O Senhor é meu guarda

Texto base: Rm. 12:1-2. e 14-21
O desejo de Deus para nós é que aceitemos Sua defesa e cuidado. Todos querem ser cuidados por Deus, mas deixar que Ele nos defenda, não é fácil agir assim, por que temos um instinto natural de defesa em todas as áreas. Ser cuidado por Deus requer sacrifício. Você está disposto a fazer esse sacrifício?

Só vejo um meio de conseguir aceitar ser defendido por Deus " é ser nova criatura em Cristo, e levar a Bíblia a sério. E para conseguir agir assim existe sacrifício a fazer. Que tipo de sacrifício ?.

A resposta está em Salmos 51:16, 17. A ênfase deste texto é: Deus gosta de ver em nós espirito humilde e coração arrependido. Essas duas atitudes não são naturais, mas agradam a Deus. São elas que nos levam a aceitar a defesa de Deus. Para Deus nos usar Ele precisa nos treinar para ter um espírito humilde e coração arrependido. Como Deus nos prepara? Ele faz isso através de situações que nos levam a sermos humilhados para haver quebrantamento. Ser quebrantado é algo doloroso mas funciona quando é preciso ser transformado. Um cavalo pode ser muito forte, mas enquanto não for domado não serve para ir para a guerra. Somos filhos de Deus úteis na Sua obra, mas antes é preciso ser treinado pelo quebrantamento, e o sofrimento é a ferramenta para nos quebrantar e nos tornar humildes. O que Deus faz com um coração humilde? Ele usa, mas o rebelde sofre até ser quebrantado. Esse quebrantamento nos faz úteis para testemunhar ao mundo.

Deus quer mostrar ao mundo que seus filhos são diferentes. Onde está nossa diferença? 1 Pedro 2:11-12. Abrimos mão da reação natural.
Deus quer nos mostrar como Seus filhos para o mundo, e usa autoridades humanas para constatarem que somos mesmo novas criaturas. (não só de palavras). 1 Pedro 2:13-15 "

Devemos respeitar pessoas e autoridades: quem são elas? Pai e mãe, marido, patrão, chefe de serviço, professores, vereadores, prefeito, governador, presidente, etc. Devemos ficar indignados com algumas situações, mas cuidado para não pecar, por palavras de crítica e ações de rebeldia. Criticar autoridades e se rebelar contra elas não agradam a Deus. Veja o conselho do apóstolo - 1 Pedro 2:16, 17.

Deus nos treina através das autoridades. E Ele vai escolher as que são injustas e terríveis - 1 Pedro 2:18-20
Por que Deus usa testes conosco? - para testemunhar as mudanças que o Senhor fez em nós. Você tem passado nesse teste?
Jesus passou nos testes e serve de nosso modelo. 1 Pedro 2:21-24

Cristo foi injuriado e sofreu calado: Mat 27:1-2. - 11-14 - Jesus não se defendeu.

Leia Marcos 15:3-5 " Lucas 23:13-24.
Autoridades ruins e injustas são usadas nesse teste com Jesus. E como ele reagiu? Só é cristão quem agir como Cristo. Por que Jesus não se defendeu? - a razão foi: para permanecer debaixo do julgamento do Pai e portanto sob Sua proteção. Quando recusamos a nos defender estamos abrigados sob a graça e julgamento de Deus. Esse lugar é seguro. Veja Rm 8:33" 34

Quando você se justifica para se defender, você se desvia do seu direito espiritual de proteção, e despreza a força de Deus, achando que você é capaz. Quanto mais injusto for alguém com você, se você conseguir ficar dentro do princípio "que Deus me defenda", você será cuidado por Deus. Existe coisa melhor?

EXEMPLO DO REI DAVI- Depois de ser ungido por Deus como rei, serviu a Saul, foi injustiçado por ele, fugiu para não ser morto por ele. Davi teve duas oportunidades de fazer sua vingança e passou no teste. Leia 1 Sam.26:7-12 " foi aprovado por sua atitude. Deus resolveu o problema do seu jeito, e Davi foi aprovado e abençoado como o novo rei. Os filisteus mataram Saul.

CONCLUSÃO : Um dos propósitos de Deus é nos colocar sob tratamento injusto nas mãos de autoridades. Ele usa isso para nos posicionar e sermos abençoados. Siga o Conselho de Pedro: Leia 1 Pedro 3:9-12.
Quem decidiu seguir a Cristo deve ter essa atitude- 1 Pedro 3:13-19.

