Um Estar entre amigos

ESTUDO DE CÉLULA 1ª SEMANA DEZEMBRO 2016


Texto-chave: Lucas 7:36-50
Pois bem, antes de servir a refeição e ter aquele tempo gostoso de comunhão e diversão, o líder deve chamar a atenção todos e dizer que aquele “banquete” é especial, não só porque há boa comida sobre a mesa, mas porque há um convidado muito especial: Jesus! Em seguida, deve ler o texto acima com todos e, de maneira descontraída e objetiva (não mais que 15 a 20 minutos), compartilhar uma palavra evangelística. Eis algumas ideias que podem ser exploradas no texto...

1) A PRESENÇA DE JESUS PODE SER UMA GRANDE OPORTUNIDADE ESPIRITUAL – A maioria das pessoas estava ali pelo jantar, ou talvez, pelos amigos presentes, mas aquela mulher veio por causa de Jesus e estava decidida a não perder a oportunidade de se derramar aos seus pés.

2) JESUS OBSERVA A ATITUDE DAS PESSOAS PARA COM ELE, NUM JANTAR PARA O QUAL FOI CONVI-DADO – Ele reprovou Simão por tratá-lo como uma pessoa qualquer, enquanto exaltou aquela mulher por honrá-lo com o melhor que ela tinha a oferecer. Que atitude cada um de nós vai ter diante da presença de Jesus neste altar?

3) PODEMOS REAGIR COM DÚVIDA OU COM FÉ NA PRESENÇA DE JESUS – A Bíblia diz que Simão duvidava da divindade de Jesus (veja o versículo 39), enquanto a mulher o adorava como verdadeiro Deus. Por isso ela teve sua vida mudada!

4) O PERDÃO E A SALVAÇÃO SÃO O ASSUNTO CENTRAL QUE JESUS PROPÕE NESTE JANTAR – Aquela mulher é apresentada como pecadora, mas na verdade todos os que estavam ao redor da mesa eram pecadores, cada um à sua maneira. Por isso, o Senhor propõe uma conversa sobre o valor do perdão e exalta aqueles que se importam com isso, demonstrando arrependimento.

5) PODEMOS SAIR DESSE JANTAR DA MESMA MANEIRA QUE CHEGAMOS OU TRANSFORMADOS POR CRISTO – Os fariseus saíram daquela casa coma barriga cheia e o coração vazio, enquanto a mulher saiu perdoada e salva. Tudo porque ela foi a única pessoa que se lançou aos pés de Jesus.

CONCLUSÃO – Faça um apelo e pergunte quem quer aproveitar a presença de Jesus e entregar-se a Ele. Ajude as pessoas a fazerem a oração de entrega e, depois, durante o jantar, consolide-as, convidando-as para passarem a frequentar as reuniões da célula.

