois Ele é o criador do Universo, e o protetor, Ele não dorme, Ele não nos fará mal, Ele nos guarda sempre.

3- DEUS NÃO QUER QUE VIVAMOS “ESTRAGADOS”, MAS ELE NOS DÁ UMA NOVA OPORTUNIDADE
– Jr 18:4 – Algumas coisas nos “estragam”: vício, prostituição, impureza, ódio, falta de liberar ou pedir perdão, etc. Essa não é a vida que Deus projetou para nós. Em Jesus podemos ser libertos de tudo o que nos “estraga”, pois a sua morte na cruz nos possibilita termos uma nova vida. Você crê que pela morte de Jesus sua vida pode ser transformada? Hoje você tem a oportunidade de dizer a Ele que você quer ser restaurado - II Cor 5:17.

4- DEUS QUER NOS MOLDAR SEGUNDO A SUA PRÓPRIA VONTADE- Jr 18:4 – O projeto de Deus para nós é que tenhamos uma vida abundante. Isso representa paz, alegria, saúde, equilíbrio emocional e muito mais. Se nos colocamos nas mãos dEle, precisamos deixar que Ele mesmo “nos refaça” segundo bem lhe parecer. A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Rm 12:2. Você quer que Deus comece a moldar a sua vida a partir de hoje segundo a vontade dEle e não a sua? - Fl. 2:13-15.

CONCLUSÃO: O RESULTADO DE TUDO ISSO SERÁ HONRA AO INVÉS DE VERGONHA. Deus nos fez para sermos vasos de honra. No entanto, muitos têm preferido viver “estragados” pelo pecado, o que os leva a experimentar a vergonha ao invés de honra – Talvez hoje você esteja vivendo uma situação de vergonha por causa do pecado. Deus quer lhe tirar a vergonha e lhe colocar em um lugar de honra. Foi para isso que Ele lhe criou - Is 61:7-11.

GANCHO EVANGELÍSTICO – Uma palavra ao visitante: Vimos que Deus nos criou para sermos vasos de honra. Deus quer agir em sua vida lhe perdoando e lhe dando a vida eterna. Mas, para que isso ocorra é preciso que você entregue sua vida nas mãos d’Ele. Você quer fazer isso agora e receber Jesus em seu coração? Então peça isso a Ele agora. Faça uma oração de arrependimento e entrega.

Trazendo de volta o que morreu

TEXTO CHAVE: João 11:14, 38-44

INTRODUÇÃO:
Quanta coisa preciosa morre em nossa vida... Casamentos, sonhos, amizades, prosperidade, coisas que tivemos um dia e foram tiradas de nós. Muitas vezes, desistimos completamente daquilo porque não vemos nenhuma possibilidade de reaver. Entretanto, Jesus é aquele que pode ressuscitar as riquezas mortas em nossa vida. Assim como Ele ressuscitou Lázaro, já enterrado e morto há quatro dias. Vamos aprender hoje como o processo de ressurreição acontece.

1- PRECISAMOS CHAMAR JESUS O QUANTO ANTES – Jo 11:1-3 – Quando Lázaro adoeceu suas irmãs Marta e Maria logo mandaram chamar Jesus. Elas mostraram sua fé e dependência em quem poderia resolver a situação. Assim também nós precisamos aprender que, antes de qualquer outra iniciativa em nossa vida, invocar o Senhor Jesus Cristo aquele que pode todas as coisas. Salmos 20:7.

2- PRECISAMOS ENTENDER QUEM NEM SEMPRE OS PROBLEMAS SÃO PARA NOS DESTRUIR – João 11:4 – Jesus disse que a doença de Lázaro era para a glória de Deus. Isso nos ensina que nossas perdas podem se tornar grandes milagres em nossa vida, quando procuramos ajuda no lugar certo, como fizeram aquelas irmãs de Lazaro.

3- DEUS TEM O SEU TEMPO E A SUA MANEIRA DE AGIR - Jo 11:5-6 – A Bíblia diz que Jesus se demorou (e enquanto isso, Lázaro morreu), mas diz que Ele estimava muito aquela família. Em nossas vidas parece que acontece a mesma coisa; pedimos ajuda de Deus e pensamos que Ele não está nos ouvindo, e experimentamos uma aparente demora de Deus. Nunca devemos pensar que é ausência de amor, mas devemos entender que Ele nos ama até no vale da sombra da morte! Ele está no controle das coisas e nos faz sempre o melhor.

4- O SENHOR NÃO ESTÁ ALHEIO AOS NOSSOS SENTIMENTOS. ELE CHORA CONOSCO , Jo 11:17,32-35 – Jesus chorou, não porque Lázaro estava morto - Ele sabia que o ressuscitaria, mas porque viu o sofrimento daquela família. Ele sempre está disposto a nos consolar enquanto estamos sofrendo, portanto, devemos nos lembrar que Ele é um Deus de misericórdia, Salmos 111:4.

5- PRECISAMOS TIRAR OS OBSTÁCULOS - Jo 11:38-41 – Jesus só fez o milagre depois que as pessoas tiraram a pedra do túmulo. Muitas vezes, é isso que nos falta, retirar a pedra do ressentimento para restaurar um relacionamento, a pedra do pecado para ressuscitar um casamento, a pedra da preguiça ou da desonestidade para reaver a prosperidade, etc...

6-É NECESSÁRIO OUVIR A VOZ DO SENHOR E OBEDECER - Jo 11:43 – Jesus deu uma ordem a Lázaro e, mesmo preso pela morte, ele teve que obedecer. Muitas pessoas não conquistam o milagre porque não tomam atitudes diante da palavra de Deus.