Quem passa no teste do tratamento injusto chega a um lugar de maturidade espiritual.

Autoridade espiritual ê promessa para aqueles que sofrem como Cristo. Você deseja ter autoridade espiritual?

- Ore agora abrindo mão de sua defesa pessoal, decidindo agir como Jesus, e faça jus ao título de Cristão. Diga no seu coração sempre -QUE DEUS ME GUARDE.

Segredo é obediência e submissão

INTRODUÇÃO: Todos querem ser abençoados e Deus quer nos abençoar também. Porém, é preciso preencher os requisitos para que a bênção venha. Hoje veremos que além de obedecer é preciso ser submisso às autoridades para que nossa bênção venha. Obediência com submissão resulta em bênção. Leia Isaías 1:18-20 - Na Versão RA- o texto diz:"19 Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. 20 Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse. O querer nesse verso significa desejar com o coração. Existem duas condições para receber as bênçãos de Deus: SER SUBMISSO - aceitar (querer com o coração) a vontade dEle, abrindo mão da nossa "(isso requer humildade)

SER OBEDIENTE - Obedecer ao comando dEle " Não fazer o que desejamos " Não se rebelar. Isso requer deixar o orgulho de lado. Essa obediência a Deus implica em obedecer as autoridades a quem Ele delega de boa vontade. Leia Heb. 13:17 - Aqui vemos dois conselhos:

1- Obedecer aqueles que governam sobre nós.
2- Ser submisso a eles. Você já ouviu a frase? " "manda quem pode, obedece quem tem juízo". Ter juízo aqui, conforme o verso, significa evitar que a bênção deixe de cair sobre nós obedecendo com submissão. Obediência e submissão andam juntas. Ser submisso é ter um espírito humilde que acata de bom grado a ordem.
É POSSÍVEL OBEDECER SEM SER SUBMISSO?
Exemplo: O pai manda o filho sentar senão apanha. Ele senta contrariado, para não apanhar, e diz: "Eu estou sentado, mas por dentro estou de pé." Esse tipo de obediência não funciona com Deus. Ele considera o coração, e não o que se faz com o exterior.
A condição para ser abençoado - obedecer qualquer autoridade com submissão. Obediência e Submissão é o segredo. É possível desobedecer autoridades humanas e ser submisso? Só existe uma condição para desobedecer e não sofrer o dano. É quando a autoridade manda fazer algo que Deus disse que não é para fazer. Nesse caso, podemos desobedecer, mas continuar submissos na maneira de falar, de se expressar, buscando honrar a autoridade, mas não precisamos fazer o que foi mandado, pois é contra a vontade do Senhor, e Deus continua abençoando.

EXEMPLOS: Jesus disse que o diabo é o pai da mentira e lemos em Efésios 4:25 Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo!. Toca o telefone, a esposa atende e o marido manda falar que ele não está. O que ela deve fazer? " se falar a verdade está desobedecendo o marido. Se mentir está desobedecendo a Deus. Nesse caso ela deve escolher obedecer a Deus, que é autoridade maior. Ela tem duas maneiras de desobedecer:

Ela pode ser desobediente e insubmissa " Se disser brava que ele é um mentiroso e ela não vai obedece-lo, para não desagradar a Deus, foi desobediente e insubmissa. Porém, ela pode ser desobediente mas submissa - se responder ao telefone: "meu marido não pode atender agora, você pode ligar mais tarde?" Outro exemplo: A Bíblia dizem Hebreus 10:25 (leia).

O marido diz: Você pode ser crente mas não vai à igreja, ou só vai quando eu deixar. O que a esposa deve fazer? Nesse caso pode desobedecer mas não ser insubmissa.Será submissa se disser: "Eu te amo e desejo estar com você todos os dias da minha vida, mas Deus disse que preciso da comunhão com meus irmãos de fé para crescer espiritualmente. Me desculpe, mas vou alimentar minha fé e servir ao meu Deus e gostaria de sua companhia comigo". Ela não deve ofender o marido para justificar sua obediência a Deus.

EXEMPLOS BÍBLICOS: Desobedeceram a ordem dos homens para obedecer a Deus, mas foram submissos:
Daniel foi para a cova dos leões para obedecer a Deus.
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego - jovens hebreus desobedecem o rei mas não a Deus e foram salvos na fornalha.
As parteiras desobedeceram o rei e foram até abençoadas, porque souberam honrar e responder a ele. Êxodo 1:17, 20,21 "
Os apóstolos Pedro e João desobedeceram autoridades religiosas que os proibiram de falar de JesusAtos 4:18-20. CONCLUSÃO: A fórmula da bênção é obedecer com submissão.