Caracteristicas de um verdadeiro discípulo

Estudo de Célula da 2ª Semana Dezembro 2016

Texto-chave: Atos 6:7
Uma igreja saudável não uma igreja que multiplica a apenas o número de convertidos, mas que multiplica o número de discípulos. É por isso que temos estudado sobre esse tema nas últimas semanas. O que queremos é convencer aqueles que são apenas frequentadores de células e cultos a entrarem num relacionamento de discipulado pessoal com seus líderes. Hoje vamos procurar na Bíblia as características necessárias para que alguém seja considerado um discípulo...
1) UM VERDADEIRO DISCÍPULO ACEITA SEGUIR SEU DISCIPULADOR – Mateus 16:24; Hebreus 13:17 – Em todos os relatos que temos na Bíblia, é o discípulo que segue o discipulador e não o discipulado que corre atrás do discípulo. Isso indica que, para ser discípulo, é necessário humildade e interesse para tomar a iniciativa de aprender com alguém mais maduro na fé. Há pessoas que não avançam no discipulado porque são passivas e esperam ser arrastadas para o propósito.
2) UM VERDADEIRO DISCÍPULO ACEITA O DESAFIO DE FRUTIFICAR – João 15:8; Marcos 3:14-15 – O propósito do discipulado é levar as pessoas ao crescimento espiritual, para que elas assumam o ministério na igreja e se tornem frutíferas. Quando Jesus chamou os seus doze, deixou claro que a ideia era um relacionamento com Ele a fim de que eles se habilitassem para fazer a obra de Deus. Aquele que diz ser discípulo, mas foge do ministério e não frutifica, está enganando a si mesmo.
3) UM VERDADEIRO DISCÍPULO BUSCA SE ESPELHAR EM SEU LÍDER – Lucas 6:40; Hebreus 13:7 – É claro que quando lemos textos bíblicos que se referem a Jesus, temos o discipulador perfeito e Ele foi o único nesta condição. Mesmo assim, ele transferiu a responsabilidade do discipulado para os homens. Isso quer dizer que o verdadeiro discípulo é aquele que reconhece as qualidades espirituais do seu líder (ainda que ele tenha seus limites) e busca se espelhar nele para tornar-se um cristão melhor.
4) UM VERDADEIRO DISCÍPULO ESTÁ DISPOSTO A RENUNCIAR – Lucas 14:33 – Não há discipulado sem renúncia. É preciso humildade e decisão para abrir mão de tempo, conforto e independência para investir num relacionamento que objetiva a formação espiritual. É por isso que muitas pessoas nunca se tornam verdadeiros discípulos, pois querem os benefícios, mas não têm disposição de pagar o preço. Quando Jesus definiu que, para segui-lo, era necessário “tomar, cada um, a sua cruz”, estava apontando para a necessidade de morrermos para nós mesmos, a fim de recebermos a vida de Deus através do discipulado.
5) O VERDADEIRO DISCÍPULO ACEITA REPLICAR O MODELO QUE RECEBE DO SEU LÍDER – Filipenses 3:17; II Timóteo 2:2 – O discipulado é uma cadeia de transmissão de um modelo de valores, de homens para homens. O discipulador recebeu um padrão de alguém, inspirado em Cristo e deve repassá-lo ao seu discípulo, para que ele possa fazer o mesmo com outros. Portanto, não há espaço para pensamentos autônomos e discordâncias quanto à visão. Quem é discípulo, identifica-se com o modelo que nasce em Jesus, passa pelos pastores, desce aos líderes, chega à sua vida e deve ser transmitido com integridade por ele para a vida de outros.
CONCLUSÃO – Gaste um tempo de oração, estimulando os integrantes da célula a levantarem sua voz, buscando de Deus um coração de verdadeiros discípulos... Se houver algum visitante não convertido, pergunte se ele não quer receber Jesus e ore com ele.

Você é realmente nascido de Deus?