7-DEPOIS QUE O MILAGRE COMEÇA A ACONTECER, TEMOS QUE IR ATÉ O FIM - Jo 11:44 Foi necessário desatar Lázaro, depois que ele ressuscitou. Não foi Jesus quem fez isso. Foi a família. Da mesma forma, quando começamos ver a restauração, temos que fazer a nossa parte para alcançar a excelência.

CONCLUSÃO – A parte de Deus para nos ajudar está completa, pois Jesus completou-a na cruz, e a nossa parte é: Chamarmos Jesus. Não importa a situação, devemos entender que Deus não quer nos destruir,mas tem a sua maneira certa de agir, que nem sempre é como nós achamos, e Ele não está alheio ao que nos acontece. Temos que fazer nossa parte, obedecendo o que o Senhor nos mandar, e nunca parar, permanecendo firmes até vermos o milagre.

GANCHO EVANGELÍSTICO – Desafie cada visitante a assumir um compromisso com Jesus. Faça a seguinte proposta: Há coisas a serem ressuscitadas em sua vida? Se quiser ressuscitá-las, a primeira coisa a fazer é chamar Jesus e tornar-se um adorador d’Ele – Oração de entrega e consolidação.

A bênção da obediência de Deus

TEXTO CHAVE: Dt 11:27-28 - Sl 119:56

INTRODUÇÃO: No estudo anterior vimos que existem alguns princípios na Palavra de Deus que, quando seguimos, somos abençoados. Estudamos sobre o principio do “Temor a Deus”. Hoje estudaremos outro principio que nos traz grandes bênçãos, que é o principio da “OBEDIÊNCIA”.

1-O QUE É OBEDIÊNCIA? O dicionário define como: submissão à vontade de alguém, sujeição, dependência, submissão extrema. A obediência não é uma coisa que gostamos de fazer naturalmente, pois temos dificuldades em submetermo-nos à ordem, e isto é um sentimento herdado de Adão, pois a desobediência foi o primeiro pecado cometido no Jardim do Éden - Gênesis 1:15-16, 3:6. Deus deu uma ordem, que o homem desobedeceu, e trouxe conseqüências para toda humanidade. O primeiro tipo de desobediência que vamos ver é o de não se submeter à vontade de alguém, transgredir, infringir, violar algo estabelecido.

2- CONSEQÜÊNCIAS DA DESOBEDIÊNCIA A DEUS. Deus deixou alguns princípios em sua palavra para que o homem viva melhor, mas a desobediência a Deus traz conseqüências que não são nada boas para nossas vidas. Vamos ver algumas:

a- Desobediência faz com que Deus não escute o nosso clamor - .Zacarias 7:13
b- Desobediência traz o castigo de Deus - Efésios 5:6 ,Hb 2:2.
c- Desobediência não permite que vejamos as promessas de Deus em nossas vidas, Josué 5:6

3- O QUE REPRESENTA OBEDECER A DEUS? Obedecer é se submeter e cumprir aquilo que lhe foi determinado exatamente da forma como lhe foi dito. A obediência a Deus representa cumprir os Seus mandamentos e estatutos sem qualquer restrição, sujeitando-se à Sua palavra e vontade - I Samuel 15:22 - este versículo mostra que Deus prefere obediência a sacrifício.

4- ALGUMAS DAS PROMESSAS ACERCA DA OBEDIÊNCIA A DEUS !

a- O Senhor nos ajudará a prosperar em todas as áreas da nossa vida - Dt 11:13-14
b- Seremos aceitos por Deus. Rm 6:16.
c- Seremos povo de Deus. Ex 19:5
d- O Senhor nos colocará “por cima” nas situações - Dt 28:13
e- Seremos abençoados, e tudo nos ira bem. Js 1:8, Dt 5:29 Tg 1:25
f- Seremos morada de Deus Jo 14:23
g- Garante a entrada no Reino do Céu. Mt 7:21.
h- Viveremos para sempre I Jo 2:17

5- COMO DEVE SER A NOSSA OBEDIÊNCIA – A obediência deve ser de todo coração, Rm 6:17, não pode ser uma coisa forçada mas voluntária, sem reserva, sem desvio, e constante, Fl 2:12-14. Temos o maior e melhor dos exemplos de obediência que foi o Senhor Jesus Cristo. Lembramos-nos que Ele viveu aqui na terra como homem, sendo obediente em tudo. João 14:31, 15:10, - Romanos 5:19.

CONCLUSÃO – A obediência é uma decisão que tomamos, não importando nossa vontade em ser obediente ou não, mas, para nosso bem, resolvemos ser obedientes. Devemos confessar nossas faltas em não obedecer e tomar uma posição de ser obediente e desfrutar de todas as benções que a obediência pode nos trazer - Lc 11:28, - Tg 1:25 - Sl 119:56. Faça esta oração do Salmista “Tu, ó SENHOR Deus, és tudo o que eu tenho; prometo obedecer às tuas leis”.Sl 119:57

GANCHO EVANGELÍSTICO – Vimos que a desobediência pode trazer conseqüências trágicas em nossas vidas. Você já tomou a atitude de obedecer a Deus atendendo ao seu chamado para se
tornar seu filho? Se você deseja entregar sua vida a Jesus hoje, é preciso dizer algo a Ele agora. Faça uma oração de arrependimento e entrega.

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025