Vivendo dias abençoados

Texto-Chave: - Salmo 141:1-5

 

Introdução - Todos nós queremos que os nossos dias sejam abençoados. Mas muitas vezes não vivemos dias assim porque permitimos algumas situações nos privarem dessas bênçãos que tanto desejamos. Também, em outras vezes, não temos estas bênçãos por permitir algo que não devíamos permitir. Por isso, é bom lembrar que "Nunca devemos reclamar daquilo que permitimos". Hoje vamos aprender com o Rei Davi, que foi um homem "segundo o coração de Deus", e certamente descobriremos alguns segredos que também precisamos praticar, e que podem nos levar a vivermos dias abençoados.

 

1 - DEVEMOS CHAMAR PELO SENHOR EM NOSSO SOCORRO – Isto deve ser feito todos os dias, ou seja, precisamos estar pedindo que Ele abençoe o nosso dia. Veja o que Davi fazia em Salmos 141: 1 -2. Às vezes começamos o dia tão "atropelados", andamos preocupados com o que temos para fazer e terminamos o dia cansados demais, que nos esquecemos - ou não nos importamos com o essencial, que é buscar em Deus a força e a proteção para que o nosso dia seja uma bênção – Sl 68:19 e 145:2,18. Observe que o verso diz que Ele está perto dos que pedem - isto significa que devemos pedir, clamar, invocar que o Senhor estará perto de nós.

 

2 - PRECISAMOS DEIXAR QUE DEUS CONTROLE A NOSSA LÍNGUA - Sl 141: 3 O que falamos tem um peso no mundo espiritual que produz reflexos no mundo físico. Precisamos pedir a Deus que guarde a nossa boca, mas também devemos vigiar quanto às palavras que proferimos no dia-a-dia. Elas podem abençoar, mas também podem amaldiçoar, ferir e até mesmo nos contaminar em nosso caminhar, Mt 15:10-11. Aqui Jesus deixa claro que podemos nos contaminar simplesmente com uma palavra. Olhe só o poder das palavras - podem construir ou destrui r- Pv 18:21. Porem, se deixarmos que Deus controle nossa língua, não corremos o risco de destruição.

 

3 - TEMOS QUE ESTAR ATENTOS ÀS COISAS QUE FAZEMOS E TAMBÉM COM QUEM NOS RELACIONAMOS – Sl 141: 4 - É necessário mantermos vigilância sempre que estivermos no meio de outras pessoas, pois isto pode determinar se o nosso dia será abençoado ou não. Na oração de Davi ele pede a Deus que seu coração não deseje fazer o mal e nem ande com os maus. Sl 1:1-2 , 106:3. Nesse texto o próprio Davi nos ensina que é feliz aquele que se afasta dos maus. Pv 16:17, aqui Salomão, o filho de Davi, fala em desviar, ter cuidado. São essas as atitudes que tornam o nosso dia uma bênção.

 

4 - PRECISAMOS MANTER CONSTANTE ORAÇÃO DURANTE OS NOSSOS DIAS- Sl 141: 5c . Isso quer dizer que em todos os dias, e em todo tempo, precisamos estar "em sintonia" com Deus. Não podemos "baixar a guarda". Enquanto fazemos o que temos para fazer, nossos pensamentos precisam estar elevados em Deus - (sugestão: a oração em línguas é uma boa prática para que isso aconteça) –Ef 6:18; Mt 26:41 e Lc 21:36.

 

CONCLUSÃO – Se queremos dias abençoados devemos estar alertas, e fazermos a nossa parte. Deus já fez a parte dele- Rm 8:14-17. A nossa parte é: Chamar pelo Pai, Deixar que Ele controle nossa língua, Estar atentos com o que fazemos e com quem relacionamos, e Manter constante oração. Se fizermos isso, teremos a benção que tanto desejamos. Estes são apenas alguns princípios que Deus deixou para nos ajudar a desfrutar das bênçãos que Ele deseja e planejou para cada um dos seus Filhos.

 

Gancho Evangelístico: Medite na seguinte pergunta: "Você gostaria de viver dias abençoados?" Então, se entregue a Jesus e receba dEle a maior de todas as bênçãos que é a salvação, pois a partir dessa atitude todas as outras coisas lhe serão acrescentadas.

