SUPERAÇÃO

Estudo de Célula 2ª Semana de Dez. 2017

Imagine que situação terrível! Davi e seiscentos homens voltavam para casa, após uma longa viagem e muito tempo fora. Quando chegaram, encontraram sua cidade destruída e, pior, seus bens e suas famílias levadas cativas pelos amalequitas.

Texto-chave: I Samuel 30:1-3; 10; 18-19
O desespero foi total.... Muitas vezes, surpresas assim também nos abalam, pois Satanás consegue levar coisas valiosas de nossa vida. É um filho que se rebela e se lança no pecado, um pecado que quebra a aliança do casamento, uma falência financeira que põe em risco a sobrevivência da família, uma enfermidade que ameaça levar um ente querido. Enfim, são tantas aflições que podemos enfrentar! Como reagir? Como recuperar aquilo que o inimigo levou? Davi e seus homens conseguiram trazer de volta suas famílias e bens! Vamos aprender com eles o que é necessário para resgatar o que foi perdido...
1) É PRECISO CHORAR, DAR VAZÃO À NOSSA DOR – vs. 4 – Sentir o golpe faz parte do processo de restauração. O choro é o sangramento da alma. Davi e aqueles seiscentos homens eram valentes de guerra, mas tiveram que chorar diante da tragédia... Nenhum de nós é o Super-Homem. Não temos que esconder a nossa dor, quando estamos passando por uma grande perda. Aliás, o que a Bíblia ordena é chorar com os que choram (conf. Romanos 12:5). Ás lágrimas são uma maneira de aliviar a pressão que está na nossa alma. Precisamos valorizar seu papel terapêutico e nos permitir sentir a dor diante de Deus e das pessoas que nos amam.
2) É PRECISO NOS REANIMAR NO SENHOR – vs. 6 – Embora o choro faça parte do processo, ele precisa ter limite. Chega um momento em que é necessário reagir, pois os que vivem chorando nunca reaverão o que perderam. Depois de sentir o golpe, “Davi se fortaleceu no Senhor, seu Deus”. Isso significa que Ele investiu na oração, no relacionamento com Aquele que poderia lhe devolver o vigor... Quando estamos passando por crises, mais do que nunca precisamos orar, jejuar, ler a palavra, participar dos cultos. Se nos isolarmos e nos entre-garmos ao desânimo, não apenas estaremos abrindo mão de recuperar o que o inimigo levou, como nós mesmos podemos ser destruídos em nossa fé.
3) É PRECISO BUSCAR COBERTURA ESPIRITUAL – vs. 7 – Davi sabia que, para tomar de volta o que os amalequitas haviam levado, ele precisaria enfrentar uma grande batalha. Carecia de cobertura espiritual para tal desafio. Por isso, mandou chamar o sacerdote Abiatar (seu nome significa “pai de excelência), para ajudá-lo a discernir a vontade de Deus... Nós também precisamos de pastoreamento em todo o tempo, especialmente no meio das crises. Na igreja, o Senhor proveu “pais de excelência”, nossos líderes e pastores que, mesmo sendo gente como nós, podem nos orientar e apoiar. Não devemos abrir mão desse recurso tão precioso, saindo à guerra só com a cara e a coragem, sem cobertura espiritual.
4) É PRECISO AGIR DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS – vs. 8 – Não basta ter uma boa causa e disposição para sair em resgate do que perdemos. É fundamental alinhar nossas decisões com a Palavra de Deus, caso contrário, não teremos a sua bênção. Não adianta querermos mudar as situações que nos afligem, abrindo mão do que está na Bíblia... Antes de sair à peleja, Davi fez questão de consultar ao Senhor e agir conforme sua direção.
5) É PRECISO LUTAR ATÉ O FIM PELO QUE DAMOS VALOR – vs. 10; 16-18 – Uma vez fortalecidos no Senhor, cobertos espiritualmente e seguros de como Ele quer que nos portemos, é necessário lutar pelo resgate. Davi e seus homens saíram em busca de suas famílias e bens sem saber quanto tempo demoraria aquela missão e quanto lhes custaria. Estavam decididos a não desistir até que conseguissem a restituição e assim fizeram. Foi uma batalha difícil, cansativa, demorada, mas eles conseguiram. Assim também será conosco, se nos esforçarmos no Senhor e não desistirmos do que Ele nos deu por herança e o inimigo levou.
CONCLUSÃO – Use o tempo final para orar com a célula, fervorosamente, especialmente por aqueles que estão enfrentando dramas e perdas. Encoraje-os! Havendo visitantes, apresente-lhes Jesus e desafie-os a uma oração de entrega.