 

 

Tirando seu impedimento "A pedra"

Você tem algum problema que gostaria de ver resolvido? Esse problema pode ser uma pedra em sua vida que precisa ser removida. Está disposto a removê-la? Quem pode remover essa pedra? Algumas vezes nós mesmos podemos, em outras precisamos de ajuda e de encontrar alguém disposto a fazer por nós o que não somos capazes.Jesus sempre irá nos ajudar, mas fará apenas a parte dEle. Leia João 11:17-44

Lázaro e as duas irmãs apoiavam o ministério de Jesus. Eles hospedavam Jesus e viram muitos doentes serem curados, problemas serem resolvidos. Um dia Lazaro fica doente, chamam Jesus e ele demora a vir e Lázaro morre. Nós podemos passar por situação igual. Servimos Jesus, ficamos doentes no físico ou na alma, oramos e o pior acontece. Como agir nessa hora?
Jesus foi chamado e se demorou a ir. Porque? Nós oramos e Deus demora a agir. Como fica nossa fé, nosso coração? Marta ficou chateada " Leia vs.21- Muitas vezes falamos igual.

Porque Marta cobrou Jesus? Ela viu Jesus curar muitos, e sabia que Ele tinha poder para curar seu irmão, mas.... Jesus demorou... e aconteceu o pior... O pior pode acontecer também para nós " Você procura fazer a obra de Deus orando e servindo pessoas, e elas são abençoadas, e quando chega sua vez o problema não resolve. isso chateia. Marta simboliza - o crente que se envolve em fazer coisas pra Jesus, e espera ser atendido na hora que precisar. Vai orar e o milagre vai acontecer, e não acontece. Para ela Jesus deixou de fazer algo - estar lá para curar o irmão. Quem gosta de fazer coisas para Deus logo cobra quando Ele não faz o que elas querem. Em tempos bons, antes do pior acontecer, todos dizem que creem em Jesus, e depois que acontece? Como fica a fé? Marta parece continuar crendo em milagre - v. 22 . Ela continuou com fé, mas que tipo de fé? Será que ela esperava Jesus ressuscitar Lázaro? Dois tipos de fé:

1- Para antes de acontecer - Serve para pedir que algo não aconteça. E se acontecer, como fica nossa fé?
2- Para depois que aconteceu - Continua crendo que milagres podem acontecer. Mas, que tipo de milagre? " Muitos esperam apenas conforto e consolo e não acreditam em milagre.
No v. 23 Jesus testa sua fé " O seu irmão vai ressuscitar"
É como dizer para quem orou mas a doença continuou e o médico diz que vai morrer - "Jesus tem algo melhor pra você no céu" - isso é consolo?
V.24 "A resposta de Marta: " Eu sei que ele vai ressuscitar no último dia! " . Ela pensou que Jesus queria apenas lhe dar um consolo diante do impossível. Alguém pode dizer hoje: - eu sei que quando Jesus voltar vou receber um novo corpo...." Isso é consolo?

EXEMPLO DE SITUAÇÕES CONOSCO:
- pedimos para não sermos operados, mas se tiver que operar?
" Será que deixamos de crer em Jesus, e na sua palavra de cura?

- pedimos para o casamento não se desfazer, mas se acontece a separação, porque uma das parte é um ímpio, ou age como tal, como ficamos? - Como passa a ser nossa oração?

- Alguns oram: " Há Senhor, me ajuda a me conformar.... Arrumar outra pessoa... " Será que temos coragem de crer na restauração?

Vs 25-27 - os acontecimentos expõem nossa fé " Jesus os usa para ensinar uma lição - Nossa reação diante da perda depende de nosso coração. Se Marta não gostasse do irmão ela não se importaria com sua morte. Ela pediria para Jesus orar pelos problemas que surgiriam pela falta do irmão.