Estudo de célula 4ª Semana de Dezembro 2016

Quebra-gelo: Peça para cada membro da célula contar qual foi a maior diferença que se evidenciou em sua forma de ser ou agir, logo que se converteu. Que mudança em seu comportamento chamou a atenção das pessoas à sua volta (tenham elas gostado ou não)? Texto-chave: Mateus 7:17-20
A genuína conversão produz frutos de mudança da vida de uma pessoa. Hoje, tempos que muita gente é atraída à igreja, há muitos que somente mudam de religião ou simplesmente aderem a uma comunidade de cristãos, mas não passam pela experiência do novo nascimento, seguindo com os mesmos comportamentos, embora estejam na igreja. Sem uma verdadeira transformação, essas pessoas permanecem, às vezes, enganando-se a si mesmas.
A nova vida que Cristo nos dá tem evidências. O apóstolo João, escrevendo a primeira de suas cartas, foi muito direto ao apontar qualidades inerentes a quem se converteu de fato. Vamos analisar essas qualidade e avaliar se elas estão presentes em nossa vida...
1) QUEM É NASCIDO DE NOVO ANDA NA LUZ – I João 1:5-6 – Andar na luz é o oposto de andar em trevas e tem a ver com manter-se longe do pecado, abandonando os ambientes onde a santidade de Deus é ofendida e a escuridão do pecado domina. Não faz sentido alguém dizer que nasceu de novo e continuar com uma vida de prostituição, adultério, homossexualismo, pornografia, vício, mentira, violência e outras práticas reprovadas pela Palavra de Deus. Estar na igreja, que é um lugar de luz, mas ao mesmo tempo frequentar as trevas é um sinal de que não houve transformação – Ler também Colossenses 3:5-10.
2) QUEM É NASCIDO DE NOVO SENTE NECESSIDADE DE TER COMUNHÃO COM OS IRMÃOS – I João 1:7 – Uma das evidências mais fortes da conversão é o desejo de estar com os irmãos na fé. Pessoas que resistem em participar das reuniões da igreja, ou mesmo que frequentam, mas não desenvolvem laços pessoais com outros na casa de Deus, talvez não tenham ainda uma experiência real de conversão. Quem é ovelha sente necessidade de estar no meio do rebanho. – Ler também Hebreus 10:25.
3) QUEM É NASCIDO DE NOVO BUSCA ANDAR EM TRANSPARÊNCIA – I João 1:8-10 –O verdadeiro cristão não é impecável, mas também não faz do pecado o seu estado normal. Quando, por acidente, ele tropeça nalgum erro, procura logo consertar, confessando ao Senhor e aos seus líderes, não permitindo que a hipocrisia tome espaço em sua vida... É completamente questionável a conversão de alguém que mantém pecados ocultos em sua vida – Ler também Tiago 5:16.
4) QUEM É NASCIDO DE NOVO SE ESFORÇA POR OBEDECER A PALAVRA DE DEUS – I João 2:3-5 – O apego à palavra de Deus e a intensa busca por obedecê-la é outra qualidade inegociável dos verdadeiros cristãos. Pessoas que estão sempre questionando a Bíblia ou que ignoram os mandamentos de Deus, vivendo por seu próprio entendimento, carecem de uma experiência de transformação. Quem é crente de verdade, ama a Palavra e procura obedecê-la em tudo – Ler também Salmos 119: 109-113.
5) QUEM É NASCIDO DE NOVO QUER SE PARECER CADA DIA MAIS COM JESUS – I João 2:6 – A nova vida não consiste apenas em obedecer regras frias, mas em seguir um modelo. Quem nasce de novo, ama Jesus e o admira acima de tudo, buscando conformar sua própria vida à vida de Cristo. Aliás, em Antioquia os crentes foram chamados pela primeira vez de “cristãos”, por causa da maneira como eles procuravam ser réplicas de Jesus neste mundo – Ler também Atos 11:26; I Coríntios 11:1.
6) QUEM É NASCIDO DE NOVO SUPERA DECEPÇÕES E NÃO MANTÉM RELACIONAMENTOS QUEBRA-DOS NA IGREJA - I João 2:9-11 – Cristo e a igreja são uma coisa só, como a cabeça não pode ser dis-sociada do corpo. Somos, portanto, desafiados e viver em amor uns para com os outros, perdoando quando alguém nos decepciona. Sendo assim, guardar mágoa ou inimizade dentro da casa de Deus é uma escolha que um verdadeiro crente rejeita – Leia também Efésios 4:30-32. CONCLUSÃO - Desafie seus discípulos a avaliarem sua experiência com Deus a partir do que foi estudado hoje. Se alguém sente que precisa de uma experiência mais profunda, ore com tal pessoal. Se houver visitantes, desafie-os a receberem Jesus e consolide-os.