Aprendendo a vencer disafios

Texto-Chave: - Josué 1:1-11

 

INTRODUÇÃO: Vamos aprender a vencer desafios com a vida de Josué, ele tinha um grande desafio diante de si. Moisés, seu líder, havia morrido e agora ele tinha a missão de conduzir mais de 2 milhões de israelitas à conquista de Canaã. Era uma realidade nova, que trazia receios ao seu coração. Muitas vezes enfrentamos situações assim em nossa vida. Algo muda de repente e nos vemos diante de um grande desafio. Cada ano novo que entramos, é um novo desafio. Vamos aprender os segredos que fizeram de Josué um conquistador:

 

1. JOSUÉ BUSCOU OUVIR A VOZ DE DEUS Js 1:1 – Ele não ficou apavorado com a nova situação e nem saiu fazendo as coisas do seu jeito. A primeira coisa que ele fez foi procurar ouvir Deus. Muitas vezes, diante dos desafios da vida, queremos encontrar o caminho sem buscar a Deus. Por isto fracassamos. Deus sempre tem uma direção para nós. Só precisamos parar para ouvi-lo! Pv. 16:1-3,9.

 

2. JOSUÉ NÃO FICOU PRESO AO PASSADO. ELE OLHOU PARA FRENTE Js. 1:2 – Embora Moisés tivesse sido seu grande líder e amigo, agora ele estava morto. Josué entendeu que não poderia ficar "chorando o leite derramado". A ordem de Deus era que ele olhasse para frente! Muitas pessoas sofrem perdas na vida e se recusam a desligar-se do que ficou para trás. Se algo mudou em nossa vida, não adianta ficar lamentando. Temos que crer que o Senhor pode nos fazer avançar, mesmo tendo perdido coisas e pessoas preciosas Fl 3:13-14.

 

3. JOSUÉ DEIXOU DEUS ESTABELECER METAS CLARAS Jos. 1:4 – Para sermos conquistadores, temos que ter metas claras em nossa vida. Por isto Deus estabeleceu os limites da terra que deveria ser conquistada por Josué e seu povo. Você tem metas claras para sua vida pessoal, familiar, profissional e ministerial? Você tem uma lista objetiva de propósitos pelos quais está orando todos os dias e trabalhando? Se você não sabe aonde quer chegar, provavelmente não chegará a lugar algum. Quem não sabe o que quer qualquer coisa lhe serve. Nunca recue nos propósitos que Deus estabeleceu para você. O melhor sempre está por vir. Não imite a mulher de Ló que olhou para trás. Gn.19:15-17,26.

 

4. JOSUÉ ENTENDEU O VALOR DO ESFORÇO E DO ÂNIMO Js 1:6-7,9 - Deus repetiu três vezes a ordem para que ele se esforçasse e tivesse bom ânimo. Sem estas duas virtudes, ninguém conquista grandes coisas. Satanás faz de tudo para nos desanimar, usando circunstâncias e pessoas. Temos que resisti-lo. Precisamos estar sempre no meio dos irmãos (especialmente na célula). Assim, somos por eles fortalecidos e animados.

 

5. JOSUÉ ENTENDEU QUE PRECISAVA DEDICAR-SE À PALAVRA DE DEUS Js 1:8 - Um dos grandes segredos para as vitórias espirituais é o amor e a obediência à Palavra de Deus. Por isto Josué fez uma aliança com a Palavra. Segundo o texto, precisamos ter três atitudes com a palavra:


1) Estudar – "medita nele dia e noite"; Dt 6:5-9
2) Proclamar ou declarar – "Não se aparte da tua boca o livro desta lei";
3) Praticar – "para que tenhas cuidado de fazer tudo o que nele está escrito".

 

CONCLUSÃO - Deus coloca desafios em nossa vida porque sabe que fomos feitos para solucionar problemas. Por isso, junto com o desafio Ele nos dá a inspiração para encontrar a solução, porém, a verdadeira solução para o problema vem de Deus, e para encontrá-la precisamos buscar mais comunhão com Ele, para receber dEle a resposta verdadeira para nossos problemas. Busque em Deus as respostas que você precisa, e tenha a satisfação de ser um vencedor.

