Dando a volta por cima

Estudo de célula 4ª semana de dez. 2017

A história ocorrida com Pedro e alguns dos seus amigos tem muito a nos ensinar. Eles eram pescadores dedicados e haviam trabalhado durante toda a noite, sem conseguir apanhar os peixes necessários para o sustento de suas famílias.

Texto-chave: Lucas 5:1-11
Muitas vezes nos esforçamos por algum propósito e não conseguimos obter o resultado esperado, no tempo desejado. Isso pode acontecer em qualquer área da nossa vida, seja familiar, relacional, profissional, ministerial... Semeamos o nosso melhor e colhemos decepção. Como superar esses momentos?
A história ocorrida com Pedro e alguns dos seus amigos tem muito a nos ensinar. Eles eram pescadores profissionais dedicados e haviam trabalhado durante toda a noite, sem conseguir apanhar os peixes necessários para o sustento de suas famílias. Muito empenho e nenhum resultado! Pedro, que é o personagem central da narrativa, poderia ter muitas reações diante daquilo: desânimo, revolta, murmuração... Entretanto, ele teve uma postura tão positiva, que o fracasso foi revertido e tudo terminou com uma grande conquista, uma pesca maravilhosa! Vamos aprender com ele, os segredos para virar a página da decepção...
1) TOMAR A DECISÃO DE CONTINUAR TENTANDO - vs. 1-2 – Depois de uma noite fracassada de trabalho, Pedro e seus amigos, embora cansados, estavam lavando as suas redes. Isso significa que eles já estavam se preparando para a próxima tentativa de pescar. Não haviam desistido e nem iriam procrastinar, ou seja, adiar as ações que os levariam à voltar a fazer o que precisavam. Ainda na praia, antes de irem para casa descansar, eles já estavam “adiantando” o trabalho da noite seguinte... Todo vencedor tem essa qualidade, a de se levantar de um mau resultado e insistir – Ler também Eclesiastes 11:6.
2) NÃO USAR O FRACASSO COMO DESCULPA PARA NÃO SERVIR - vs. 3 – Deus sempre vai favorecer àquele que é generoso. Pedro, mesmo cansado e chateado pela noite perdida, atendeu ao pedido de Jesus para ceder o seu barco, sendo que eles ainda pouco se conheciam. Não se tratava apenas de ceder o barco, mas ficar ali o assessorando no que o Senhor precisasse. Ele poderia argumentar seu cansaço e seus problemas, mas não o fez. Preferiu servir e, justamente por isso, foi abençoado... Este princípio vale para todas as áreas. Se não estamos colhendo resultados em nossa família ou ministério, por exemplo, continuar servindo aos outros e ao Senhor é importante para vermos as coisas mudarem.
3) AGIR PELA FÉ, DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS - vs. 4-5 – Muitas pessoas, diante de tentativas frustradas, se entregam à lógica em detrimento da fé. Pensam coisas do tipo: “Se eu investi tanto no meu casamento e parece que ele só piora, vou parar de me esforçar... Estou em dificuldade financeira, vou deixar de entregar meu dízimo, pois ele me faz falta... Abri algumas casas de paz e nenhum filho da paz se firmou. Essa estratégia não dá resultado...” Assim, deixam de fazer o que Deus manda e se entregam a racionalização... Pedro, embora tivesse argumentos lógicos para não lançar de novo as redes, decidiu fazê-lo, crendo na palavra que Jesus lhe dera e, assim, viu um milagre acontecer.
4) COMPARTILHAR COM OUTROS OS DESAFIOS E CONQUISTAS - vs. 6-7 – Pedro teria perdido a bênção, se não chamasse seus amigos para ajudá-lo a recolher os peixes e também para desfrutarem dos resultados. Muitas pessoas não revertem seus fracassos porque escolhem o isolamento. Nem pedem ajuda quando estão sobrecarregadas e nem compartilham o que recebem. Assim, desagradam a Deus e, muitas vezes, sucumbem diante de suas demandas – Ler também Eclesiastes 4:9-12.
5) ENTENDER QUE SERVIR A DEUS É A MAIOR PRIORIDADE - vs. 8-11 – Muitas pessoas, quando conseguem o que querem, esquecem-se de Deus, trocam o a Abençoador pela bênção... Pedro e seus amigos tiveram outra atitude e isso deu sentido para suas vidas. A perceberem que o Senhor havia feito um milagre, reagiram com temor e entrega, entendendo que cumprir o chamado divino era mais importante do que o êxito que eles tanto buscavam.
CONCLUSÃO – Identifique as pessoas da célula que estão se sentindo fracassadas ou cansadas de investir em alguma área de suas vidas. Leve-as a refletirem de estão cumprindo esses princípios estudados hoje e ore por elas, desafiando-as a insistirem naquilo que é importante e não abrirem mão da Palavra de Deus... havendo algum visitante não crente, pergunte se ele não quer abrir o coração para Cristo e ajude-o a orar.