COMO VASOS NAS MÃOS DO OLEIRO

Texto: 2 Coríntios 4:7 - Jeremias 18:1-6

Qual o tipo de vaso que você gostaria de ser nas mãos de Deus?

-O texto de 2 Coríntios 4:7 diz que somos vasos de barro. Quando um oleiro prepara o barro para fazer um vaso, ele já sabe qual a finalidade desse vaso que será feito. Com nós não é diferente, no Salmos 139, versículos 13 e 16, diz que Deus o nosso oleiro, formou o nosso interior e os teceu quando ainda estávamos no ventre de nossas mães. Fomos criados por Deus para sermos vasos de honra, levando a Glória Dele em nossos corpos, mas infelizmente muitas pessoas tem vivido como outros tipos de vasos.

TIPOS DE VASOS QUE NÃO AGRADA A DEUS

1-VASO RACHADO - Atos 9:4 – Filipenses 3:4-7

O Apóstolo Paulo antes de ter um encontro com Jesus, já era um homem zeloso por Deus, porém sem entendimento. Sua religiosidade vazia o levou a uma cegueira espiritual tão séria, que ele se tornou um perseguidor da Igreja. Paulo era um vaso, porém rachado pela intolerância religiosa e ódio pela igreja, mas quando Ele teve um verdadeiro encontro com Jesus se tornou em um vaso escolhido para Glória de Deus (Atos 9:15).
PERGUNTA: Em sua opinião, quais as atitudes que diferenciam uma pessoa religiosa (vaso rachado) de uma pessoa espiritual (vaso de honra)?

2-VASO DE BARRO DURO – Daniel 4:33

O barro duro, fala da dificuldade de se deixar ser moldado. Na vida do rei Nabucodonosor encontramos esse tipo de barro, um vaso duro que Deus teve que levar para o campo e molhar com o orvalho do céu para o quebrantar. O orgulho e soberba de Nabucodonosor fez com que ele se tornasse como um animal, se alimentando de capim. Que nessa noite possamos pedir para o Espírito Santo nos quebrantar e tirar todo o orgulho e soberba que tem endurecido o nosso coração. PERGUNTA: Em sua opinião, o que mais tem endurecido o coração do homem nos últimos tempos?

3-VASO SUJO – Lucas 19:5

Zaqueu é a figura de um vaso sujo, um Judeu que fazia parte do povo de Deus, porém havia se sujado com o pecado da corrupção e ganância, mas no v.10 diz que Jesus veio buscar os que se havia perdido, e Zaqueu estava perdido no lamaçal do pecado. Jesus continua procurando vasos para limpar com Seu Sangue, que nessa noite Ele possa remover toda sujeira de nossos corações. PERGUNTA: Em sua opinião o que tem sujado o coração do cristão.

CONCLUSÃO: Em 2 Timóteo 2:20 está escrito que numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. Oremos para que nessa noite possamos ser encontrados por Deus como vasos de honra para sermos usados pelo nosso amado oleiro Jesus!!!!