 

 

Mesmo pequenos, somos úteis

Texto-Chave: - Provérbios 30:24-28


INTRODUÇÃO: Ao Chegarmos na ultima semana do ano temos a tendência de fazer uma analise de nosso ano, quantas conquistas, quantas coisas que não conseguimos realizar, quantas oportunidades perdemos, e neste ponto temos a tendência de, muitas vezes, justificarmos nossa falta de sucesso e prosperidade, dizendo que somos fracos e limitados. Hoje vamos estudar este texto de Provérbios onde Salomão, com a sabedoria que Deus lhe deu, vai nos ensinar sobre virtudes que podem nos fazer vencedores, ainda que nos sintamos pequenos. Para isso ele usa a figura de quatro pequenos animais, capazes de grandes proezas. Vamos ver o que as formigas, os coelhos selvagens, os gafanhotos e as lagartixas têm a nos ensinar:

 

1 - AS FORMIGAS NOS ENSINAM SOBRE PLANEJAMENTO – Pv 30:25 - Salomão destaca a formiga por sua capacidade de antecipar-se, de trabalhar duro no verão estocando comida para depois, no inverno, não morrer de fome. Esse planejamento faz com que, nos tempos em que não é possível produzir, haja suprimento. Pv 6:6-11. Deixar para depois ou para a última hora é uma terrível característica na vida de muitas pessoas e a Palavra de Deus confronta isto. O servo de Deus deve aprender a antecipar-se, a trabalhar duro enquanto pode, para ter os frutos quando tempos difíceis lhe sobrevierem. Outras qualidades das formigas: Esforço (é proporcionalmente o animal mais forte que existe, pois carrega folhas e objetos que têm muitas vezes o seu peso), organização, solidariedade. Ao iniciarmos um novo ano devemos colocar em pratica está lição, planejar o que desejamos para o próximo ano. Lc 14:28-30.

 

2 - OS COELHOS SELVAGENS NOS ENSINAM SOBRE ESTABILIDADE – Pv 30:26 – O coelho selvagem (arganaz ou querogrilo) era uma espécie que habitava nas fendas das rochas. Por isso Salomão o usa como modelo de investimento em segurança e estabilidade. Era sua disposição de fazer a casa nas rochas que o protegiam dos predadores muito maiores que ele. Mt 7:24-25 - Precisamos edificar nossa vida sobre a rocha, que é a palavra de Deus. Se não investirmos em conhecer e viver a Palavra, estaremos à mercê dos problemas e poderemos ver nossa vida (pessoal, familiar, profissional, ministerial) desmoronar. Precisamos nos esforçar para conquistar situações de estabilidade, assim como os coelhos se esforçavam para viver nas rochas. Há coisas que podem trazer estabilidade financeira (ser fiel nos dízimos e ofertas, valorizar o trabalho que temos, ter sempre uma reserva/poupança para momentos de emergência), estabilidade familiar (investir na educação dos filhos, tempo de qualidade em casa), estabilidade ministerial, lutar e ser fiel para conquistar, ter sempre como meta levar vidas a Jesus, almejar ser um líder de célula,ou seja, alguém disposto a investir no bem estar de outrem.


3 - OS GAFANHOTOS NOS ENSINAM SOBRE UNIDADE – Pv 30:27 - Os gafanhotos são um modelo de unidade, pois sempre estão em bando e por esta característica têm um alto poder de destruição. Sua força está na unidade! Isso ressalta a importância de fazermos parte de uma igreja e nos movermos na mesma direção para grandes conquistas, causando estragos no reino das trevas. Pv 18:1 - O crente que escolhe a solidão, que não se envolve nos movimentos da igreja está se levantando contra a sabedoria de Deus. Gn 11:6 Se quisermos grandes conquistas, temos que abrir mão do egoísmo, dos gostos pessoais e andar em unidade, falando a mesma língua dos nossos líderes.

 

4 - AS LAGARTIXAS NOS ENSINAM SOBRE OUSADIA – Pv 30:28 - O último animalzinho tomado como modelo por Salomão é o géco (uma espécie de lagartixa). Embora pequeno, ele se introduz onde quer, inclusive nos palácios dos reis. Isso fala de ousadia, de não ser tímido, de ambicionar coisas grandes em Deus e escalar os obstáculos para conquistar novos espaços. I Co 1:28 - Temos o respaldo de Deus para grandes proezas. Ele tem uma predileção por usar os pequenos e frágeis.

 

Conclusão - Não importa o quanto podemos nos sentir pequenos, o que vale é o que Deus tem para fazer conosco dentro do tamanho que cada um possui – tamanho físico, intelectual, financeiro, espiritual, etc. Quando temos a disposição de ser úteis no Reino de Deus, a maneira como seremos usados é por conta dos planos dEle. A nós cabe uma coisa – decidir que ficaremos dentro da vontade soberana do Senhor. Tome sempre a decisão de Temer ao Senhor e ser humilde, que o resto é por conta dEle.