- Muitos pedem cura mas até gostam da enfermidade,- ela traz alguns benefícios: não precisará mais trabalhar, fazer certas coisas que não gosta, etc. Quem se apaixona por outra pessoa não quer ver o casamento restaurado... A reação do povo influencia nossa fé: - Vs 36-37 - se ele podia fazer, porque será que não fez?
Nossa fé pode assustar alguns. Vs 38-39 -- muitos se espantam quando Jesus decide fazer algo para mudar a cena. Ele dá uma ordem - Tirem a pedra. Tirar a pedra não é função de Jesus, é nossa parte. Se não tirassem a pedra Jesus teria apenas visitado o túmulo. Jesus pode ser apenas um visitante em sua vida.
Quando fazemos nossa parte Jesus continua com a dele. - Muitos param diante do túmulo - quando o pior acontece desistem da fé, e buscam consolo para a perda. Quem deseja ver milagre deve tirar a pedra e continuar crendo.

Quem tem Jesus Não desiste, pois Ele pode fazer o impossível para os homens. Você crê nisso? Então remova sua pedra. Qual é a sua pedra? Desobediência, teimosia, resistência a ter novas atitudes como crente (ler a bíblia, orar, consertar o passado, etc) você tem fé para tirar essa pedra? - parar com esse vício, esse modo de viver que desagrada a Deus? - esse tipo de diversão que não glorifica a Deus? - de ir em lugares que não são para filhos de Deus? - etc.. - de se envolver mais na igreja, na célula, na oração, no louvor... Sua pedra pode impedir alguém de ressuscitar na fé..

CONCLUSÃO: - Hoje é dia de tomar decisão " Remova sua pedra.

 

 

Vivendo treinado em ousadia

Deus está nos chamando para vivermos em ousadia dia após dia para fazermos guerra conta o pecado, contra os princípios do mundo.

Mas para isso, precisamos ser treinados pelo Senhor dia após dia para que Ele nos use conforme Seu propósito e vontade. Veremos então 4 características na vida de João Batista que o levou a ser o grande homem de Deus que foi. Que sirva de exemplo para nós.

Lucas 1:80 O menino cresceu e ficou forte de espírito. E viveu no deserto até o dia em que apareceu diante do povo de Israel.
1 " O menino crescia
A Bíblia fala que João era um menino. O problema não é ser menino é continuar menino. Ele não ficou para sempre como um menino! Que idade espiritual você se daria?

Muitas vezes Deus se limita pela nossa imaturidade. Ele quer nos dar coisas, nos colocar em situações, mas ainda não estamos preparados para isso. Temos que abrir mão das coisas de criança e buscarmos crescer dia após dia em Deus.
2 " Crescia e se fortalecia em espirito.
Porque? Porque primeiro temos que ter uma expansão interna para depois ter uma expansão externa. Primeiro Deus tem que fazer agente ser grande por dentro, pra depois ser grande por fora.
Só assim iremos aguentar as pressões que a vida nos apresenta.
Como crescer então? Vida de oração e leitura da palavra. Quanto mais buscarmos conhecer a Bíblia, orarmos e colocarmos em prática, mais cresceremos.
3 " Vivia no deserto.
Deserto é o lugar onde os maiores milagres de Deus aconteceram.
Tem gente que quer tirar o deserto da vida. Mas entre o Egito e Canaã tem o deserto!
Deserto não é problema. Deserto é lugar de sermos treinados. Não podemos enxergar como algo ruim.

O deserto nos coloca a sós com Deus. Muitos precisam ter tempos sozinhos de meditação, para ouvir a Deus. O deserto é para te fazer refletir! Leia Lamentações 3:25-31

O deserto nos ensina a nos adaptar. Deus quer que sejamos pessoas maleáveis, adaptáveis em qualquer situação. É o que Paulo fala em Filipense 4:11-12

E por fim, foi no deserto que João encontrou Jesus. Não podemos reclamar desse tempo, ao contrário, temos que buscar nossas experiências com Jesus.

4 - Até aparecer publicamente em Israel
Chegou um dia que João apareceu em Israel. Isso foi o resultado de 30 anos de crescimento e aprendizado.
Hoje as pessoas não querem aprender, já querem chegar "mostrando serviço".
João depois de tudo esteve pronto a responder ao que Deus tinha pra ele. Deus quer te mostrar para o mundo inteiro, mas antes quer te preparar para isso.

Conclusão

Seremos meninos para sempre ou vamos deixar o Senhor nos treinar?
Cresceremos e nos fortaleceremos no espirito ou só buscaremos o crescimento externo?
Aguentaremos o deserto ou fugiremos dele sem saber que é lá que Deus no usará?
Apareceremos publicamente a esse mundo para mostrar o filho de Deus ou ficaremos para sempre no anonimato do desanimo espiritual?

 

 

 
bannerlive

 

iembannerterrasbiblicas2025