Uma Vida de Vitória

Estudo de Célula da 3ª Semana de 2016

Texto-chave: I Tessalonicenses 5:16-22
Viver uma vida de vitória não é algo que acontece automaticamente, só porque somos cristãos. Antes, é fruto de decisões e comportamentos que assumimos diante da vida e da Palavra de Deus. Nestes poucos versículos, usando palavras muito diretas, o apóstolo Paulo nos dá sete chaves para andarmos em triunfo. Vamos meditar juntos sobre cada uma delas...
1) RENOVAR A ALEGRIA EM DEUS – vs. 16 – O cristão não pode viver apenas no natural, dependendo das circunstâncias para manter-se animado. Ele tem uma fonte inesgotável de gozo e entusiasmo que é a presença do Senhor e o seu propósito. Quando educamos o nosso coração a mergulhar nisso, ainda que passemos por provas difíceis, mantemos a força interior! Um tempo de adoração profunda, uma palavra revelada pelo Espírito ou simplesmente o prazer de cumprir o ministério podem ser uma chave para mantermo-nos em vitória, alegrando-nos n’Ele – Ler também Habacuque 3:17-18.
2) MANTER PERSEVERANÇA NA ORAÇÃO – vs. 17 – A oração é um exercício fundamental para uma vida cristã vitoriosa. Nem sempre ela será prazerosa, mas fruto de uma disciplina que mantemos porque precisamos. Como o exercício físico constante produz saúde no corpo, a vida de oração produz vigor espiritual. Mas é preciso vencer a “preguiça” e as resistências da carne para “orar sem cessar”, ou seja, não interrompendo essa prática em nosso dia a dia – Ler também Filipenses 4:6.
3) SER AGRADECIDOS EM TUDO – vs. 18 – A gratidão atrai as bênçãos de Deus, na mesma proporção em que a murmuração as afasta de nós. Pessoas agradecidas, que conseguem ver lado bom das coisas, mesmo quando estão passando por tribulação, geralmente são mais fortes e prósperas do que aquelas que não demonstram apreço pelo que Deus e as pessoas fazem por elas – Ler também Colossenses 3:16.
4) CULTIVAR A INTIMIDADE COM O ESPÍRITO – vs. 19 – A unção do Espírito é uma chama que tem que ser alimentada todos os dias através da adoração, da vida devocional e da santidade. Crentes que não separam tempo com o Senhor ou que vivem cedendo ao pecado, perdem a unção, e sem unção, ninguém consegue ter uma vida vitoriosa – Ler também Efésios 5:18.
5) VALORIZAR A DIREÇÃO PROFÉTICA – vs. 20 – A profecia é a palavra inspirada por Deus, que Ele nos envia através de outras pessoas. Ela pode vir quando alguém, no exercício de um dom espiritual, traz recados diretos para nossa vida; ou ocorre também quando nossos líderes espirituais nos pregam a palavra com unção e revelação. A chave que Paulo nos dá é de não desprezarmos profecias. Infelizmente, muitos vivem apenas uma vida natural, porque não se movem em consonância com o que Deus está falando no meio do seu povo – Ler também II Crônicas 20:20.
6) FILTRAR AQUILO QUE SERVE PARA EDIFICAÇÃO – vs. 21 – O crente vencedor não engole tudo o que lhe é oferecido. Ele avalia, conferindo se está de acordo com as Escrituras e discernindo se determinadas palavras, pessoas ou oportunidades são instrumento de Deus ou sofismas do diabo. Segundo o apóstolo Paulo, precisamos aprender a fazer dois exercícios: filtrar o que vemos, lemos e ouvimos; e guardar aquilo que é proveitoso para a nossa edificação - Ler também I Coríntios 2:13-15.
7) REJEITAR O MAL SEMPRE – vs. 22 – Abster-se é evitar, abrir mão. Paulo nos manda abster-nos de “toda forma de mal”. Seja pensamento, atitude, palavra, amizade, ambiente, enfim, tudo o que está carregado de pecado deve encontrar a porta fechada em nosso coração. Quando Satanás não acha nada de que nos acusar, não tem como impedir a nossa vitória – Ler também I Pedro 3:11.

CONCLUSÃO – Antes de terminar a reunião, conduza um tempo de oração ou adoração... Se houver algum visitante não convertido, pergunte se ele não quer receber Jesus e ore com ele.

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025