 

 

Quatro princípios para o milagre

Texto-Chave: - Lucas 6:6-10

 

INTRODUÇÃO: Lemos neste texto sobre um homem que tinha a mão "aleijada" ou como diz na versão Revista Corrigida "mirrada" ou mesmo na versão Revista Atualizada "ressequida.". Muitas vezes temos áreas em nossas vidas que estão, da mesma forma, com problemas que nos impedem de conquistar, que nos envergonham e entristecem e até limitam nossa relação com as outras pessoas. Como esse homem da história bíblica, que precisava de um milagre, nós também às vezes precisamos. Mas, como conseguir que Deus haja e libere as coisas que estão amaradas em nossas vidas? Vamos aprender alguns princípios que poderão nos ajudar a receber o milagre que necessitamos.

 

1 - VOCÊ PRECISA ESTAR NO LUGAR ONDE JESUS ESTÁ – Lc 6:6 - Muitas pessoas buscam o milagre no lugar errado ou nem buscam. Esse homem estava onde Jesus estava operando e por isso ele foi transformado. E onde é que Jesus está? Ele está no meio de pessoas que O buscam, que se reúnem em Seu nome, a célula ,a igreja. Não adianta buscá-Lo em ambientes de pecado, onde tem coisas que desagradam a Deus, pois ali, com certeza, Jesus não estará. Mas, veja onde Ele está- Mt 18:20

 

2 - VOCÊ PRECISA VENCER TODO PRECONCEITO RELIGIOSO – Lc 6:7 – Por incrível que pareça, a religiosidade é um dos maiores empecilhos para que as pessoas tenham uma experiência com Deus. Esse homem, para ser curado, precisou enfrentar pessoas (religiosos que não queriam que ele abraçasse a fé e se tornasse um crente em Jesus), e preconceitos, (idéias religiosas distorcidas, que não tinham respaldo na palavra de Deus). Será que tudo o que você aprendeu sobre Jesus ou sobre Deus está na Bíblia ou são mentiras da religião? Mt 15:3. Veja que o próprio Jesus disse que os homens fazem os seus próprios ensinamentos.

 

3 - VOCÊ PRECISA ASSUMIR PUBLICAMENTE SUA FÉ EM JESUS - Lc 6:8 – Às vezes queremos a benção, mas não queremos assumir a nossa fé e obediência ao Senhor diante dos outros. Temos receio de ser rejeitados, ridicularizados ou taxados como "fanáticos". No entanto, Deus só tem compromisso com quem assume compromisso com Ele , aquele que se torna Filho de Deus e assume sua posição em Cristo que tem direito da herança que Ele preparou para os seus - Mt 10:32-33.

 

4 - VOCÊ PRECISA TER CORAGEM E HUMILDADE PARA RECONHECER SUA DEFICIÊNCIA Lc 6:10. Aquele homem só foi curado quando expôs a sua vergonha, o seu problema. Ele se humilhou diante de Jesus na frente de pessoas. Da mesma maneira, quando chegamos à igreja, precisamos ser humildes o suficiente para permitir que nossos líderes e irmãos saibam das áreas que temos que mudar e assim, através do nosso quebrantamento e obediência, o Senhor nos transforme e mude o que é vergonhoso num grande testemunho. Observe que aquele homem não foi humilhado por ninguém, ele se humilhou. Temos que perceber que há uma grande diferença de ser humilhado e de se humilhar; o humilhado não tem escolha - alguém humilha a pessoa e ela passa por aquilo sem escolha, mas quando alguém reconhece que precisa e se humilha, principalmente diante do Todo que Jesus pode fazer hoje.poderoso, isso é uma escolha. Tg 4:10, IPe 5:6.

 

Conclusão - Quando Paulo fala em Filip. 2:12 "...Continuem trabalhando com respeito e temor a Deus para completar a salvação de vocês", cremos que ele estava querendo dizer que devemos colocar em prática princípios da Palavra que podem nos livrar de coisas do passado que podem nos prender e nos fazer levar uma vida aleijada, ou seja, mirrada ou ressequida. Tenha coragem e decida que também será uma pessoa alcançada pelo milagre da cura.

 

 

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025